Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Nonada

De 14/12/2018 a 27/01/2019

 

A exposição – Nonada., da artista Juliana Pessoa, se estrutura na compreensão de que a arte é indispensável para a formação de uma pessoa consciente de si, de seu lugar no mundo e aberta ao outro, à medida que desafia nossa percepção, pensamento e criatividade. Perceber, pensar e criar são elementos fundamentais de nossa humanidade e, por isso mesmo, sofrem reiteradas tentativas de controle e manipulação por parte das narrativas oficiais do poder. Tentativas tão sutis, que, na maior parte das vezes, nem nos damos conta e, assim, levamos a vida, percebendo, pensando e criando aquilo que outros decidiram por nós, no intuito de garantir seus privilégios e sua dominação.

As elites brasileiras, de um modo geral, sempre buscaram apagar da história nacional aqueles elementos considerados subversivos do sadio sentimento de pátria. Porém, não apenas ao se calar sobre eles, mas principalmente ao buscar estigmatiza-los por meio de narrativas perniciosas, que nos ensinam a ver e a desprezar determinados segmentos do povo como sendo uma escória inumana, culpada pelo atraso da nação. Um aprendizado que se enraíza em nós a tal ponto que, prontamente, negamos a essa gente o direito à própria vida, demandando das autoridades o seu extermínio. E, assim, sonhando com o progresso do país, seguimos instrumentalizando a barbárie contra os seus retardatários, como foi o caso em relação ao massacre de Belo Monte e à perseguição ao cangaço.

A exposição – Nonada. espera, assim, gerar uma reflexão ampla e profunda sobre questões cruciais de nossa nacionalidade, que afine nossa percepção para uma leitura mais acurada de nossa história, que estimule nosso pensamento a descobrir o valor de nossos valores e que, assim, libere nosso potencial criativo para a construção de uma sociabilidade menos injusta, desigual e violenta. 

Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos
Inauguração 14 de dezembro de 2018 | 19h
Visitação até 27 de janeiro de 2019
Entrada Franca
Segunda a sexta, das 10h às 22h
Sábados e Domingos das 13h às 22h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Artes Visuais

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin