Negativa Luz Negra

De 14/12/2018 a 27/01/2019

A exposição Negativa Luz Negra é composta por dez fotografias e um vídeo-arte. As fotos, medindo 1,60m de altura, retratam pessoas negras da Bahia e do Rio de Janeiro. Coladas em papel- adesivo na parede, e recortados na silhueta, os corpos inteiros desses homens e mulheres em negativo, brilham, iluminados por uma luz negra dentro de um quarto escuro, hermeticamente fechado. Para chegar lá, percorremos um curto labirinto em zig-zag. Ao lado de cada fotografia, vemos a árvore genealógica de cada um deles, até onde eles lembram: a maioria só conhece os pais, alguns os avós, mas ninguém vai muito longe na lembrança dos antepassados.

O objetivo desse trabalho é gerar uma reflexão sobre a memória e sobre o lugar que as pessoas negras ocupam na sociedade e na arte brasileira. A ideia é que essa exposição traga à luz essa constante negativização histórica das pessoas negras em nosso país, mas invertendo-a, revelando corpos negros anônimos brilhando, explodindo luz, e sendo os grandes protagonistas.

A experiência de ficar meio cego, penetrando no negro labirinto da memória unida ao som do vídeo-arte, que ecoará por todo o quarto escuro, proporcionará uma vivência sensorial sinestésica ao público que visitar a exposição.

As fotos são de pessoas da Bahia e do Rio de Janeiro porque eram nesses locais que estavam localizados os principais portos onde chegavam os negros africanos escravizados na época da colônia. Graduada em História pela Puc-Rio e em Montagem pela EICTV, a Escola de Cinema de Cuba, as fotografias são de Lívia Uchôa, cineasta independente.

Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada
Inauguração 14 de dezembro de 2018 | 19h