Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Música Antiga da UFF

Sessões:

 

Dentro da programação especial da Semana A arte de viver, o Música Antiga da UFF se apresenta no dia 19 de dezembro, domingo, às 10h, presencialmente, no Teatro da UFF, interpretando peças medievais e renascentistas que remetem ao espírito natalino.

O Música Antiga da UFF se iniciou com a criação de um conjunto de flauta doce em junho de 1982 no Cine Arte UFF, em Niterói. O grupo ganhou notoriedade e foi oficializado em 1984, como Conjunto Música Antiga da UFF. Desde então, expandiu seu repertório com a aquisição de réplicas de instrumentos da época,como alaúde, viola da gamba e krummhorn, entre outros. Ao longo da existência do grupo, seus integrantes se aperfeiçoaram no Brasil, Europa e Estados Unidos, tornando-se mestres e doutores na prática da Performance Historicamente Informada. Nesses 37 anos de atividades, o grupo realizou concertos por praticamente todas as capitais brasileiras e gravou nove discos, além de ministrar cursos e palestras. A partir de ações dos integrantes do grupo, o Centro de Artes da UFF produziu festivais temáticos como Mostra de Música Antiga de Niterói (1985), Música Antiga no Paço Imperial (1987), I e II Encontro de Música Antiga da UFF (1990 e 1991), Encontro UFF de Violas da Gamba (1993), Festival UFF de Música Antiga (2016) e Encontro Brasileiro de Viola da Gamba (2019).

 

Música Antiga da UFF apresenta Canções e danças de Natal

Como todos os anos antes da pandemia tomar conta do país, o Música Antiga da UFF entra em clima de Natal, apresentando, desta vez presencialmente, um repertório com músicas natalinas da Idade Média e da Renascença. Desde os primeiros séculos da Era Cristã, o Natal tornou-se uma festa tão popular que passou a ser celebrada mesmo por não cristãos. Com isso, o cruzamento entre o sagrado e o profano foi intensificado e o teatro, a dança e a música de origem secular passaram a fazer parte das comemorações sacras natalinas. O que resultou numa infinidade de canções e danças que nos contam e recontam o nascimento de Cristo.

De todas as peças, a mais antiga e mais largamente difundida por toda a Europa, durante a Idade Média, foi o Canto da Sibila. As sibilas, profetizas muito populares nos ritos romanos pré-cristãos, profetizaram sobre o fim dos tempos. Com o advento do cristianismo, essa profecia foi utilizada pela igreja, incorporando o canto da sibila no meio da missa natalina, à meia-noite, do dia 24 de dezembro. A sibila cantava para alertar a todos a se converterem antes do Juízo Final.

Outro conjunto de peças importantes está contido no livro das Cantigas de Santa Maria, que é uma das mais importantes fontes da música monofônica medieval. É composto por quatro manuscritos e possui mais de 400 canções, todas dedicadas à Santa Maria. As letras das cantigas (escritas em galaico-português) descrevem, em sua maioria, milagres atribuídos a Maria, mãe de Jesus, sendo que, a cada dez cantigas, uma é em forma de louvor. Já a grande abundância de manuscritos musicais espanhóis, no final do século XV e início do XVI, se deve a condições políticas mais estáveis a partir da união das famílias Castela e Aragão, sob o reinado dos reis católicos. Nesse período, foram compilados os Cancioneiros, dos quais foram extraídos os villancicos Riu riu chiu, Verbum caro e Pues a Dios Humanos.

Para terminar o programa, foram reunidas algumas obras da produção musical protestante. Com a reforma luterana muitos compositores convertidos escreveram especificamente para o ofício na nova Igreja, onde o texto e sua compreensão eram o mais importante. As melodias são simples e belas como se pode observar em Ein Kind Geborn zu Bethlehem, Num komm der Heiden e In dulci Jubilo.

 

Música Antiga da UFF
Com Cecilia Aprigliano, Leandro Mendes, Mário Orlando, Rosimary Parra e Sonia Leal Wegenast


19 de dezembro de 2021
Domingo | 10h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói
Entrada Franca
Ingressos: https://www.guicheweb.com.br/

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Concertos

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin