MOSTRA BERGMAN

MORANGOS SILVESTRES

Smultronstället, Suécia, 1957, 91’, 10 anos
Com Victor Sjöström, Gunnar Björnstrand, Ingrid Thulin, Bibi Andersson

Isak Borg, respeitado professor de Medicina, é convidado por sua universidade de formação, na cidade sueca de Lund, para a cerimônia de comemoração pelos seus 50 anos de carreira. Isak viaja com a nora, Marianne, que passa por uma crise no casamento, e durante o percurso é obrigado a enfrentar o vazio de sua existência. Um delicado e poético filme sobre a mortalidade e o passado. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 1958 e do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1960.

Dia 21, sexta | Dia 29, sábado

PERSONA

Persona, Suécia, 1966, 84’, 14 anos
Com Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margaretha Krook

Após um desempenho na peça Electra, uma famosa atriz, Elisabet Vogler, para de falar. Sua psiquiatra a deixa sob os cuidados de Alma, uma dedicada enfermeira, e depois decide que ela deve ser mandada para uma isolada casa de praia. Na casa, Alma fala pelas duas, pois Elisabet comunica-se apenas com pequenos gestos. Com o convívio, Alma fica fascinada pela atriz. Melhor Filme e Melhor Atriz no Prêmio Guldbagge de 1967, Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Diretor pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA em 1968.

Dia 22, sábado | Dia 27, quinta

SONATA DE OUTONO

Höstsonaten, Suécia/Fra/Ale/RU, 1978, 97’, 12 anos
Com Ingrid Bergman, Liv Ullmann, Lena Nyman

Após ter sido uma mãe ausente por anos, Charlotte, uma renomada pianista, vai até a casa de sua filha Eva para lhe fazer uma visita. Ela se surpreende ao encontrar sua outra filha, Helena, que tem problemas mentais. Eva tirou Helena da instituição em que Charlotte a havia internado para cuidar dela em casa. A tensão entre mãe e filha começa a crescer até elas colocarem tudo em panos limpos, dizendo o que sempre quiseram dizer. Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro de 1979, Prêmio David di Donatella de Melhor Atriz Estrangeira em 1979 e Melhor Atriz pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA em 1979.

Dia 23, domingo

O SÉTIMO SELO

Det sjunde inseglet, Suécia, 1957, 96’, 12 anos
Com Max Von Sydow, Gunnar Björnstrand, Nils Poppe, Bibi Andersson

O cavaleiro Antonius Block retorna das Cruzadas para uma Suécia devastada pela peste negra e pela Inquisição. Ao mesmo tempo, uma pequena trupe de artistas circenses procura manter a alegria e esperança enquanto tenta fugir da peste. Em suas andanças, Antonius encontra a morte, que o desafia para uma partida de xadrez. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 1957.

Dia 26, quarta | Dia 30, domingo

GRITOS E SUSSURROS

Viskningar och rop, Suécia, 1972, 91’, 14 anos
Com Liv Ullmann, Ingrid Thulin, Harriet Andersson

Em uma casa no campo, uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família. Dentro deste contexto, elas começam a sonhar e se lembrar de eventos traumáticos que revelam suas angústias, segredos e medos. Requintada reflexão sobre o fim da existência e também sobre a incapacidade de se viver uma vida plena, essa obra de Bergman permanece perturbadora quase 50 anos depois de sua estreia. E o vermelho, cor predominante dos cenários, jamais encontrou no cinema tamanha força e significado. Grande Prêmio Técnico no Festival de Cannes 1973 e Oscar de Melhor Fotografia em 1974.

leg 14

TRAILER

Notícias - Cinema

INGRESSOS