Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Instabilidade

De 24/01/2018 a 25/02/2018

 

A exposição fotográfica apresenta o trabalho de seis artistas visuais trazem em comum a proposta de instabilidade nas imagens. Para Marco Cavalcanti, curador da mostra e expositor, essa tarefa não é fácil. “Nenhuma destas imagens traz paz ou conforto”, diz ele. "A Arte não tem por finalidade oferecer resignação, ela pode produzir situações de tensão entre a realidade imposta e o imaginário e induzir a conflitos. Estes se apresentam em estado de suspensão como fenômeno propulsor da experiência estética. São trabalhos instáveis e perturbadores, neste zeitgeist (espírito da época) em que vivemos". “Instabilidade” será inaugurada em 24 de janeiro e fica em cartaz até 25 de fevereiro, no Espaço UFF de Fotografia, no Centro de Artes UFF.

Todos os autores procuram desestabilizar o senso comum, a fim de promover novas relações entre aparência e realidade. Nada pode ser domesticado. “É preciso alterar a realidade através de equilíbrios precários, construir tensões entre o todo e as partes como Alexandre Dacosta ou trabalhar em arranjos com a desigualdade desenhando atritos na proposta de Luciano Mattos Bogado. Nas imagens de Eduardo Mariz, percebemos um claro projeto espacial a dialogar com o imponderável. Nas montagens de Marco Cavalcanti, acontece o cálculo das incertezas, que organiza uma mecânica volátil. Pedro Paulo Domingues tensiona as relações entre rigidez e maleabilidade em metamorfoses de engenhos improváveis. Nosso grande Cafi trabalha próximo ao formalismo russo de Dziga Vertov”, avalia o curador.

A ideia de conflito na arte pertence aos antigos gregos. Enquanto Ésquilo e Sófocles anunciavam o Drama de forma externa, Eurípides o propunha como psicológico. Mariz, Bogado, Domingues e Cafi parecem estar de acordo com os dois primeiros dramaturgos clássicos, enquanto Dacosta e Cavalcanti se aproximam do terceiro de natureza helenística.

Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada
Inauguração 24 de janeiro - 19h
Visitação até 25 de fevereiro de 2018
Entrada Franca
Domingo a 6ª feira, das 10h às 22h
Sábados das 13h às 22h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Artes Visuais

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin