Homenagem a Jean-Luc Godard

O Cine Arte UFF homenageia o cineasta Jean-Luc Godard, recentemente premiado em Cannes, com a exibição em 3D de Adeus à linguagem (inédito em Niterói), do clássico Acossado e da comédia O formidável, sobre um momento da vida do diretor.

19h | ADEUS À LINGUAGEM (Dia 29, sexta | Dia 03, terça)

Adieu au langage, França/Suíça, 2014, 70’, 16 anos, 3D
De Jean-Luc Godard
Com Héloïse Godet, Kamel Abdelli, Richard Chevallier

Um homem e uma mulher dividem a intimidade em uma casa, onde mora também um cachorro. Ela é casada, mas não há qualquer informação sobre sua vida fora daquele local. Os dois conversam sobre a questão da linguagem sob o ponto de vista filosófico, enquanto o cão a tudo observa. Primeiro filme em que Jean-Luc Godard utiliza o formato 3D. Prêmio do Júri em Cannes 2014 e Melhor Filme pela Sociedade Nacional de Críticos de Cinema dos EUA em 2014.

19h | O FORMIDÁVEL (Dia 30, sábado | Dia 04, quarta)

Le redoutable, França/Itália/Mianmar, 2017, 107’, 12 anos
De Michel Hazanavicius
Com Louis Garrel, Stacy Martin, Bérénice Bejo

Após terminar o longo e famoso relacionamento com a sua musa Anna Karina, e em meio à fase revolucionária de sua carreira, o célebre diretor e escritor Jean-Luc Godard inicia a produção de seu mais novo filme: A Chinesa, longa sobre um grupo de jovens que tenta incorporar princípios maoístas ao seu cotidiano político. Durante as filmagens, ele e a protagonista Anne Wiazemsky se apaixonam.

19h | ACOSSADO (Dia 01, domingo | Dia 02, segunda)

À bout de souffle, França, 1960, 89’, 14 anos
De Jean-Luc Godard
Com Jean Seberg, Jean-Paul Belmondo, Daniel Boulanger

Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard ruma para Paris. No caminho, mata um policial que tentou prendê-lo por excesso de velocidade e, em Paris, persuade a relutante Patricia Franchisi, uma estudante americana com quem se envolveu, a escondê-lo até receber um dinheiro que lhe é devido. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto seu crime está nos jornais, e agora não há opção. Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Berlim de 1960 e Prêmio da Crítica de Melhor Filme pelo Sindicato Francês de Críticos de Cinema em 1961.