Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

FORÇA, TENSÃO E EQUILÍBRIO: A TRÍADE MÁGICA NA ARTE DE EDU MONTEIRO

De 12/07/2024 a 08/09/2024

 

Texto crítico e curadoria: Marina S. Alves 

A exposição “FORÇA, TENSÃO E EQUILÍBRIO: A TRÍADE MÁGICA NA ARTE DE EDU MONTEIRO” será aberta ao público nno dia 12 de julho na Galeria da UFF - Niterói. Através de fotografias, esculturas e instalações audiovisuais, a mostra que ocupa toda a galeria, apresenta a reunião das últimas três exposições individuais do fotógrafo, pesquisador e professor Edu Monteiro. São elas; Dança de Combate realizada no Sesc Copacabana em 2024, Corpos em Luta exposta na Galeria Movimento em 2019 e Costas de Vidro apresentada na Z42 Arte Contemporânea em 2018. Mostras que em comum, trazem o diálogo entre três danças de combate africanas e diaspóricas: a Laamb do Senegal, a Capoeira do Brasil e a Ladja da Martinica. A curadoria é da fotógrafa, educadora, artista visual e angoleira, Marina S. Alves.

Segundo o fotógrafo, o interesse pelas lutas veio através da prática da Capoeira (que também foi objeto de pesquisa em trabalhos anteriores do artista) e pelas viagens de pesquisa para a África e o Caribe que culminou em uma tese de doutorado em artes pela UERJ. 

A exposição, embora mantenha o diálogo com a fotografia de estilo documental em algumas instalações, transcende o óbvio ao explorar poeticamente essas três rotas através de obras audiovisuais e escultóricas. Isso leva os visitantes a uma experiência sensorial e quase transcendental. Edu Monteiro enfrenta o desafio de materializar suas investigações sobre as danças de combate africanas e da diáspora. Uma travessia que parte da África para navegar nos gestos de resistência corporal e nos atravessamentos das fronteiras físicas e culturais de suas expressões na contemporaneidade. É da vivência do artista com as cosmologias destes rituais e da memória ancorada na pele de seus lutadores que se consubstanciam as obras desta exposição. 

Edu Monteiro, praticante da capoeira angola no Brasil, usa suas percepções aguçadas pela prática para materializar questões relevantes dos gestos afro-diaspóricos em suas obras. Durante suas viagens à Martinica e ao Senegal, o artista fotografou e coletou dados sobre essas manifestações de maneira poética, acumulando registros e informações essenciais para a compreensão esportiva, religiosa e cultural dessas práticas.


Data da inauguração: 12/07/2024
Dia da semana e horário: Sexta-feira 17h
Período da exposição:  12/07/2024 a 08/09/2024

Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos
Segunda a Sexta, das 10h às 21h
Sábados e Domingos das 13h às 21h
Entrada Franca
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói - RJ

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Artes Visuais

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin