Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Folia de 3 canta Márcio Borges

Sessões:

 

O trio vocal Folia de 3, formado pelas cantoras Cacala Carvalho, Eliane Tassis e Marianna Leporace, faz show dedicado à obra de Márcio Borges, um dos principais letristas mineiros do Clube da Esquina.

O projeto "Folia de 3 Canta Márcio Borges" foi idealizado a partir do reconhecimento, pelas cantoras do trio, da importante contribuição do compositor Márcio Borges - um dos fundadores do movimento Clube da Esquina - para o enriquecimento da cultura musical brasileira. Com o movimento Clube da Esquina, iniciado em 1963, a música brasileira passou a apresentar um diferencial significativo, que marcou de forma indelével a era pós-bossa nova: a convivência do público com os criadores, interpretando sua própria obra, graças ao pioneirismo de Milton Nascimento, Marilton e Lô Borges (irmãos de Márcio) e Wagner Tiso. Márcio Borges, o compositor homenageado, acompanhou lado a lado toda essa trajetória, contribuindo de forma intensa e presente para este movimento.

A carreira do Folia de 3 teve início em novembro de 2005, com o lançamento do CD Pessoa Rara, em homenagem aos 60 anos do compositor Ivan Lins. Depois de um longo caminho percorrido com esse projeto, realizando shows em diversos teatros, participando de Festivais pelo Brasil afora e marcando presença em álbuns e shows de outros artistas, inclusive do próprio Ivan Lins (Canecão 2006), o trio partiu para o lançamento do segundo CD, imprimindo sua marca de pesquisa da música brasileira, dessa vez com foco na obra do letrista e escritor Márcio Borges.

O SHOW - A convite do conceituado Valadares Jazz Festival (Governador Valadares-MG), o trio fez um show de pré-lançamento do novo repertório, no dia 21 de julho de 2018, para um grande público atento, que se emocionou com as lindas canções em seus novos formatos com os arranjos vocais exclusivos do grupo. Com o objetivo de chamar a atenção para o lançamento digital do trabalho, o show seguiu em turnê no Rio de Janeiro e já passou pelo Teatro Fashion Mall (Projeto Quintas Musicais), Teatro Café Pequeno e no Centro da Música Carioca Arthur da Távola, chegando agora a Niterói.

O Folia de 3 canta acompanhado por um trio de violões formado por Alain Pierre, que também assina a direção musical, Fernando Caneca Neto e José Miguel Brasil.

SOBRE O FOLIA DE 3 - O trio começou sua carreira em 2005, com o lançamento do CD Pessoa Rara em homenagem ao compositor Ivan Lins. O autor presenteou o grupo com uma música inédita, em parceria com a escritora Lya Luft, chamada Canção, quase duas e participou do CD, cantando com trio a faixa Choro das águas.

Com esse trabalho, dirigido por Cláudio Lins, o trio realizou ao longo dos anos vários shows pelo Brasil, com destaque para a participação especial no show de lançamento do CD Acariocando, de Ivan Lins, no Canecão, em 2006, Tim Festival de Governador Valadares - MG (2006), Festival Internacional Cantapueblo (2008), Circuito SESI Música de São Paulo (2013), temporada no Museu de Arte Contemporânea de Niterói - RJ (2012), Fest Rio Vocal - Rio A'Cappella no CCBB (2012), mini temporada no Feitiço Mineiro de Brasília (2015), show no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, comemorando os 70 anos do compositor Ivan Lins, com as participações dele e de Claudio Lins (2015), e o show em homenagem ao autor ao lado do grupo Vocal Brasileirão, com direção de Vicente Ribeiro, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, em Curitiba (2017).

O Folia de 3 também participou em 2009 do lançamento nacional do CD Apenas Humano, do compositor Julio Dain e, em 2012, do lançamento do CD Sementes, do compositor e instrumentista Alain Pierre. Desde 2005, o Folia de 3 participa de inúmeros projetos em CDs produzidos pelo baterista e produtor Kazuo Yoshida, voltados para o mercado japonês.

Em 2017, o trio participou dos dois shows do coletivo Meu Caro Amigo Chico Buarque, realizados na Sala Municipal Baden Powell e da trilha da minissérie Vade Retro, da Rede Globo. Em 2018, o trio participou do clipe Censura nunca mais, produzido pela Zênitha Produções, ao lado de Claudio Jorge, Mariana Baltar, Délia Fischer, Jaime Alem e Nair Cândia, entre outros grandes nomes da cena carioca.

Folia de 3 canta Márcio Borges
Com Cacala Carvalho, Eliane Tassis e Marianna Leporace (Folia de 3) e Alain Pierre, Fernando Caneca Neto e José Miguel Brasil (violões)
Participação especial - Márcio Borges

04 de abril de 2019
Quinta-feira | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói
Ingressos - R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia)
Classificação etária: Livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Shows

TEATRO DA UFF

Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
344 lugares
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin