Festival Nacional de Cultura Popular retratado em livro

Será lançado no próximo dia 5 de abril (quarta-feira) o livro que retrata, em texto e fotos, o Festival Nacional de Cultura Popular – Interculturalidades, evento que mobilizou o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, em agosto e setembro do ano passado.

A tônica do festival, que durou dois meses, foi a reafirmação da cultura popular, por meio de seus personagens e suas vozes. Muitos, pela primeira vez, protagonizaram um evento deste porte. Muitos não conheciam o Rio de Janeiro. O Festival Nacional de Cultura Popular – Interculturalidades fez parte da Maratona Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi apoiado pelo Ministério da Cultura, contando com mais de duzentas atrações gratuitas, de diversos estados do País, além de oficinas diversas, exposições, shows, peças teatrais, filmes e rodas de mestres da cultura popular.

As culturas do Brasil estiveram representadas no evento de diversas formas, tanto nos espaços da Reitoria da Universidade Federal Fluminense, em Niteroi; quanto na Feira de São Cristóvão, no Parque das Ruínas e em Parada de Lucas, bairro do Rio de Janeiro; além da Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. Os resultados deste percurso estão retratados no livro, que também narra experiências, vivências e histórias dos grupos convidados.