ENCONTRO DE CINEMA NEGRO ZÓZIMO BULBUL

14h | Conferência: Engajamentos cinematográficos da história no cinema africano: uma pesquisa geral de tendências
Com o Prof. Mbye Cham (Gâmbia/ Howard University)

16h | Curta + Longa
FARTURA
RJ, 2019, 27 min | De Yasmin Tanya

A partir da observação de imagens domésticas feitas por famílias negras de periferias e favelas cariocas, o filme investiga as relações entre encontros familiares e a comida como elemento simbólico que não só alimenta um corpo, mas também é capaz de calibrar afetos e simbolizar rituais de vida e morte. Um filme-ensaio sobre memórias marcadas pelo preparo e o oferecimento de comidas como um conjunto simbólico dos modos que as famílias presentes no filme encaram a vida e revelam suas relações.

MARIANNES NOIRES
Senegal, 2016, 83min | De Mame Fatou Niang

A última onda de violência e a ascensão do nacionalismo na França esconderam a questão da identidade e alimentaram um acalorado debate. No filme, sete mulheres de origem africana, nascidas na França, questionam sua identidade e as expectativas impostas pela sociedade francesa. Embora algumas venham de famílias abastadas e outras de origens desfavorecidas, todas foram bem-sucedidas. No entanto, apesar de seu poder, seus sucessos, sua liderança, independentemente de seu status social ou linhagem ancestral, elas são afetadas pela desigualdades sistêmicas.

18h | Curta + Longa

PORTRAITS OF MARIELLE
Quênia, 2019, 2 min | De Ngendo Mukii

THE REVOLUTION WON´T BE TELEVISED
Senegal, 2015, 110min | De Rama Thai

Um ano na vida tumultuada de Thiat, Kilifeu e Gadiaga, membros do grupo Les Keur Gui. O filme percorre desde a revolução pacífica, apaixonadamente liderada contra o presidente Wade, à frente do movimento "Y'en a marre", até a reconquista incerta da cena musical através do desenvolvimento de seu novo álbum de hip-hop. No final dessa imersão, temos a visão de uma juventude urbana africana e os reflexos de uma nova geração militante. Prêmio da Crítica no Festival de Berlin 2016 e Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Cartago 2016.

20h | Curta + Longa

JOÃO
RJ, 3 min | De Clementino Junior e Márcio Januário

PERPETUO