ENCONTRO BRASILEIRO DE VIOLA DA GAMBA
Sessões:
Realização Universidade Federal Fluminense e Associação Brasileira de Viola da Gamba.
O Encontro Brasileiro de Viola da Gamba tem como objetivos principais promover a difusão do instrumento no território nacional, estimular a união dos gambistas e Luthiers que se dedicam a manutenção e construção das violas e incentivar a troca de experiências e conhecimentos.
O Encontro, que teve sua primeira edição em 2015, reúne participantes de vários estados brasileiros, é anual e itinerante o que intensifica a divulgação do instrumento e acessibilidade às diferentes regiões do Brasil.
A VIOLA DA GAMBA
Surgiu na Espanha no século XV e posteriormente foi levada para Itália onde recebeu seu nome (Gamba significa perna em italiano). Em meados do século XVI o rei Henrique VIII contratou alguns gambistas italianos que introduziram esse instrumento na corte inglesa conquistando a estima da nobreza. Na Inglaterra o instrumento encontrou sua verdadeira pátria musical ganhando um repertório específico para viola. No século XVIII reinou nos salões da nobreza francesa e alemã vindo terminar seus dias novamente na Inglaterra em torno de 1787.
Dia 7 de setembro |
|
ARCOS – quinteto de violas da gamba O nome ARCOS surgiu em 1986 juntamente com um quinteto de violas da gamba. Com um grande desejo de divulgar o repertório para o instrumento o ARCOS, na época formado por Cecilia Aprigliano, Lenora Mendes, Marcio Selles, Mario Orlando e Vania Lucas estreou dia 9 de dezembro de 1986 na Igreja Anglicana do Rio de Janeiro numa linda parceria com o Coro de Câmera da Pro Arte sob a regência de Carlos Alberto Figueiredo. Em 1987, como um quarteto e com a soprano Heloisa Madeira, apresentou o programa Voz e Gambas na Renascença Inglesa com concertos no Paço Imperial, na Casa de Cultura Candido Mendes entre outros. Em 1988 alguns de seus integrantes foram estudar fora do Brasil e o grupo se desfez. Em 1992 o ARCOS retomou suas atividades como um trio - Cecilia Aprigliano, Kristina Augustin e Mario Orlando. Mas com a mudança de Cecilia para Brasília o trio ficou novamente em compasso de espera. Hoje, com os mesmos desejos de 32 anos atrás, divulgar o repertório e a sonoridade do conjunto de violas da gamba, o quinteto de violas foi novamente reativado. Programa Francisco Guerrero (1528-1599) Claros y Hermosos ojos Andrea Gabrieli (1533-1585) John Dowland (1563–1626) Leonora Duarte (1610-1678) William Brade ((1560-1630) André Danican Philidor l'aîné (c.1652 - 1730) Recueil de plusieurs vieux airs 1690 Anthony Holborne (1545-1602)
|
|
Dia 8 de setembro |
|
Concerto da gambista Sarah Mead (Brandeis University/EUA) Sarah Mead é mestre em Música Antiga pela Universidade de Stanford com graduação em História da Música e Regência Coral pela Universidade de Yale. Desde 1982, é professora da Universidade de Brandeis onde leciona História da Música e dirige conjuntos vocais e instrumentais. Seu livro sobre teoria musical do século XVI Aspects of Renaissance Theory é reconhecido e destaque nos programas de prática de performance em todo os Estados Unidos. É membro fundador e diretora do conjunto de violas da gamba Nota Bene. Em 2007 recebeu da Sociedade Americana de Música Antiga o prêmio Thomas Binkley pelo seu trabalho como professora da prática musical na Brandeis University. Vem realizando apresentações regulares difundindo a Lyra Viol nos Estados Unidos e Exterior. Professora convidada do Trinity College of Music, em Londres, e da Easter Viol School, na Austrália. Atua nos Conselhos da Viola da Gamba Society (VdGSA) e da Early Music America (EMA). Sarah é Diretora Musical do Conclave anual da Sociedade de Viola da Gamba da América desde 2010 no qual ela tem lecionado regularmente desde 1987. Programa Simon Ives (1600-1662) - Almaine & La Cloche Henry Loosemore (1607? - 1670) - Pavane & Country Dance John Jenkins (1592–1678) - Ayre &Colman: Coranto John Jenkins (1592–1678) - Pavine & Sarabande John Jenkins (1592–1678) - The Wagge John Jenkins (1592–1678) - Suite em Ré M Músicos Convidados: |
Notícias - Notícias
Semana com feriado chegando, ótima oportunidade para colocar na agenda os filmes mais comentados do Oscar. O lançamento da semana é o belíssimo SEM CORAÇÃO, de Nara Normande e Tião, filme com co-produção Brasil – França e que tem no time Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. O longa brasileiro foi destaque no Festival de Veneza em 2023 e venceu o Prêmio Félix de Melhor Filme Brasileiro no Festival do Rio. Também chega ao Cine Arte UFF ZONA DE INTERESSE, de Jonathan Glazer, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som, a obra foi super comentada em Cannes por abordar numa perspectiva diferente um assunto já bastante tratado no cinema, os campos de extermínio na Segunda Guerra Mundial. Seguimos com mais oportunidades para POBRES CRIATURAS, DIAS PERFEITOS, NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, SAUDOSA MALOCA, VIDAS PASSADAS e as últimas oportunidades para ANATOMIA DE UMA QUEDA, AS LINHAS DA MINHA MÃO, BOB MARLEY: ONE LOVE e O MENINO E A GARÇA. E chegamos ao fim da MOSTRA FLORES QUE VENCEM CANHÕES com dois filmes de peso: o clássico DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, em versão restaurada em 4K, e PASTOR CLAUDIO, filme fortíssimo que entrevista um conhecido torturador e assassino da ditadura militar brasileira, hoje bispo evangélico.
MOSTRA FLORES QUE VENCEM CANHÕES
Diante da efeméride dos 60 anos da Ditadura Militar Brasileira, serão exibidos cinco filmes que dialogam entre si sobre o tema nos dias 1, 8, 15, 20 e 22 de abril. Sempre será preciso refletir sobre as causas e as consequências de mais de duas décadas de censura, repressão, perseguição, torturas e tantos outros atos antidemocráticos e que feriram a nossa humanidade. O cinema é parte importante desse exercício, desde clássicos como “Cabra marcado para morrer” (Eduardo Coutinho) e “Iracema, uma transa amazônica” (Jorge Bodanzky e Orlando Senna), ambos, respectivamente, celebrando seus 60/40 anos e 50 anos de lançamento; até os mais recentes “Retratos de Identificação” (Anita Leandro) e “Pastor Cláudio” (Beth Formaggini) com novas abordagens do documentário brasileiro contemporâneo. Contaremos também com uma sessão especial dos 60 anos de lançamento de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (Glauber Rocha) com a exibição de cópia restaurada e em 4K. (Kamilla Medeiros, curadora da Mostra)
Dia 20 sábado 16h: sessão seguida de debate com o roteirista Walter Lima Jr. e o ator Othon Bastos. Mediação Leonardo Guelman.
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
Brasil, 1964, 120’, 14 anos, DCP 4K
De Glauber Rocha
Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa. O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Simultaneamente, o matador de aluguel Antônio das Mortes, a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato. Em 2024, o filme completa seus 60 anos de lançamento.
Dia 22 segunda 19h30: sessão seguida de debate com o psicólogo Eduardo Passos e a realizadora e pesquisadora Júlia Mariano. Mediação Lívia Cabrera.
PASTOR CLÁUDIO
Brasil, 2017, 75’, 10 anos
De Beth Formaggini
Conversa entre o bispo evangélico Claudio Guerra, ex-chefe da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes que se opunham à ditadura e Eduardo Passos, psicólogo militante dos direitos humanos. Suas motivações variam entre o orgulho em ser um cumpridor de ordens competente, um servo leal da luta contra o comunismo, o prazer de ser temido e o amor ao poder e ao dinheiro. Ora é um cristão arrependido, ora um assassino orgulhoso de seu trabalho.
SEM CORAÇÃO – LANÇAMENTO
Dia 18 quinta 20h | Dia 19 sexta 18h40 | Dia 21 domingo 17h40 | Dia 22 segunda 15h20 | Dia 23 terça 18h20 | Dia 24 quarta 14h
Brasil/França/Itália, 2023, 92’, 16 anos
De Nara Normande e Tião
Com Maya de Vicq, Eduarda Samara, Alaylson Emanuel, Maeve Jinkings
Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa. Selecionado para a Mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2023, vencedor do Prêmio Félix, que celebra filmes de temática LGBTQIAPN+ do Festival do Rio 2023.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Pingplay
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=PsUemUF-hzI
ANATOMIA DE UMA QUEDA
Dia 18 quinta 17h10
Anatomie D’une Chute, 2023, França, 152’, 14 anos
De Justine Triet
Com Sandra Huller, Swann Arlaud, Milo Machado-Graner, Messi, Antoine Reinartz, Samuel Theis, Jehnny Beth
A vida da escritora alemã Sandra desmorona quando seu marido, Samuel, é encontrado morto. Aos poucos, o julgamento deixa de ser apenas uma investigação das circunstâncias da morte de Samuel e se torna uma inquietante jornada psicológica às profundezas da relação conturbada entre Sandra e Samuel. Palma de Ouro no Festival de Cannes, 6 Prêmios César (incluindo Melhor Filme, Direção, Atriz e Roteiro Original), Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro, BAFTA de Melhor Roteiro Original, e 5 indicações ao Oscar, vencendo o de Melhor Roteiro Original.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading
Trailer: https://youtu.be/wUcOD9f4Dvo
DIAS PERFEITOS
Dia 21 domingo 15h20 | Dia 24 quarta 19h40
Perfect Days, Japão/Alemanha, 2023, 125’, 12 anos
De Wim Wenders
Com Miyako Tanaka, Koji Yakusho, Long Mizuma
Hirayama leva uma vida feliz, conciliando seu trabalho como zelador dos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão por música, literatura e fotografia. Sua rotina estruturada é lentamente interrompida por encontros inesperados que o forçam a se reconectar com seu passado. Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar e no César.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load
Trailer: https://youtu.be/j9srd9g_SEk
AS LINHAS DA MINHA MÃO
Dia 20 sábado 14h10 | Dia 24 quarta 15h50
Brasil, 2023, 80′ , 14 anos
De João Dumans
Por meio de uma série de encontros imprevisíveis, uma atriz fala sobre a sua experiência com a arte e a loucura. Dividido em sete atos, o filme é ao mesmo tempo o retrato de uma mulher e um estudo sobre as possibilidades desse retrato. Prêmio de Melhor Filme na Mostra Aurora da 26a Mostra de Tiradentes.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading
Trailer: https://youtu.be/lsExeHqxi58
BOB MARLEY: ONE LOVE
Dia 22 segunda 17h10
Bob Marley – One Love, EUA, 2024, 107´, 16 anos
De Reinaldo Marcus Green
Com Kingsley Ben-Adir, Lashana Lynch, James Norton, Tosin Cole
Filme biográfico dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richard: Criando Campeãs) que conta a história de Bob Marley, grande ícone do reggae. O longa traz momentos tanto da vida pessoal quanto pública do cantor – como sua trajetória na música, o atentado a tiros que Marley sofreu em 1976 e seu ativismo na luta pela paz.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Greta
Trailer: https://youtu.be/rDotggJ_oIM
O MENINO E A GARÇA
Dia 23 terça 20h (LEG)
Kimitachi wa dô ikiru ka, Japão, 2023, 124´, 12 anos
De Hayao Miyazaki
Com Soma Santoki, Masaki Suda, Ko Shibasaki, Aimyon, Yoshino Kimura, Takuya Kimura, Kaoru Kobayashi, Shinobu Otake
Depois de perder a mãe durante a guerra, o jovem Mahito muda-se para a propriedade de sua família no campo. Lá, uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma travessa garça cinzenta. Quando a nova madrasta de Mahito desaparece, ele segue a garça até a torre e entra num mundo fantástico partilhado pelos vivos e pelos mortos. Ao embarcar em uma jornada épica com a garça como guia, Mahito deve descobrir os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo. Vencedor do Oscar, Globo de Ouro, Prêmio BAFTA de Cinema, New York Film Critics Circle Awards de Melhor Animação.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load
NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA
Dia 19 sexta 20h30 | Dia 23 terça 14h
Brasil, 2023, 79’, 10 anos
De Ana Rieper
O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos – Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros – para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Pingplay
Trailer: https://youtu.be/bV6pPdzs_DA
POBRES CRIATURAS
Dia 19 sexta 16h | Dia 23 terça 15h40
Poor Things, EUA, 2023, 141’, 18 anos
De Yorgos Lanthimos
Com Emma Stone, Mark Ruffalo, Willem Dafoe, Ramy Youssef
A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, Bella foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação. Leão de Ouro no Festival de Veneza, Globo de Ouro de Melhor Filme (Comédia) e Melhor Atriz, 5 Prêmios BAFTA (incluindo Melhor Atriz), 11 indicações ao Oscar (sendo premiado em 4 categorias, incluindo Melhor Atriz).
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading
Trailer: https://youtu.be/9DEOJkmZLd8
SAUDOSA MALOCA
Dia 18 quinta 15h
Brasil, 2024, 108’, 14 anos
De Pedro Serrano
Com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Paulo Tiefenthaler, Izak Dahora
Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load
Trailer: https://youtu.be/uF4n9bnn9Tk
VIDAS PASSADAS
Dia 21 domingo 19h30 | Dia 24 quarta 17h30
Past Lives, Coréia do Sul/EUA, 2023, 106’, 12 anos
De Celine Song
Com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro
Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coréia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica enquanto confrontam noções de destino, amor e as escolhas que fazem uma vida. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading
Trailer: https://youtu.be/tTPETUehOMo
ZONA DE INTERESSE
Dia 19 sexta 14h | Dia 20 sábado 20h30
The Zone of Interest, EUA/Polônia/Reino Unido, 2023, 106’, 14 anos
De Jonathan Glazer
Com Sandra Hüller, Freya Kreutzkam, Christian Friede
O filme é um drama histórico que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Adaptado do romance homônimo do escritor Martin Amis, retrata de forma impactante a vida de Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig, que desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com jardim. Mas a família feliz vive, na verdade, ao lado do campo de concentração. O dia-a dia destes personagens se desenrola entre os gritos abafados de desespero, de um genocídio em curso, do qual, eles também são diretamente responsáveis. Vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes 2023 e Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som.
Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=SW_fOpnTIuk
Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
A narrativa, construída por Pedro Cadore e Cláudia Pinto, se desdobra a partir de trechos de entrevistas do próprio Belchior, proporcionando ao público um vislumbre da juventude do artista e suas reflexões sobre um mundo em constante desconcerto. O espetáculo destaca Pablo Paleólogo, que encarna o cantor cearense, e Bruno Suzano, que dá vida ao “Cidadão Comum”, uma presença constante nas canções de Belchior, representando, de certa forma, seu alter ego.
Mais do que uma mera retrospectiva, a peça aspira transmitir a filosofia de Belchior, convidando o espectador a explorar a profundidade de suas letras e pensamentos. Cadore destaca a intenção de proporcionar uma experiência nostálgica aos fãs, assim como introduzir a poesia única do compositor àqueles que ainda não a conhecem.
Ficha Técnica: Direção: Pedro Cadore
Produção Geral: Rodrigo Medeiros e Pedro Cadore
Dramaturgia: Cláudia Pinto e Pedro Cadore
Elenco: Bruno Suzano e Pablo Paleólogo
Banda: Emília B. Rodrigues (bateria), Rico Farias (violão/guitarra), Silvia Autuori (baixo/violino)
e Thomas Lenny (teclado)
Direção Musical: Pedro Nêgo
Iluminação: Rodrigo Belay
Figurino: José Dias
Técnico de Luz: Peder Salles
Técnico de Som: Nando Lopes
Direção de Marketing e Mídia: Rodrigo Medeiros (R+Marketing)
Gestão de Marketing: Fernando Gouvêa
Assistente de Marketing: Gustavo Trindade
Programação Visual: Leticia Andrade – Nós Comunicação
Produção Audiovisual: JL Studio
Assessoria de imprensa: Ribamar Filho – MercadoCom
Assistente de Produção: Rafael Barcellos e Giuliana Trindade
Direção de Produção: Well Rianc
Produção Associada: Riatti Produções
Realização: R+Marketing e Cadore Produções Artísticas
31 de maio a 09 de junho de 2024
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 80 (inteira) – R$ 40 (meia)
Classificação: Livre
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
O casal de físicos aposentados Dayse (Analu Prestes) e Robin (Mario Borges), vive só e sem vizinhos numa casa improvisada perto da costa, numa região inóspita, assolada por um acidente nuclear. Após uma ausência de quase quarenta anos, Rose (Stela Freitas), antiga colega de profissão e amiga, chega a essa casa com uma missão que poderá mudar para sempre a vida do casal. Para complicar as coisas, Robin teve uma relação com Rose no passado.
Dramaturgia
Estruturalmente, a peça se sustenta pelo desvendamento progressivo dos sentimentos desses personagens que, aos poucos, vão mostrando não só seus problemas afetivos, mas também a profunda crise ética em relação ao seu papel na sociedade em que vivem.
Paralelamente à questão nuclear, o texto investe nas particularidades da vida desses três indivíduos – sua relação com os filhos (ou a opção por não os ter), a proximidade da morte, a traição, as omissões, a fantasia e o desejo. Trata-se de um grande desastre a espelhar os pequenos desastres de três vidas.
“A discussão da peça está para além da questão nuclear. Ela nos provoca a pensar em como usamos os recursos disponíveis. Entendo que Kirkwood quer que pensemos em nossa responsabilidade com as futuras gerações. Para mim, a grande pergunta da peça é: salvar as crianças de um futuro catastrófico é um ato de heroísmo ou uma obrigação?”, questiona Rodrigo Portella, diretor.
Ficha técnica:
Texto: Lucy Kirkwood
Tradução: Diego Teza
Direção: Rodrigo Portella
Elenco / Personagem: Analu Prestes / Dayse; Mario Borges / Robin; e Stela Freitas / Rose
Cenário: Julia Deccache
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Figurino: Rita Murtinho
Trilha sonora original: Marcello H e Federico Puppi
Preparação corporal: Marcelo Aquino
Fotos: Victor Hugo Cecatto
Programação visual: Fernanda Pinto
Marketing: Victor Novaes
Operador de luz: Walace Furtado
Operador de som: Diogo Perdigão
Contrarregra: Osni Silva
Produção executiva: Bárbara Montes Claros
Direção de produção: Celso Lemos
03 a 12 de maio de 2024
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 80 (inteira) – R$ 40 (meia)
Classificação Indicativa: 14 anos
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Original do escritor francês, Charles Perrault, “Chapeuzinho Vermelho” é, com certeza, o conto mais pedido pela criançada na hora de se contar histórias.
A menina de capinha vermelha que desobedece a mãe e acaba se deparando com o lobo mau, colocando em apuros a pobre vovozinha, já teve inúmeras versões. E foi pensando em tempos de ecologia e preservação de nossa fauna, que Eduard Roessler resolveu dar um final mais ecológico ao vilão, que na verdade é um lobo Guará em extinção e também precisa de um lugar ao sol.
Sem deixar de lado a velha moral, essa recontagem ganha mais uma lição, de que a floresta precisa de suas feras para se proteger dos intrusos e mal intencionados e as crianças precisam sempre ouvir os mais velhos e respeitar a natureza.
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Eduard Roessler
Iluminação: Leonardo Heringer
Sonoplastia: João Victor Pascale
Divulgação: Régia Perdigão
Elenco: Eduard Roessler, Thainá Lana, Gisela Roessler, Rosângela Andrade ,Willy Roessler, Mario Neto e Maíra Porto.
Classificação Etária: Livre
Duração do espetáculo: 45 minutos
04 a 12 de maio de 2024
Sábado e Domingo | 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 50 (inteira) – R$ 25 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Quando o mundo ficou refém da pandemia da Covid 19, o barítono Guido Weber e o pianista Giomar Sthel decidiram organizar alguns concertos para pequenos públicos. O sucesso foi tanto que o duo não parou mais. Giomar é brasileiro, radicado na Alemanha há quase 40 anos. Guido é alemão e suas atividades estão divididas entre ópera, musicais e recitais. Neste concerto, intitulado Musikalische Genüsse (prazeres musicais), o duo apresenta um programa dedicado a canções clássicas e românticas no idioma Alemão, com obras de Schubert, J.S. Bach e Strauss.
Guido Weber nasceu perto de Frankfurt e começou a estudar canto aos 14 anos, graduando-se pela Hochschule für Musik und Theater em Hamburgo. Suas atividades estão divididas entre ópera, musicais e recitais. Vem atuando em diversos palcos como: Ópera de Leipzig, Ópera de Graz, Linz State Theatre e no Tiroler Landestheater Innsbruck. Nos últimos anos, desenvolveu um amplo repertório nos musicais interpretando Higgins em My Fair Lady em nove produções diferentes. Guido já foi Javert em Les Miserables e Fred Graham no musical Kiss me Kate, de Cole Porter em uma produção de Hartwig Rudolz. Guido Weber cantou em O Sorriso de uma Noite de Verão no Festival do Castelo de Ettlingen, além de cantar nos teatros como Staatsoperette em Dresden e Musikalischen Komödie em Leipzig e Düsseldorf interpretando os papéis principais em Evita, Gigi, Crazy for you, The Fireworks e O Mágico de Oz, bem como várias participações em concertos com grandes obras religiosas e seculares que completam o trabalho musical de Guido Weber.
Giomar Sthel, brasileiro,mora na Alemanha desde 1986. Nascido em Itaperuna, mudou-se para Niterói, onde estudou piano ganhando diversos prêmios na adolescência. No início dos anos 80, foi membro da primeira formação do Música Antiga da UFF e da Banda Antiqua tocando flauta doce. Paralelamente, estudou viola da gamba com Myrna Herzog e depois foi para Haia e Basileia para estudar Música Antiga com Aneke Polls e, Jordi Savall. Realizou concertos tanto como gambista e pianista, não só na Europa, mas também nos EUA, Quênia, Japão, Israel, Ucrânia e claro no Brasil. Gravou pelo selo Tratore Pièces de Clavecin à deux violes, de François Couperin, com a gambista Myrna Herzog (2020).
PROGRAMA
FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Der Einsame (O solitário) D 800
An die Nachtigall (Para o Rouxinol) D 497
An die Laute (Para o Alaúde) Opus 81, nº2
Romanze (Romance) D 797
Der zürnenden Barde (O bardo furioso) D 785
+++++
IMPROMPTU opus 90, nº4 para Piano
+++++
Die Forelle (A Truta) D550
Der Lindenbaum (A Tília) D911, nº5
Die Krähe (O Corvo) D911.15
++++
IMPROMPTU opus 90, nº3 para Piano
++++
Erlkönig (Rei elfo) D 328
J.S.BACH (1685 – 1750)
Die Seele rührt in Jesu Hände (A alma descansa nas mãos de Jesus)
Aria da Cantata 127 transcrita para Piano solo por Harold Bauer
RICHARD STRAUSS (1864-1949)
Nichts (Nada) Opus 10, nº 2
Du meines Herzens Krönelein (Você, a coroa do meu coração) Opus 21, nº2
Die Nacht (A Noite) Opus 21, nº1
All mein Gedanken (Todos os meus pensamentos) Opus 21, nº1
Zueignung (Apropriação) Opus 10, nº1
14 de maio de 2024
Terça | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 30 (inteira) – R$ 15 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
0 COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.