ENCONTRO BRASILEIRO DE VIOLA DA GAMBA

07/09 (Sex) 19:30 - 08/09 (Sab) 19:30 - 09/09 (Dom) 10:30

Realização Universidade Federal Fluminense e Associação Brasileira de Viola da Gamba.

O Encontro Brasileiro de Viola da Gamba tem como objetivos principais promover a difusão do instrumento no território nacional, estimular a união dos gambistas e Luthiers que se dedicam a manutenção e construção das violas e incentivar a troca de experiências e conhecimentos.

O Encontro, que teve sua primeira edição em 2015, reúne participantes de vários estados brasileiros, é anual e itinerante o que intensifica a divulgação do instrumento e acessibilidade às diferentes regiões do Brasil.

A VIOLA DA GAMBA

Surgiu na Espanha no século XV e posteriormente foi levada para Itália onde recebeu seu nome (Gamba significa perna em italiano). Em meados do século XVI o rei Henrique VIII contratou alguns gambistas italianos que introduziram esse instrumento na corte inglesa conquistando a estima da nobreza. Na Inglaterra o instrumento encontrou sua verdadeira pátria musical ganhando um repertório específico para viola. No século XVIII reinou nos salões da nobreza francesa e alemã vindo terminar seus dias novamente na Inglaterra em torno de 1787.

Dia 7 de setembro
Teatro da UFF – 19h30
Entrada Franca

ARCOS – quinteto de violas da gamba

O nome ARCOS surgiu em 1986 juntamente com um quinteto de violas da gamba. Com um grande desejo de divulgar o repertório para o instrumento o ARCOS, na época formado por Cecilia Aprigliano, Lenora Mendes, Marcio Selles, Mario Orlando e Vania Lucas estreou dia 9 de dezembro de 1986 na Igreja Anglicana do Rio de Janeiro numa linda parceria com o Coro de Câmera da Pro Arte sob a regência de Carlos Alberto Figueiredo.

Em 1987, como um quarteto e com a soprano Heloisa Madeira, apresentou o programa Voz e Gambas na Renascença Inglesa com concertos no Paço Imperial, na Casa de Cultura Candido Mendes entre outros. Em 1988 alguns de seus integrantes foram estudar fora do Brasil e o grupo se desfez. Em 1992 o ARCOS retomou suas atividades como um trio - Cecilia Aprigliano, Kristina Augustin e Mario Orlando. Mas com a mudança de Cecilia para Brasília o trio ficou novamente em compasso de espera.

Hoje, com os mesmos desejos de 32 anos atrás, divulgar o repertório e a sonoridade do conjunto de violas da gamba, o quinteto de violas foi novamente reativado.

Francisco Guerrero (1528-1599) Claros y Hermosos ojos
Nicolas Gombert (1495 – 1560) Dezilde al cavallero que non se quexe
Anônimo espanhol séc. XVI - La perra mora

Andrea Gabrieli (1533-1585)
Canzona

John Dowland (1563–1626)
Lachrimae Gementes - The Earle of Essex Galiard

Leonora Duarte (1610-1678)
Sinfonia 5

William Brade ((1560-1630)
Canzona – Canzona seconda pars - Galliard

André Danican Philidor l'aîné (c.1652 - 1730) Recueil de plusieurs vieux airs 1690
Air pour les mesme Charivari - Gavotte em suíte

Anthony Holborne (1545-1602)
Fruit of Love – Muy Linda

VIOLA DA GAMBA/soprano Cecília Aprigliano e Lenora P. Mendes
VIOLA DA GAMBA/ tenor Elimar Plínio Machado
VIOLA DA GAMBA/ baixo Kristina Augustin e Mario Orlando

Dia 8 de setembro
Teatro da UFF – 19h30
Entrada Franca

Concerto da gambista Sarah Mead (Brandeis University/EUA)

Sarah Mead é mestre em Música Antiga pela Universidade de Stanford com graduação em História da Música e Regência Coral pela Universidade de Yale. Desde 1982, é professora da Universidade de Brandeis onde leciona História da Música e dirige conjuntos vocais e instrumentais. Seu livro sobre teoria musical do século XVI Aspects of Renaissance Theory é reconhecido e destaque nos programas de prática de performance em todo os Estados Unidos. É membro fundador e diretora do conjunto de violas da gamba Nota Bene. Em 2007 recebeu da Sociedade Americana de Música Antiga o prêmio Thomas Binkley pelo seu trabalho como professora da prática musical na Brandeis University. Vem realizando apresentações regulares difundindo a Lyra Viol nos Estados Unidos e Exterior.

Professora convidada do Trinity College of Music, em Londres, e da Easter Viol School, na Austrália. Atua nos Conselhos da Viola da Gamba Society (VdGSA) e da Early Music America (EMA). Sarah é Diretora Musical do Conclave anual da Sociedade de Viola da Gamba da América desde 2010 no qual ela tem lecionado regularmente desde 1987.

Simon Ives (1600-1662)  - Almaine & La Cloche

Henry Loosemore (1607? - 1670) - Pavane & Country Dance

John Jenkins (1592–1678) - Ayre &Colman: Coranto

John Jenkins (1592–1678) - Pavine & Sarabande

John Jenkins (1592–1678) - The Wagge

John Jenkins (1592–1678) - Suite em Ré M
Ecco Coranto - The Five Bells

Músicos Convidados:
VIOLA DA GAMBA/soprano Iara Ungarelli
VIOLA DA GAMBA/ Gustavo Weiss Freccia

Dia 9 de setembro
Cine Arte UFF – 10h30

Concerto de encerramento

O concerto reunirá cerca de 30 gambistas provenientes de vários estados brasileiros, unindo amadores e profissionais, que se dedicam ao estudo da viola da gamba. Será apresentadas obras que foram trabalhadas durante o encontro terminado com Tributo a Juan del Encina.

Notícias - Música