DESENHO-CAMINHO

De 07/08/2019 a 08/09/2019

Desenho-caminho é a primeira individual da artista Fernanda Andrade, com curadoria de André Vechi. O título da exposição é o mesmo da instalação que ocupa a sala com desenhos de trajetos feitos pela artista na cidade, e seus desdobramentos. Esses caminhos são re-escritos  em linhas sinuosas no papel jornal, cujo formato A4 enquadra tais registros de fluxo, ao mesmo tempo que demarca seu entorno: toda matéria se apresenta como grifo e sustenta o suporte como mais uma camada de desenho, capaz de intervir na circulação e percepção do espaço.

Os desenhos são suspensos por estruturas de madeira, corda e aço, formando linhas tencionadas pelo contato com a pressão e a força gravitacional, entrelaçando circuitos com uma vulnerabilidade que tende a desequilibrar a rigidez e a precisão cartesiana. A instalação incorpora o caracter mutável do fluxo como princípio de construção e assume a sutil inquietude da leveza como poética necessária para tempos de crescente cerceamento da sensibilidade.

Fernanda Andrade nasceu em Salvador e mora no Rio de Janeiro. É bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e atualmente é bolsista no programa de formação Resistência e Emergência da EAV Parque Lage. Integrou diversas coletivas, dentre as quais Abre Alas 15 com curadoria de OPAVIVARÁ!, Renato Silva e astro vivid focus na galeria A Gentil Carioca, DISSECADA com curadoria de Keyna Eleison na Galeria Marquês 456; Pela Estrada e Fora com curadoria de Ricardo Basbaum e Danillo Villa na Galeria da Universidade Estadual de Londrina e Depois do Futuro com curadoria de Daniela Labra nas Cavalariças do Parque Lage.

07 de agosto a 08 de setembro de 2019
Galeria de Arte UFF