Geral

Cooperação entre Brasil e São Tomé e Príncipe leva comunicação e cultura além das fronteiras

Livro sobre o projeto de colaboração internacional será lançado dia 29 de março com a presença do reitor da Universidade Pública São Tomé e Príncipe

O projeto de colaboração entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Pública de São Tomé e Príncipe estreitou os laços entre Brasil e África por meio de iniciativas no âmbito da educação, da comunicação e da cultura, durante dois anos. A missão brasileira era levar para o país africano soluções inovadoras, voltadas para a capacitação em torno da comunicação, por meio da inserção de professores brasileiros na realidade local, que resultaram em ganhos para ambas as instituições e na publicação de um livro, com as vivências e perspectivas de diálogo.

Como destaca, na apresentação da publicação, Leonardo Guelman, coordenador do projeto: “a comunicação e a cultura jogam aqui um papel fundamental na importância que se pode atribuir às narrativas sociais e culturais para a construção dos próprios sentidos de um país”. O projeto foi promovido por meio da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério de Relações Exteriores.

O lançamento do livro Projeto São Tomé e Príncipe Plural: Sua gente, sua história, seu futuro será na quarta-feira, dia 29 de março de 2017, a partir das 17h, no Centro de Artes UFF, com a presença dos reitores Ayres Bruzaca de Menezes, da Universidade Pública de São Tomé e Príncipe e da Universidade Federal Fluminense, Sidney Mello. Na ocasião, também será lançado o livro Territórios Criativos, a partir do projeto Interculturalidades, também coordenado por Leonardo Guelman, Superintendente do Centro de Artes UFF.

Territórios Criativos

O projeto, realizado junto à Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, por dois anos permitiu à UFF pesquisar os territórios, em trabalho de campo que contou com o envolvimento de pesquisadores de graduação e pós-graduação. Para os agentes comunitários e parceiros locais, o projeto se traduziu na aquisição de tecnologias sociais e no seu papel de sujeitos das formulações e proposições das iniciativas.

Os quatro territórios trabalhados – Cariri (no Ceará); e Quilombo do Machadinha (em Quissamã), Paraty e Madureira (no Rio de Janeiro) – espelharam a diversidade de culturas locais, em diferentes escalas e contextos. O livro sobre o projeto consolida a trajetória das pesquisas realizadas ao longo dos últimos anos, que convergiram para valorizar a multiplicidade cultural e o intercâmbio que fortaleceram os resultados alcançados pelo projeto.

UFF Debate Brasil

Em seguida ao lançamento dos livros, será realizado o tradicional UFF Debate Brasil, às 19h, no Teatro da UFF, com o tema Diálogos da Africanidade – Territórios Criativos e a experiência de cooperação Brasil África, com a presença do reitor Ayres Bruzaca e os professores da Universidade Federal Fluminense Raimunda Soares, Júlio César Tavares (UFF) e o Leonardo Guelman (mediador).

(aberta ao público e gratuita)

17:00 – Galeria do Centro de Artes UFF

Lançamentos dos livros e coquetel

Projeto São Tomé e Príncipe Plural: sua gente, sua história, seu futuro. Ações Programáticas em Comunicação e Cultura, GUELMAN, Leonardo e CAMPOS, Christiane (orgs.), Universidade Federal Fluminense: Niterói/RJ, 2015

Territórios Criativos: Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos. Cariri, Quilombo Machadinha, Madureira, Paraty, GUELMAN, Leonardo, AMARAL DOS SANTOS, Juliana, GRADELLA, Pedro (orgs.). Universidade Federal Fluminense: Niterói/RJ, 2017

18:00 – Varanda

Apresentação do Grupo de Jongo – Tambores de Machadinha (Quissamã-RJ)

19:00 – Teatro do Centro de Artes

UFF Debate Brasil – Diálogos da Africanidade – Territórios Criativos e a experiência de cooperação Brasil África.