Shows

Conclusão do projeto ‘Suzuki: uma estratégia para o aprendizado do violoncelo’

No dia 8 de dezembro de 2018, ocorreu o recital de encerramento da ação de extensão “Suzuki: uma estratégia para o aprendizado do violoncelo”.

Coordenada pelo professor Leonardo Guelman, a ação foi realizada de 10 de maio a 8 de dezembro, em encontros semanais com crianças (a partir de 6 anos), jovens e adultos, músicos em nível iniciante, intermediário e avançado nas aulas de violoncelo pelo Método Suzuki, ministradas pelo músico da Orquestra Sinfônica Nacional UFF Ronildo Candido Alves, que desenvolve pesquisa na área e tem experiência em projetos sociais.

O objetivo foi apresentar aos alunos de licenciatura da UFF, professores de projetos sociais e ao público em geral a aplicabilidade da Metodologia Suzuki através de aulas de violoncelo, com ênfase em concertos e recitais, buscando também demonstrar sua efetividade desde a Educação Infantil. A abordagem visou à resolução das tensões geradas por esforço físico ou nervosismo e outros aspectos que impedem que os alunos toquem seus instrumentos de forma confortável e com boa performance. A interação foi em grupos, de modo que os participantes pudesse ter a oportunidade de “fazer música” juntos.