Concerto Beneficente Kely Pinheiro e Orquestra de Cordas da Grota

Concerto Beneficente dedicado à Kely Pinheiro, violoncelista niteroiense de 20 anos que recebeu bolsa da Berklee University

O concerto no Teatro da UFF é dedicado à Kely Pinheiro, que recentemente recebeu uma bolsa da Berklee University e fará uma participação especial tocando o concerto para violoncelo de Vivaldi, com a Orquestra de Cordas da Grota, no dia 11 de agosto, às 10h30 - antes da sua viagem em agosto.

Nascida e criada na comunidade da Grota, em Niterói, Rio de Janeiro, Kely Pinheiro ganhou uma bolsa de estudos integral em uma das mais importantes escolas de música do mundo, a Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos. Sua trajetória na música começou aos cinco anos de idade, no projeto Orquestra de Cordas da Grota. Após o projeto, ela tocou na Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica, na Orquestra de Câmara da Fatec, estudou no Conservatório de Niterói, atua há cinco anos na Camerata Laranjeiras e faz licenciatura em música na Unirio, curso que terá que largar para se dedicar a Berklee. “A música é como se fosse a minha vida, eu não faço outra coisa sem ser isso” - afirmou a violoncelista de 20 anos.

“Quando recebi a carta e vi que tinha ganhado a bolsa integral, fiquei super feliz, quase não acreditei. Isso sempre foi um sonho para mim”, lembra Kely. Mesmo com a bolsa ela precisará arcar com os custos de saúde, transporte e alimentação para poder se manter por lá. Para isso foi criada uma campanha de financiamento coletivo, além de concertos e shows para viabilizar sua ida à Berklee.

Orquestra de Cordas da Grota e sua história de sucesso

A Orquestra de Cordas da Grota foi criada em 1995, a partir do trabalho voluntário de músicos e educadores, que queriam oferecer a crianças e jovens da Grota do Surucucu, através da formação musical, uma oportunidade de desenvolvimento humano e social. O talento e a dedicação dos jovens transformaram o projeto social em um trabalho musical de valor reconhecido. Hoje, com 250 alunos de flauta, violino, viola, violoncelo e percussão. Os músicos da Orquestra de Cordas da Grota encantam platéias seletas, não apenas pela precisão com que executam peças de Bach, Haendel e Vivaldi, mas também pela irreverência com que combinam a música clássica com instrumentos modernos de percussão e cordas, em releituras empolgantes de clássicos da MPB.

Desde sua criação, a Orquestra vem se apresentando com regularidade em salas de concerto, teatros, escolas e igrejas de todo o Brasil. Em 2001, os músicos realizaram uma turnê no norte de Portugal. Ganhando visibilidade na mídia e reconhecimento internacional, obtiveram apoio financeiro do BNDES que doou 70 violinos, viabilizando a ampliação da Orquestra. Em 2004, a Orquestra iniciou uma parceria com a AABB-Niterói e o Instituto Cooperforte,  num programa de formação de monitores, que replica em outras comunidades carentes sua experiência com a música clássica. Esse projeto recebeu o prêmio Cultura Nota 10,  em 2006, concorrendo com mais de 200 projetos de todo o Estado do Rio e sendo o único representante de Niterói agraciado.  Ainda em 2006, a convite da Brazil Foundation, os seis jovens que iniciaram o projeto na Grota há 23 anos foram representar a Orquestra no IV Annual Gala, da Brazil Foundation num jantar beneficente em Nova York. Em 2008 realizaram turnê pela América Central a convite do Itamaraty, tendo se apresentado no Panamá, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua e Belize.

Programa:

Antonio Vivaldi (1678-1741)                                         Concerto La menor

Antonio Vivaldi (1678-1741)                                         Concerto para Violoncelo em Dó maior (violoncelo Kely Pinheiro)

Antonio Vivaldi (1678-1741)                                         Concerto La maior

Georg Friedrich Händel (1685-1759)                         Concerto Grosso Sol maior

Edvard Grieg (1843-1907)                                             2 Elegias

Severino Dias de Oliveira Sivuca (1930-2006)          Feira de Mangaio