CINEMAS EM REDE – Sessão de curtas

Dia 16, quinta, 19h, 14 anos, Entrada franca

Curtas de alunos e ex-alunos das instituições participantes do projeto. Sessão seguida de debate em rede.

OS SEGREDOS QUE A CAL ESCONDE

UFES, 2015, 14` | De Luana Cabral e Luciana GB

Um projeto proposto por pesquisadores de uma Universidade alemã prevê a construção de escadas rolantes em alguns morros da cidade de Vitória.

LGBT DE PERIFERIA

UFOP, 2016, 15` | De Aleone Higidio

O documentário conta a história das gêmeas Rayene e Rayele e dos amigos Rafael e Vanderson. Os jovens LGBTs moram num bairro periférico conhecido como "Prainha", em Mariana-MG. Eles e elas estão num processo de construção de suas identidades sexuais e de gênero. Porém, independente da fluidez que podem assumir no futuro – ou a afirmação das identidades construídas – são sujeitos que lidam, cotidianamente, com todas as situações adversas que uma periferia de uma cidade histórica mineira possui. Apesar disso, se divertem e se empoderam a cada dia. No filme, revelam afetos, medos, angústias, sonhos, ou a ausência deles.

HABITAT

UFPB, 2015, 13` | De Raphael Aragão

Um mundo líquido se dissolve sufocando os espaços de escape.

QUIM:ERA.

UFPel, 2015, 2`49`` | De Taíla Soliman

Dona Conceição e seu bonsai entram em uma viagem quimérica para compreender o tempo. Premiação: Melhor direção de arte no 14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário (Fortaleza - CE). Melhor roteiro no MOV - Festival Internacional de Cinema Universitário (Recife - PE)

UMA CARTA

UFRGS, 2015, 2` | De Bruna Giuliatti

Carta pessoal da diretora apresentada em formato de vídeo que dialoga com a obra de Ana Cristina Cesar.

a n x i e t a t i s

UFBA, 2016, 13`56`` | De Camilla Motta

O curta narra a jornada onírica de uma garota que, numa manhã comum, tenta sair de casa para ir a um compromisso qualquer; porém não consegue. Através de metáforas visuais e depoimentos reais, o documentário mimetiza, pela perspectiva da personagem, como é o dia-a-dia de uma pessoa que sofre de transtorno de ansiedade.

DORMENTE

UFF, 2016, 15` | De Camille P. Frambach

Com Thávyne Ferrari , André Luiz Frambach

A vida de Ana parece normal. Ela tem amigos, um namorado que a ama e uma bolsa de estudos para o mestrado. Entretanto, sem nenhum motivo aparente ela começa a se sentir irritadiça, ansiosa, insone. Cada vez mais se sente incomodada com a presença de outras pessoas, começa a se isolar, deixando de fazer tudo o que ama e tendo como única companhia sua consciência: uma versão doentia e mordaz de si mesma que a convence pouco a pouco de que não é boa o suficiente, não é amada, não é capaz de sentir nada além de um grande vazio e um ódio inesgotável por si mesma. Conforme sua consciência vai se tornando mais e mais imperante, o esgotamento e a vontade de escapar fazem com que Ana cogite o suicídio.

DE PASSAGEM

UFSCar, 2017, 14` | De Bruno Oliveira

Noa, insatisfeito com sua própria vida, se imagina vivendo cada dia na pele de um estranho diferente. O hábito foge do controle quando, um dia, ele encontra algo em uma dessas vidas que não tinha encontrado em nenhuma outra.

nac 14 grátis

TRAILER

Notícias - Cinema

INGRESSOS