Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Cine Arte UFF

De 23/05/2024 a 29/05/2024

 

“Está entrando no ar a Fluminense FM - A Maldita”. Vocês pediram e chegou a nossa programação AUMENTA QUE É ROCK´N ROLL, filme de ficção sobre a primeira estação de rádio inteiramente dedicada ao rock. O filme acompanha o grupo de amigos que, na cidade de Niterói, levantou a rádio que inovou o cenário musical e radiofônico nos anos 1980. Também chega à nossa tela DIÁLOGOS COM RUTH DE SOUZA, documentário de Juliana Vicente (do ótimo Racionais Mc´s: das ruas de São Paulo pro mundo) que traz para o cinema essa fundamental figura das artes brasileiras, referência fundamental do teatro e da TV, destacando a sua importância para as conquistas das mulheres negras ao longo de quase um século de vida. A programação segue com mais chances para os literários VERÍSSIMO, A PAIXÃO SEGUNDO G.H. e A HORA DA ESTRELA, este último com uma sessão solidária do CINECLUBE QUASE CATÁLOGO, seguida de debate sobre o processo de pesquisa e restauração do filme. Também mais chances para os excelentes 20.000 ESPÉCIES DE ABELHAS, TRANSE, AS OITO MONTANHAS, PARE COM SUAS MENTIRAS, TODOS NÓS DESCONHECIDOS, DORIVAL CAYMMI - UM HOMEM DE AFETOS e DIAS PERFEITOS. Quando a gente insiste muito em alguns filmes, é porque realmente queremos muito que nosso público os veja na melhor condição de imagem e som. Últimas chances porque semana que vem teremos bastante novidades. Vem pro cinema! (LC).

AUMENTA QUE É ROCK ’N’ ROLL
Dia 24 sexta 15h20 | Dia 25 sábado 20h20 | Dia 27 segunda 20h10 | Dia 28 terça 14h | Dia 29 quarta 17h50
Brasil, 2024, 112’, 16 anos
De Thomas Portella
Com Johnny Massaro, Marina Provenzzano, George Sauma, Orã Figueiredo, Bella Camero

No fervilhante ano de 1982, quando o Brasil respirava os ares de redemocratização, Luiz Antonio, um jornalista insatisfeito com a caretice das rádios, e seu amigo Samuca apostam tudo em um sonho. Eles desafiam todos os padrões e criam a Fluminense FM, que entrou para a história como “A Maldita”, a primeira estação inteiramente dedicada ao rock. Através de estratégias inovadoras, como locução exclusivamente feminina e uma programação autêntica e democrática, a primeira rádio brasileira dedicada ao rock lança gigantes como Blitz, Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, entre outros. A história acompanha o grupo de amigos que levantou a rádio, movida pela paixão e pelo desejo de transformar o mundo. O filme revela também os bastidores do icônico Rock in Rio de 1985, onde o destino de Luiz Antônio e de sua amada Alice é selado ao som triunfante de Cazuza, à frente do Barão Vermelho.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi load

Trailer: https://youtu.be/RUh73O-I8Ik

DIÁLOGOS COM RUTH DE SOUZA
Dia 23 quinta 17h | Dia 25 sábado 16h | Dia 27 segunda 18h10 | Dia 29 quarta 14h
Brasil, 2024, 99’, 12 anos
De Juliana Vicente

Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisões e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. Aos 95 anos, ultrapassando os 70 de carreira, em meio a reflexões e memórias, nasce o diálogo entre duas gerações de artistas negras, Ruth e a diretora.

Trailer: https://youtu.be/Az6XJUgcp6U

__________________________________________________________________________________

20.000 ESPÉCIES DE ABELHAS
Dia 23 quinta 14h40 | Dia 28 terça 17h40
20.000 Especies de Abejas, Espanha, 2023, 125’, 14 anos
De Estibaliz Urresola Solaguren
Com Sofía Otero, Patricia López Arnaiz, Ane Gabarain, Itziar Lazkano, Sara Cózar

Uma criança de oito anos luta com o fato de que as pessoas continuam se dirigindo a ela de maneiras confusas. Durante um verão no País Basco, entre as colmeias e as abelhas, ela explora sua feminilidade ao lado das mulheres de sua família, que ao mesmo tempo refletem sobre suas próprias vidas e desejos. Sofía Otero foi a atriz mais jovem a vencer o prêmio de Melhor Atuação no Festival de Berlim. Vencedor de 3 Prêmios Goya: Melhor Diretor Revelação, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante e  Vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival de Málaga.

Trailer: https://youtu.be/fe4jsf8w8CM

DIAS PERFEITOS
Dia 25 sábado 18h
Perfect Days,  Japão/Alemanha, 2023, 125’, 12 anos
De Wim Wenders
Com Miyako Tanaka, Koji Yakusho, Long Mizuma

Hirayama leva uma vida feliz, conciliando seu trabalho como zelador dos banheiros públicos de Tóquio com sua paixão por música, literatura e fotografia. Sua rotina estruturada é lentamente interrompida por encontros inesperados que o forçam a se reconectar com seu passado. Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Indicado a Melhor Filme Internacional no Oscar e no César. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/j9srd9g_SEk

DORIVAL CAYMMI - UM HOMEM DE AFETOS
Dia 25 sábado 14h20
Brasil, 2024, 93’, Livre
De Daniela Broitman

Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a religiosidade e espiritualidade no candomblé, e suas histórias de amor.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/WSUzN3jEeX0

A HORA DA ESTRELA
Dia 23 quinta 19h - Cineclube Quase Catálogo - Sessão solidária | Dia 26 domingo 19h30 
Brasil, 1985, 96’, 12 anos
De Suzana Amaral
Com Marcélia Cartaxo, Fernanda Montenegro, José Dumont, Marcus Vinicius 

Macabéa é uma mulher nordestina que mal tem consciência de existir. Depois de perder uma velha tia, seu único elo com o mundo, ela viaja para o Rio de Janeiro, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro luminoso, diferente do que a espera. O filme, uma adaptação do livro de Clarice Lispector, está sendo relançado em cópia restaurada. Ele foi premiado em diversos festivais e está na lista da Abraccine como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Marcélia Cartaxo foi premiada com o Urso de Prata do Festival de Berlim pela performance. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/jCVVei38HZs

AS OITO MONTANHAS
Dia 24 sexta 19h10 
Le Otto Montagn, Itália, 2023, 147’, 12 anos 
De Felix van Groeningen, Charlotte Vandermeersch
Com Alessandro Borghi, Luca Marinelli, Filippo Timi

As Oito Montanhas é a história de uma amizade. De filhos que se tornam homens e tentam apagar as pegadas dos pais, mas que, com as reviravoltas da vida, sempre acabam voltando para casa. Pietro é um menino da cidade, Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida nas montanhas. Ao longo dos anos, Bruno permanece fiel à sua montanha, enquanto Pietro é aquele que vai e vem. Seus encontros os apresentam ao amor e à perda, lembrando-os de suas origens e deixando seus destinos se desenrolarem, enquanto descobrem o que significa ser verdadeiros amigos para toda a vida. Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2022 e 14 indicações para o David de Donatello 2023 (o Oscar italiano), vencendo em 4 categorias: Filme, Roteiro Adaptado, Fotografia e Som. 

Trailer: https://youtu.be/6h1GGnUSLTQ

A PAIXÃO SEGUNDO G.H.
Dia 26 domingo 17h10 | Dia 27 segunda 14h
Brasil, 2023, 127’, 12 anos
De Luiz Fernando Carvalho
Com Maria Fernanda Cândido e Samira Nancassa

Depois de demitir sua empregada, G. H. precisa arrumar o quarto de serviço. Enquanto limpa, ela reflete sobre sua vida e a possibilidade de ter perdido sua essência. 

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Mobi Load

Trailer: https://youtu.be/f5EGnSx8Z9Q

PARE COM SUAS MENTIRAS
Dia 28 terça 20h
Arrête Avec Tes Mensonges, França, 2022, 98’, 14 anos
De Olivier Peyon
Com Guillaume De Tonquédec, Victor Belmondo, Guilaine Londez, Jérémy Gillet, Julien De Saint Jean, Pierre-Alain Chapuis, Cyril Couton, Marilou Gallais

Ao aceitar ser o embaixador da marca de um famoso conhaque comemorando seu bicentenário, o romancista Stéphane Belcourt retorna à sua cidade natal pela primeira vez em muitos anos. Uma vez lá, ele conhece o filho de seu primeiro amor. As memórias voltam como uma avalanche: atração irreprimível, corpos se tornando um no calor do desejo e uma paixão que nunca pode ser revelada.

Trailer: https://youtu.be/PPKggY9ZPE4

TODOS NÓS DESCONHECIDOS
Dia 29 quarta 20h
All of Us Strangers, Reino Unido, 2024, 105’, 16 anos
De Andrew Haigh
Com Andrew Scott, Paul Mescal, Jamie Bell, Claire Foy

Uma noite, em seu prédio quase vazio em Londres, Adam tem um encontro casual com um vizinho misterioso, Harry, que perturba o ritmo de sua vida cotidiana. À medida que um relacionamento se desenvolve entre eles, Adam fica preocupado com memórias do passado e se vê atraído de volta à cidade pacata onde cresceu e à casa de sua infância onde seus pais parecem estar morando, como estavam no dia em que morreram há 30 anos. Melhor Ator (Andrew Scott) pela Crítica de Londres e pela National Society of Film Critics e Melhor Roteiro pela Crítica de Los Angeles.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/IcSpuXF-8M8

TRANSE
Dia 24 sexta 17h40 | Dia 28 terça 16h10
Brasil, 2022, 75 ’, 16 anos
De Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães
Com Luisa Arraes, Johnny Massaro, Ravel Andrade

O filme segue as dinâmicas intrincadas de um triângulo amoroso em meio ao pano de fundo das eleições brasileiras de 2018. Transe é definido pelas diretoras como um “coming of age” da política, ao misturar ficção e documentário filmados com atores, em meio a manifestações, durante momentos chaves que antecederam as eleições presidenciais. Luisa (Luisa Arraes) é uma jovem atriz que vive com seu namorado músico, Ravel (Ravel Andrade). Ela conhece Johnny (Johnny Massaro), um espírito livre, e os três vivem um relacionamento baseado no amor livre quando um perigo iminente ameaça colocar o futuro de todos em risco.

Trailer: https://youtu.be/2RvAkAQHcck

VERISSIMO
Dia 26 domingo 15h20 | Dia 27 segunda 16h20 | Dia 29 quarta 16h
Brasil, 2024, 88 ’, Livre
De Ângelo Defanti

Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: https://youtu.be/fWUQfOOjMHI


Ingressos
Inteira – R$ 20,00 | Meia – R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

leg livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema

Sem notícias no momento

Embora seja uma modalidade cênica específica, pela solidão do ator em cena, o monólogo mantém a polifonia que caracteriza a linguagem teatral, concentrada em sua dimensão mais essencial: a unidade da relação autor-ator-espectador. Defrontado com o público, sem o suporte da contracena, o artista se expõe e se revela de modo radical. No solo, o personagem floresce unicamente pelo enraizamento de seu intérprete.

O SOLOS EM CENA – Festival de monólogos foi criado em 2006, com duas edições no mesmo ano e mais duas, realizadas em 2016 e 2017. Nesta edição, mais do que estabelecer o cruzamento de narrativas diversas em duas semanas, visamos o mergulho no si-mesmo habitado pela alteridade, confluindo dimensões identitárias de uma subjetividade refigurada pela memória. Como traço comum das narrativas aqui selecionadas, os textos e os corpos em cena manifestam a paixão pelo ofício de atuar e um deslocamento do olhar sobre as trajetórias de suas próprias existências, mesclando ficção e vida.

Os artistas dos quatro solos que compõem a mostra são: Mateus Solano, Paulo Betti, Isabel Teixeira e Júlio Adrião, que é o “padrinho” do projeto e participou de três das quatro edições anteriores.  

Além dos espetáculos, há atividades formativas que conferem maior densidade ao festival: conversas com os criadores, logo após as apresentações; e, no dia 10/7, a Aula demonstração – o corpo do ator no solo narrativo, ministrada pelo ator Júlio Adrião, com entrada gratuita para estudantes de teatro e para o público em geral.  

Como mecanismo de ativação de público, o Passaporte Teatral, utilizado com sucesso nas edições anteriores, possibilita que os espectadores assistam às quatro peças com valores de ingressos ainda mais acessíveis.  

Que esta experiência de cruzamentos singulares envolva cada espectador na unidade da comunicação cênica, pela multiplicidade de sentidos.  

Leonardo Simões
Coordenador do Festival de Monólogos SOLOS EM CENA – 2024 

05 a 07 de Julho

O FIGURANTE
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Com Mateus Solano

Após a apresentação do sábado, dia 06/7 há um bate-papo com o ator Mateus Solano e o diretor Miguel Thiré.

Augusto (Mateus Solano) é um figurante dedicado, experiente e acostumado a servir em produções audiovisuais. Vive uma rotina previsível como se fosse figurante de sua própria história. Aos poucos, ele vai despertando e questionando a importância de seu trabalho e de sua vida. Como ressignificar sua existência?

09 de Julho

AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA
Terça | 19h
Com Paulo Betti

A apresentação é seguida de um bate-papo com o ator e diretor Paulo Betti.

Paulo Betti (62 anos) saiu do mundo rural onde o avô, um imigrante italiano, trabalhava a meia para um fazendeiro negro. Filho de uma camponesa analfabeta, que mudou para a cidade onde foi empregada, mãe de 15 filhos (Paulo é o décimo quinto, temporão, dez anos de diferença de seu irmão mais novo). Seu pai era esquizofrênico. Apesar disso, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, se formou pela Escola de Arte Dramática da USP e foi professor na Unicamp. O testemunho do ator, autor e diretor, que vai representar pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vida, levará ao público uma peça divertida e emocionante.

10 de Julho

Aula Demonstração – O CORPO DO ATOR NO SOLO NARRATIVO
Quarta | 19h
Com Júlio Adrião

Entrada gratuita

11 de Julho

A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS
Quinta | 19h
Com Júlio Adrião

Acontece que um Zé ninguém de nome Johan Padan, rústico, esperto e carismático, escapa da fogueira da inquisição, embarcando em Sevilha, numa das caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, nosso herói sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais. Com o tempo, aprende a língua dos nativos, cativa-os e safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como filho do sol e da lua, a seu modo, catequiza os nativos e os guia numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores.

13 a 14 de Julho

JANDIRA – EM BUSCA DO BONDE PERDIDO
Sábado 20h | Domingo 19h
Com Isabel Teixeira

Um diagnóstico inesperado desencadeia o maior dos dramas humanos, que a todos iguala: a tomada de consciência da finitude, da fragilidade humana e do inevitável confronto com a morte. Mas, se o tema é transitoriedade e vulnerabilidade, para além disso há uma narrativa de paixão pelo próprio ofício, pelas pessoas, vivências e, sobretudo, uma declaração de amor à vida.


05 a 14 de Julho de 2024
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 70 (inteira) – R$ 35 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

Passaporte Teatral – R$ 30 (por peça) – R$ 120 (valor total do passaporte)

Regulamento PASSAPORTE TEATRAL

O Passaporte Teatral é um mecanismo de fidelização do público exclusivamente para o Festival de Monólogos SOLOS EM CENA (de 05 a 14 de julho de 2024), no Teatro da UFF.

Somente 60 passaportes serão emitidos e deverão ser adquiridos exclusivamente na bilheteria física do Centro de Artes UFF.

Cada Passaporte Teatral dá direito à compra de um (01) ingresso para cada um dos quatro espetáculos programados, pelo valor promocional de R$30 (trinta reais) por cada peça, num total de R$120 (cento e vinte reais) pela aquisição do Passaporte.

Este preço promocional é o mesmo, tanto para os pagantes de inteira, quanto para os que têm direito legal à meia-entrada. Esse valor promocional não é cumulativo com outras opções de meia-entrada definidas por lei ou pela política de acesso do Centro de Artes UFF.

Ao adquirir o Passaporte Teatral, o espectador escolherá no mesmo ato as datas das 04 apresentações que deseja assistir (sendo necessariamente uma diferente de cada peça). Ao quitar o valor total de R$120 (com quatro pagamentos de R$30), o espectador recebe o cartão (Passaporte Teatral), que deverá conter seu nome completo e o nº do RG (documento com foto), sendo grampeados nele os quatro ingressos escolhidos.

O Passaporte Teatral é pessoal e intransferível, por isso será exigida a identificação na entrada de cada espetáculo.

Nos dias das apresentações, o espectador deverá levar o seu Passaporte Teatral com os respectivos ingressos grampeados e entrará numa fila exclusiva, onde irá apresentar o Passaporte Teatral juntamente com seu documento com foto.

Caso o espectador deseje comprar os mesmos ingressos para algum acompanhante, deverá adquirir outros passaportes (até quatro), onde serão registrados os nomes e RG dos respectivos usuários, que também deverão apresentar seus respectivos  documentos na entrada para os espetáculos.

A aquisição do Passaporte Teatral é uma opção do espectador, que poderá comprar os ingressos separadamente pelo preço regular (R$70 para inteira; R$35 para meia-entrada), se assim preferir.Em caso de eventual cancelamento, por parte do espectador, o mesmo só poderá ser realizado na bilheteria física do Centro de Artes UFF, se solicitado com até 48 horas antes do primeiro espetáculo do Festival (O Figurante, em 05/7/2024) e o cancelamento incidirá sobre todos os quatro ingressos do Passaporte.

Em seu primeiro monólogo, Mateus Solano volta aos palcos dirigido por Miguel Thiré, seu parceiro desde o bem-sucedido “Selfie”, espetáculo que lotou os teatros do Rio e São Paulo entre 2014 e 2016. A dramaturgia é de Isabel Teixeira (sua recente parceira na novela “Elas Por Elas”, TV Globo), do próprio Mateus e de Miguel Thiré.

SINOPSE 

Augusto (Mateus Solano) é um figurante dedicado, experiente e acostumado a servir em produções audiovisuais. Vive uma rotina previsível como se fosse figurante de sua própria história. Aos poucos, ele vai despertando e questionando a importância de seu trabalho e de sua vida. Como ressignificar sua existência?

FICHA TÉCNICA 

Dramaturgia: Isabel Teixeira, Mateus Solano e Miguel Thiré

Atuação: Mateus Solano 

Direção: Miguel Thiré

Direção de Produção: Carlos Grun

Direcão de Movimento: Toni Rodrigues 

Desenho de Luz: Dani Sanches 

Direção Musical e Trilha Original: João Thiré

Design Gráfico: Rita Ariani 

Equipe de Produção: Flavia Espírito Santo, Glauce Guima, Kakau Berredo, Cleidinaldo Alves 

Idealização e Realização: Mateus Solano, Miguel Thiré e Carlos Grun

Uma produção Bem Legal Produções

Assessoria de Imprensa: JSPontes. Comunicação – João Pontes e Stella Stephany


05 a 07 de maio de 2024
Sexta e Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 70 (inteira) – R$ 35 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: 12 anos

“JANDIRA – em busca do bonde perdido” marca um encontro de almas: Marcos Caruso é convidado pela Mesa 2 para dirigir o texto de Jandira Martini (1945-2024), dramaturga com quem trabalhou por uma vida inteira escrevendo para o teatro e a TV. Isabel Teixeira, um dos nomes mais importantes do teatro paulistano, integra o elenco de “Elas Por Elas” ao lado de Caruso e funda com ele uma sólida amizade, nascida das afinidades artísticas. O caminho estava desenhado – foi só trilhar.

Inspirada em sua própria jornada pessoal e dedicação ao teatro, a atriz e dramaturga Jandira Martini (falecida em janeiro deste ano) escreveu seu último texto. E é ela própria quem define: “Um monólogo sobre uma situação imprevista, surpreendente. Uma atriz que se revela, diante de seu público, ao narrar, com humor, sua inesperada e assustadora experiência. Auto ficção? Sem dúvida. Um stand-up? Seria, se fosse cômico. E cômico não chega a ser. Nem trágico. Apenas dramático.”

A peça convida o público a um passeio pelas memórias mais marcantes da autora através de um texto direto, enxuto e coloquial, evocando os blocos carnavalescos da cidade de Santos – sua terra natal -, as descobertas da infância, momentos dramáticos, a vida dedicada ao teatro.

“Uma corajosa exposição. Uma improvável abertura de sentimentos de uma das pessoas mais fechadas que conheci. Uma peça que fala de uma dor de todos nós, com um grau elevado de bom humor e poesia. O convite da Mesa2 e dos filhos de Jandira Martini me permite continuar ao lado dela num ciclo iniciado em 1984 que resultou em muitas peças de teatro, roteiros de cinema, novelas e séries para TV. Uma escrita vitoriosa. Um grande acerto foi convidar Bel Teixeira. Bel respira e transpira Teatro. Bel é Jandira.”, celebra Marcos Caruso, diretor.

Em seus momentos mais difíceis, a personagem/narradora busca socorro nas palavras e pensamentos de Molière, Machado de Assis, Oscar Wilde, Shakespeare e outros deuses da escrita, sua grande paixão. 

SINOPSE

Um diagnóstico inesperado desencadeia o maior dos dramas humanos, que a todos iguala: a tomada de consciência da finitude, da fragilidade humana e do inevitável confronto com a morte. Mas, se o tema é transitoriedade e vulnerabilidade, para além disso há uma narrativa de paixão pelo próprio ofício, pelas pessoas, vivências e, sobretudo, uma declaração de amor à vida.


Ficha Técnica

Texto: Jandira Martini 
Direção: Marcos Caruso 
Elenco: Isabel Teixeira 
Trilha Sonora: Aline Meyer 
Iluminação: Beto Bruel 
Produção Executiva: Silvia Rezende
Direção de Produção: Roberto Monteiro e Fernando Cardoso 
Realização: Mesa2 Produções
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany


13 e 14 de Julho de 2024
Sábado 20h | Domingo 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 70 (inteira) – R$ 35 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  12 anos

Completando 40 anos de carreira, Paulo Betti comemora com um Stand-up caprichado, com iluminação, figurino, trilha sonora, cenário e belas projeções.

“Autobiografia Autorizada”, um monólogo de Paulo Betti, dirigido por ele e por Rafael Ponzi, estreou dia 19 de março, no Centro Cultural Correios.
Após temporada de dois meses, o espetáculo já passou pelas cidades de Sorocaba, São Carlos, Jundiaí, Araraquara, Piracicaba, Paulínia, Fortaleza, Uberlândia, Brasília e Luanda (Africa). O espetáculo (o último foi “Deus da Carnificina”), que marca a comemoração dos 40 anos de carreira de Paulo, foi construído pelo próprio artista, que se inspirou nos textos escritos em grandes blocos durante a adolescência, onde também fazia colagens de fatos da época, e também nos artigos semanais que escreveu por quase trinta anos para o Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, cidade onde foi criado.

Paulo Betti (62 anos) saiu do mundo rural onde o avô, um imigrante italiano, trabalhava a meia para um fazendeiro negro. Filho de uma camponesa analfabeta, que mudou para a cidade onde foi empregada, mãe de 15 filhos (Paulo é o décimo quinto, temporão, dez anos de diferença de seu irmão mais novo). Seu pai era esquizofrênico. Apesar disso, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, se formou pela Escola de Arte Dramática da USP e foi professor na Unicamp. O testemunho do ator, autor e diretor, que vai representar pai, mãe, avó e muitos outros personagens da própria vida, levará ao público uma peça divertida e emocionante.


Ficha Técnica

Texto e Interpretação: Paulo Betti
Direção: Juliana Betti e Rafael Ponzi
Elenco: Paulo Betti
Cenário: Mana Bernardes
Figurino: Leticia Ponzi
Iluminação: Dani Sanchez e Luiz Paulo Neném
Direção de Movimento: Miriam Weitzman
Programação Visual: Mana Bernardes
Trilha Sonora: Pedro Bernardes
Fotografia: Mauro Khouri
Assistente de Direção: Juliana Betti
Administração Financeira: Lya Baptista
Produção Executiva: Fabrício Chianello


09 de julho de 2024
Quarta | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 70 (inteira) – R$ 35 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Acontece que um Zé ninguém de nome Johan Padan, rústico, esperto e carismático, escapa da fogueira da inquisição, embarcando em Sevilha, numa das caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, nosso herói sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais. Com o tempo, aprende a língua dos nativos, cativa-os e safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como filho do sol e da lua, a seu modo, catequiza os nativos e os guia numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores.


FICHA TÉCNICA
Tradução e adaptação: Alessandra Vannucci e Julio Adrião
Direção: Alessandra Vannucci
Atuação: Julio Adrião
Figurino: Gabriella Marra Iluminação: Luiz André Alvim
Montagem e operação de luz: Guiga Ensá
Foto: Renato Mangolin
Produção: Fernando Alax – Casa136 Produções Artísticas
Realização: Julio Adrião Produções Artísticas


11 de julho de 2024
Quinta | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 70 (inteira) – R$ 35 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  14 anos

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin