Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Cine Arte UFF - 29 de agosto a 04 de setembro

De 29/08/2024 a 04/09/2024

 

Seguimos com agosto agitado. Lançamento de FERNANDA YOUNG - FOGE-ME AO CONTROLE, documentário dirigido por Susanna Lira sobre a roteirista, escritora e apresentadora niteroiense que sacudiu a TV brasileira com seus trabalhos e sua personalidade multifacetada. Engraçada, poética, desbocada, reflexiva, o filme propõe ao espectador uma viagem poética pelo pensamento da artista, por meio de trechos de programas de TV que apresentou, depoimentos que deu e imagens de sua vida pessoal. Chega a nossa sala o cearense MAIS PESADO É O CÉU, de Petrus Cariry, com Matheus Nachtergaele, o filme venceu quatro prêmios no Festival de Gramado do ano passado e foi  elogiadíssimo pela crítica em seu lançamento. Também chega RAPTO, produção francesa da diretora estreante Iris Kaltenbäck, com uma complexa trama sobre a maternidade. A trama feminina se soma às últimas oportunidades para o sucesso italiano AINDA TEMOS O AMANHÃ, que também trabalha as agruras e prazeres do ser mulher. E nesta semana também recebemos o FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO - FBCU, em sua 22ª edição. O Festival acontecerá de 31/08 a 06/09 no Cine Arte UFF, com uma programação diversa e gratuita, com filmes, sessões acessíveis, sessões para escola e duas masterclass. O FBCU foi o primeiro festival de cinema voltado para as produções estudantis e universitárias brasileiras e um rico espaço de encontro nacional dos estudantes de cinema. O Cine Arte UFF, desde o início, foi seu principal espaço de exibição. Ao longo desses anos, muitos talentos do cinema de hoje passaram pelo FBCU que hoje é reconhecido pela sua importância formativa e histórica. Confira a programação completa. Vem pro cinema! (LC)

FERNANDA YOUNG - FOGE-ME AO CONTROLE - LANÇAMENTO
Dia 29 quinta 20h20 | Dia 30 sexta 16h | Dia 31 sábado 15h* | Dia 01 domingo 15h - Sessão Cineném | Dia 02 segunda 15h | Dia 03 terça 15h
*Sessão com presença da diretora e convidados
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira

De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg

AINDA TEMOS O AMANHÃ
Dia 29 quinta 14h | Dia 30 sexta 17h40
C'è ancora domani, Itália, 2023, 118’, 14 anos, DCP
De Paola Cortellesi
Com Paola Cortellesi, Valerio Mastandrea, Romana Maggiore Vergano

Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenômeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a comédia italiana a um neorrealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária. Realizado em preto e branco, "Ainda temos o amanhã" foi o filme que mais faturou com bilheteria na Itália em 2023, além de ter sido premiado com seis David di Donatello (o Oscar italiano), incluindo Melhor Atriz, Diretora Estreante e Roteiro Original.

Trailer: https://youtu.be/dSSNVrdk-ls

MAIS PESADO É O CÉU
Dia 29 quinta 16h20 | Dia 30 sexta 20h
Brasil, 2024, 98’, 16 anos
De Petrus Cariry
Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque

Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

Trailer: https://youtu.be/FaD-aLKeG1M

RAPTO
Dia 29 quinta 18h20 | Dia 30 sexta 14h
Le ravissement, França, 2024, 97’, 14 anos
De Iris Kaltenbäck
Com Hafsia Herzi, Alexis Manenti, Nina Meurisse

Lydia, uma parteira dedicada, está no meio do término de um relacionamento. Ao mesmo tempo, sua melhor amiga avisa que está grávida e pede que Lydia acompanhe a gestação. Ela se apaixona por Milos, um caso de uma noite e, enquanto carrega o bebê de sua amiga nos braços, Lydia embarca em uma jornada traiçoeira que pode custar tudo que ainda lhe resta.

Trailer: https://youtu.be/sfKgzHg5Mk8

_______________________________________________________________________________________

22º FBCU - FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO - ENTRADA FRANCA
Dia 31 sábado 17h:

PARADISO MULTIPLICA APRESENTA: DO CURTA AO LONGA, DA PRODUÇÃO INDEPENDENTE À CO-PRODUÇÃO: CAMINHOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 

Quais os caminhos e estratégias para a produção de um filme? Este encontro com Bárbara Defanti oferece uma visão abrangente dos processos e desafios envolvidos na produção de curtas e longas-metragens. A partir de estudos de casos de projetos, a masterclass reúne dicas e estratégias para construir uma carreira ampla e diversificada, seja em produções independentes, seja em co-produções internacionais.

Dia 31 sábado 19h: 
Sessão de Abertura: Crias do FBCU - 15 Anos de Filmes de Plástico

Coquetel de abertura ao final da sessão

NOSSA MÃE ERA ATRIZ 
26’, 10 anos, 2023
De André Novais Oliveira e Renato Novaes

Maria José Novais Oliveira, uma senhora negra, moradora da periferia de Contagem, já nos seus 60 anos se tornou atriz de cinema, com uma carreira premiada no Brasil e internacionalmente. Este documentário rememora a imagem de uma mulher ímpar, que marcou o cinema brasileiro dos anos 2010.

FANTASMAS 
11’, 12 anos, 2010
De André Novais Oliveira

O fantasma da ex.

QUINTAL 
20’, 18 anos, 2015
De André Novais Oliveira

Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.

FILME DE SÁBADO
18’, Livre, 2009
De Gabriel Martins

Em uma manhã de sábado, André teve uma ideia…

Dia 1 domingo 17h: 
Sessão Curtas Acessíveis I
★ Acessibilidade > sessão com audiodescrição e legenda descritiva em tela

FLUXO - O FILME
14’, 12 anos, 2023
De Filipe Barbosa

Fábio, jovem negro da Cidade Tiradentes, se reconecta com seu passado e enfrenta desafios internos no caminho para um baile funk com amigos. O filme investiga as experiências de jovens que vivem no extremo leste da cidade de São Paulo, considerada um dos principais pilares do funk na cidade.

CONCHA DE ÁGUA DOCE 
11’, Livre, 2022
De Lau Azevedo e João Pires

Após anos vivendo na capital, Ariel retorna à sua cidade natal no litoral com uma nova identidade de gênero, tendo que lidar com todos os sentimentos que ficaram internalizados durante essa ausência ao mesmo tempo em que reencontra sua irmã mais nova, Ana.

A ÚLTIMA CEIA 
5’, Livre, 2023
De Luly

A Última Ceia se propõe a construir um tableau vivant da obra do da Vinci e contrapor a uma ideia pré-estabelecida historicamente e socialmente.

A SINFONIA DE BEETHOVEN
12’, Livre, 2022
De Rafael Oliveira

Após mudarem constantemente de casa, dois estudantes finalmente encontram a oportunidade de formarem uma família ao adotarem um cachorro de rua.

CIDA TEM DUAS SÍLABAS 
19’, Livre, 2023
De Giovanna Castellari

A costureira Cida, de 60 anos, precisa assinar um documento em seu trabalho, mas não sabe ler o que diz nele. Com a ajuda da professora de sua neta, Cida se aproxima da alfabetização, ao mesmo passo que começa a se questionar sobre coisas que acontecem em seu ambiente de trabalho.

Dia 1 domingo 18h: 
SESSÃO CURTAS ACESSÍVEIS II
★ Acessibilidade > sessão com audiodescrição e legenda descritiva em tela

MONALISA 
17’, Livre, 2024
De Tainá Lima

Entre memórias e fantasias, Marcos ,Maria e Monalisa encaram suas inseguranças, desejos e medos.

VESTIDO BRANCO 
20’, 12 anos, 2023
De Carmem Martins

Vestido branco é um docuficção experimental que, por entre imagens de arquivo de diferentes famílias, remonta a história de uma mulher, e que evoca tantas outras.

AVES COLORIDAS
12’, Livre, 2023
De Angelo Pignaton

Pai e filho saem de casa juntos, cedo pela manhã. O pai vai fotografar aves, enquanto seu filho filma a "passarinhada".  

CÂMERA NUA 
10’, 12 anos, 2023
De Guilherme Maia

Uma câmera viaja até Santo Amaro, cidade no interior da Bahia. 

Dia 1 domingo 19h:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL I

A SINFONIA DE BEETHOVEN 
12’, Livre, 2022
De Rafael Oliveira

Após mudarem constantemente de casa, dois estudantes finalmente encontram a oportunidade de formarem uma família ao adotarem um cachorro de rua.

ERA 
8’, Livre, 2022
De Tainá Brasileiro

“ERA" é um curta-metragem musical que narra a jornada de Maria Jo pelo espaço sideral em busca do domínio da música. Esta obra mescla realismo e animação, explorando, através da musicalidade, as possibilidades fantásticas dos gêneros de animação e musical. A história incorpora referências aos icônicos musicais das décadas de 60 e 70, oferecendo uma evocativa viagem nostálgica ao tempo desejado pela protagonista.

A COR DO CINEMA 
14’, 14 anos, 2023
De Mica Lopes

Em um setor historicamente dominado por pessoas brancas, onde estão os profissionais negros do cinema? Através de relatos de vida e profissionais, podemos mergulhar na história de quatro produtores negros que trabalham na indústria cinematográfica de grande orçamento e entender a situação racial em que se encontra o cinema brasileiro. A Cor do Cinema é um testemunho emocionante da força transformadora das histórias que contamos e das pessoas extraordinárias que as tornam possíveis.

CIDA TEM DUAS SÍLABAS 
19’, Livre, 2023
De Giovanna Castellari

A costureira Cida, de 60 anos, precisa assinar um documento em seu trabalho, mas não sabe ler o que diz nele. Com a ajuda da professora de sua neta, Cida se aproxima da alfabetização, ao mesmo passo que começa a se questionar sobre coisas que acontecem em seu ambiente de trabalho. 

Dia 2 segunda 17h:
MOSTRA PANORAMA NACIONAL I

UFFILME: 15 ANOS DE PERSISTÊNCIA 
40’, 10 anos, 2024
De Lucas Peçanha

Depois de anos de hiatus por conta da pandemia, a mostra interna de cinema do curso de cinema mais reconhecido do Brasil volta a acontecer, na recém-estreada sala de cinema do novo campus da universidade.

CINEMA - CAMINHO 
3’, Livre, 2023
De Maria Andrade

Um grupo de amigos discute maneiras de ir ao cinema mais próximo de sua cidade.

SOLOS 
14’, Livre, 2023
De Pedro Vargas

Em um canteiro de obras da cidade de São Paulo, Leonardo, um jovem pedreiro, começa a escutar um estranho som que vem do solo da obra em que trabalha.

LINEA 604 
8’, Livre, 2023
De Maria De Biase

Em um vilarejo silencioso, dois estranhos se encontram por acaso, à espera do ônibus da linha 604. Apesar da dificuldade de se entender, eles adentram a madrugada juntos, tentando fugir do silêncio e da solidão.

ESTELAR 
4’, Livre, 2024
De Olavo Fernandes

Nesta animação que mescla ilustração em película 35mm, arte digital, desenho animado, colagem, computação gráfica e imagem gerada por inteligência artificial, um cometa anão cruza galáxias atrás de seu companheiro perdido até encontrar o limite de sua realidade.

Dia 2 segunda 19h:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL II

MADRUGADA 
19’, 10 anos, 2022
De Gianluca Cozza e Leonardo da Rosa

Durante a madrugada, um grupo de homens arriscam as suas vidas entrando em trens de carga em movimento para recuperar restos de soja e vendê-los. Nas noites de trabalho sem fim em que corpos desaparecem, engolidos pelas impressionantes paisagens industriais do porto do Rio Grande-RS, somos enredados pela crise econômica brasileira.

ROGER É UM MICRO-ONDAS 
7’, Livre, 2024
De Gabriel de Freitas Araújo

Roger é um micro-ondas é a história de dois irmãos que decidem resolver seus problemas financeiros de forma extrema: A realidade de Roger e Roni vira de cabeça para baixo quando, para economizar em eletrodomésticos, um dos irmãos toma a decisão arriscada de passar por uma cirurgia que o transforma em um micro-ondas.

OS PEIXES MAIS LINDOS DO MUNDO 
19’, 12 anos, 2023
De Gabriel Saraiva e Gabriela Pazini

Catarina é uma jovem da baixada fluminense que luta para se adaptar às mudanças que vêm ocorrendo em sua vida. Ainda de luto pela morte de sua mãe e desesperançosa em relação a suas perspectivas de futuro, quando seu ensino médio vai chegando ao fim, a jovem vê sua vida adulta tomando forma de maneira abrupta. Enquanto tenta aprender a amadurecer e como lidar com toda essa pressão, Catarina acaba desenvolvendo uma estranha obsessão por peixes.

MANTIQUEIRA 
17’, Livre, 2023
De Beatriz Tadioto

Grávida e acompanhada de sua filha, Ana retorna à casa de sua mãe hospitalizada - onde é confrontada por memórias de uma relação turbulenta, e forçada a lidar com os dilemas da maternidade.

Dia 3 terça 17h:
MOSTRA PANORAMA NACIONAL II

MEIO ÉDEN 
20’, 12 anos, 2023
De Clara Estolano

Em uma manhã dos anos 90, a florista Ádina realiza afazeres domésticos após aparentes desentendimentos com o marido.

O QUE FICA DE QUEM VAI 
19’, 10 anos, 2024
De Vinícius Cerqueira e André Zamith

Ao descobrir que a corrente de cruz do falecido cunhado não está junto às provas legais do acidente, Jackson inicia seu dia como entregador de aplicativo com uma missão extra: encontrar esse item de valor sentimental. Desde a morte de Alex, Jackson se esforça para manter a perseverança diante das contas atrasadas, mas a rotina é exaustiva e as lembranças de Alex, cada vez mais presentes. 

MEU ÚLTIMO FILME 
10’, 12 anos, 2023
De Lucas Miranda Gonçalves

Ao se deparar com a possibilidade de nunca mais fazer cinema, um cineasta em crise revisita sua própria relação com o audiovisual para construir o melhor filme possível enquanto ainda lhe resta tempo.

O CAPITÃO QUE NÃO PODIA ABANDONAR O NAVIO 
8’, 10 anos, 2023
De Camila C. Bastos

Entre os delírios de uma prolongada internação hospitalar, um deprimido Capitão de navio é guiado por seres folclóricos para as águas, diante da vontade de voltar para casa.

ESCOLACHO
7’, 10 anos, 2023
De Camilla Mussauer

Uma família se reúne para falar sobre a herança da falecida matriarca quando são surpreendidos com uma visita inusitada que vai alterar completamente o rumo daquela tarde.

Dia 3 terça 19h:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL III

SIRIUS NÃO É TÃO LONGE 
14’, Livre, 2024
De Nick Sanches

O último dia de Sófia na cidade foi o mesmo dia que me senti sozinha.

DONA BIU 
4’, Livre, 2024
De Gabriela Taulois

Dona Biu é uma benzedeira de uma cidade do interior do Brasil. O curta acompanha sua rotina ao acordar até começar a realizar suas curas. A história é narrada na perspectiva de uma moradora da cidade por meio de suas memórias de infância.

URUBU ATERRADO 
20’, Livre, 2023
De Weslley Oliveira Pinto

Mãe e filho abrem um baú de memórias enterradas e decidem voltar à praia onde foram despejados anos antes e confrontar seu passado.

ESSE NAVIO VAI AFUNDAR 
6’, 14 anos, 2024 
De Luc da Silveira

Entre sombras do passado e perturbadores ecos do presente, "Esse navio vai afundar" mergulha na essência aterradora de um matrimônio corroído. Trata-se de um found footage meticulosamente montado a partir de filmes Super 8 de uma cerimônia de casamento dos anos 70. Sob promessas e rituais religiosos, o curta revela, trinta anos antes do divórcio, que o navio estava afundando desde o princípio.

AVES COLORIDAS 
12’, Livre, 2023
De Angelo Pignaton

Pai e filho saem de casa juntos, cedo pela manhã. O pai vai fotografar aves, enquanto seu filho filma a "passarinhada". 

Dia 4 quarta 17h:
MOSTRA PANORAMA NACIONAL III

COÉ, CADÊ MEU ISQUEIRO? 
29’, 16 anos, 2022
De Ariel Moraes e J.P. Santos

Após uma sessão noturna de jogos, fumaça e bebidas. Na manhã seguinte de carnaval, um grupo de jovens amigos estão se preparando para a folia das ruas cariocas. Momento que Lucas prende todos no apartamento para tentar descobrir quem ali roubou seu isqueiro.

CHURRASCO NORMAL PARA PESSOAS NORMAIS (COM CARNES AO PONTO)
18’, 16 anos, 2023
De Matheus Meira

Um grupo de velhos amigos se reúne para um churrasco. Tudo parece bem, até que a jornada carnívora vai tomando um rumo inesperado e o tal "churrasco normal" vai se tornando cada vez mais absurdo e surreal.

A ÚLTIMA CEIA 
5’, Livre, 2023
De Luly

A Última Ceia se propõe a construir um tableau vivant da obra do da Vinci e contrapor a uma ideia pré-estabelecida historicamente e socialmente.

CARCINIZAÇÃO 
10’, 14 anos, 2023
De Denis Souza

Três amigos estão passando por mudanças em suas vidas. Liz quer mudar o estilo de música que toca, Mari quer trancar a faculdade e P1 quer virar um caranguejo.

O CIRCO WURDULAK 
10’, 12 anos, 2023
De Ana Paula Godoy

A convite de Alec, um misterioso e sedutor homem, Joaquim adentra na famigerada tenda itinerante do novo circo da cidade e se encanta com o freak show circense. Hipnotizado, terá o mesmo fim dos outros desaparecidos: será devorado pelo Wurdulak por Sasha, a forma feminina e monstruosa de Alec.

Dia 4 quarta 19h:
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL IV

MONALISA 
17’, Livre, 2023
De Tainá Giovana Lima

Entre memórias e fantasias, Marcos ,Maria e Monalisa encaram suas inseguranças, desejos e medos.

PENUMBRA 
12’, 10 anos, 2023
De Jonathan Aguiar Cruz

Numa madrugada, Enzo é deixado sozinho em casa por sua mãe, Regiane, que saiu para trabalhar. Ao acordar e perceber que as luzes de sua casa não estavam funcionando, o menino se encontra sozinho e desamparado, até que recebe uma visita inesperada de sua avó, Marcélia.

PALAVRAS CRUZADAS 
20’, 12 anos, 2023
De Marthina Baldwin

Nas palavras cruzadas que acompanham o café, uma lacuna em branco suscita o rearranjo dos espaços e tempos que compõem a casa de uma senhora. A residência se remolda para rememorar traumas e reações emocionais, em um embaralhamento temporal que, vivido ou não, conduziu ao que, a depender do ponto de vista, consideramos o cenário do fim: a folha de jornal, a embalagem de bala e a caneca dourada.

CALABOCA E ESCUTA 
20’, 12 anos, 2022
De Daniel Bretas

“Calaboca e Escuta” adapta a HQ homônima, de 2015. O curta, dirigido por Daniel Bretas, autor da história original, abrange conflitos existenciais do indivíduo tecnológico contemporâneo em quatro contos que mesclam cenas em live action e animação numa tentativa de canalizar a realidade durante um período de pós-verdade.

ANTES QUE O SOL ESCAPE 
4’, Livre, 2024
De Lia Fortes

Enquanto o dia acaba, Maia pensa nos momentos que vão embora, tão rápidos quanto o pôr do sol. Embarca em um sonho no qual declara seu amor por Ana por meio de uma dança na praia.


Ingressos

Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00 
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública  - R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

leg livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema

Sem notícias no momento

*A Musicalidade Preta Brasileira em destaque com a Banda Um Amô no Festival Ecos Urbanos*

Quarteto fará um show especial para celebrar a diversidade e pluralidade da música negra brasileira com grandes clássicos que marcaram gerações.

No dia 28 de setembro, às 20h, o Teatro da UFF será palco da apresentação da Banda Um Amô, que trará a riqueza da musicalidade preta brasileira durante o Festival Ecos Urbanos. O repertório incluirá clássicos de artistas como Dona Ivone Lara, Sandra de Sá, IZA, Jorge Ben Jor, Seu Jorge e Raça Negra, buscando exaltar a diversidade da música negra.

— Queremos mostrar como a música preta é rica e repleta de influências — afirma Mariana Braga, vocalista da banda. Cada artista homenageado é uma fonte de inspiração e referência, refletindo a conexão da Banda Um Amô com suas raízes.

O espetáculo promete ser uma celebração da cultura afro-brasileira, com um show que vai envolver o público. — A música preta é uma expressão autêntica do nosso povo, e queremos que todos sintam essa energia — completa Mariana.

Sobre a Banda Um Amô

Formada por um quarteto de talentosas mulheres pretas, oriundas do universo das escolas de samba, a banda Um Amô traz para o palco toda a essência e sonoridade única das baterias de samba. Com o uso dos característicos instrumentos como surdos, caixa, repique e tamborim, combinados com baixo, guitarra, cavaco e violão, a banda oferece uma experiência musical única. 

A formação da Banda Um Amô inclui Mariana Braga, responsável pelos vocais, violão e cavaco, Thalita Santos nos surdos 1, 2 e 3, Allana Marinho no tamborim e repique, e Bia Tinoco na caixa.


28 de setembro de 2024
Sábado | 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  Livre

O samba do Terreiro da Vovó foi fundado em 16 de abril de 2011, na zona norte de Niterói, no bairro Fonseca. A intenção dessa reunião cultural, se deu da necessidade em resgatar o samba tradicional, fazendo desse projeto um ponto de resistência, verdade e muito amor pelo samba. Ao longo desses 11 anos conseguimos manter uma caminhada de muito suor onde fizemos apresentações em duas edições do dia nacional do samba em Niterói, live no teatro municipal de Niterói, 10 anos participando do trem do samba no município do Rio de Janeiro e no dia 27 de outubro de 2022 foi oficializado em votação no plenário da Câmara de Vereadores de Niterói que o Samba do Terreiro da Vovó passa a ser PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE NITERÓI . Na Sede do Terreiro da Vovó já passaram nomes consagrados do nosso samba e muito amigos da nova geração do samba, que tem como objetivo levantar a sua bandeira do samba colocando assim no lugar mais alto no que é de direito.

FICHA TÉCNICA

JAIR SILVA – CAVAQUINHO E VOZ; 

PEDRO OLIVEIRA – BANJO E VOZ; 

GUILHERME RAMOS – PANDEIRO E VOZ; 

MATEUS PACHECO – TANTÃ E VOZ; 

FLÁVIO SILVÉRIO – RECO-RECO E VOZ;


29 de setembro de 2024
Domingo | 19h
Jardim da Reitoria
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Entrada Franca

Chegou o aniversário do Cine Arte UFF! Dia 12, início da cine semana, a sala mais querida de Niterói completa 56 anos de existência, resiliência e muita cinefilia. Para comemorar preparamos a MOSTRA CINEMA É CACHOEIRA, com cinco filmes dirigidos pela dupla Glenda Nicácio e Ary Rosa, um recorte da produção audiovisual contemporânea feita no Recôncavo Baiano. De 11 a 15 de setembro com preço único de R$ 5,00. Preparamos mais uma surpresa para a semana de aniversário: pré-estreia de O DIA QUE TE CONHECI, novo filme da produtora mineira Filmes de Plástico (de Marte Um), com a presença do diretor André Novais Oliveira e da atriz Grace Passô. Chega ao nosso cinema o aguardado MOTEL DESTINO, de Karim Aïnouz, filme brasileiro que agitou o festival de Cannes este ano. O noir erótico tropical tem conquistado os críticos e o público com sua ousadia. Também preparamos a chegada de BACK TO BLACK, cinebiografia da cantora Amy Winehouse que, se estivesse viva, também estaria fazendo aniversário no dia 14 de setembro. O filme teve uma elogiada atuação de Marisa Abela e uma trilha sonora que dispensa comentários. E por falar em trilha sonora memorável, seguimos com mais sessões do cine concerto STOP MAKING SENSE, em exibição impecável no Cine Arte UFF. Encerrando a semana, mais oportunidades (reta final) para OTHELO, O GRANDE, O MAL NÃO EXISTE, FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE e MAIS PESADO É O CÉU. Vem pro cinema celebrar nossos 56 anos de existência! (LC)

O DIA QUE TE CONHECI – pré-estreia seguida de debate com o diretor André Novais de Oliveira e a atriz Grace Passô. Mediação de Lia Bahia.
Dia 17 terça 20h
O dia que te conheci, Brasil, 2023, 71´, 12 anos, DCP
De André Novais Oliveira
Com Renato Novais Oliveira, Renato Novaes, Kelly Crifer, Fabrício FBC

Todo dia Zeca tenta levantar cedinho para pegar o ônibus e chegar, uma hora e meia depois, na escola da cidade vizinha, onde trabalha como bibliotecário. Acordar cedo anda cada vez mais difícil. Há algo que o impede de manter esse cotidiano. Um dia Zeca conhece Luísa.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jL1qKWTMN-k

BACK TO BLACK
Dia 13 sexta 15h50 | Dia 14 sábado 17h40 | Dia 16 segunda 17h50
Back to black, Reino Unido/França/EUA, 2024, 122’, 16 anos, DCP
De Sam Taylor-Johnson
Com Marisa Abela, Jack O’Connell, Eddie Marsan, Lesley Manville

O filme narra a vida e a música de Amy Winehouse, através da jornada da adolescência até sua morte precoce, aos 27 anos. A história explora as muitas camadas da artista inglesa, além de seu relacionamento amoroso tumultuado e a criação de um dos álbuns mais vendidos do nosso tempo, que lhe rendeu seis prêmios Grammy. Até hoje, Amy é considerada uma das grandes lendas da música soul e R&B.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad

Trailer: BACK TO BLACK | Trailer Oficial

MOTEL DESTINO
Dia 12 quinta 17h50 | Dia 15 domingo 17h50 | Dia 16 segunda 20h10 | Dia 17 terça 14h | Dia 18 quarta
20h10
Brasil, 2024, 115’, 18 anos, DCP
De Karim Aïnouz
Com Com Iago Xavier, Nataly Rocha, Fábio Assunção

Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: Motel Destino – Trailer oficial


Mostra CINEMA É CACHOEIRA – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio – R$ 5,00 para todos

ATÉ O FIM
Dia 12 quinta 20h
Brasil, 2020, 91’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz

Geralda está trabalhando em seu quiosque à beira de uma praia no Recôncavo da Bahia quando recebe um telefonema do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer momento. Ela avisa suas irmãs Rose, Bel e Vilmar. O encontro promovido pela espera da morte se torna um momento de desabafo e reconhecimentos das quatro irmãs, que não se reúnem desde a morte da mãe, há 15 anos.

Trailer: https://youtu.be/gvL4tsX1f3Y

MUGUNZÁ
Dia 13 sexta 20h
Brasil, 2022, 99’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Fabrício Boliveira

Arlete acorda e está tudo fora do lugar. Ela perdeu um amor, um filho, a casa e agora quer justiça.

Trailer: https://youtu.be/DRxWnYMHPGI

VOLTEI!
Dia 14 sábado 20h
Brasil, 2021, 78’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Arlete Dias, Mary Dias, Wall Diaz

Brasil, 2030. As irmãs Alayr e Sabrina estão ouvindo no radinho de pilha o julgamento que pode mudar os rumos de um país “sem energia”. Elas são surpreendidas por Fátima, a irmã que volta dos mortos para confraternizar nessa noite histórica.

Trailer: https://youtu.be/QhNBUu_5Zcc

CAFÉ COM CANELA
Dia 15 domingo 20h
Brasil, 2016, 103’, 14 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio

Com Valdinéia Soriano, Aline Brune, Babu Santana, Arlete Dias, Aldri Anunciação, Guilherme Silva, Antônio Fabio, Dona Dalva Damiana de Freitas, Michelle Mattiuzzi

Recôncavo da Bahia. Margarida vive em São Félix, isolada pela dor da perda do filho. Violeta segue a vida em Cachoeira, entre adversidades do dia a dia e traumas do passado. Quando Violeta reencontra Margarida inicia-se um processo de transformação marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores.

Trailer: https://youtu.be/ZrU2hMZu9wk


FERNANDA YOUNG – FOGE-ME AO CONTROLE 
Dia 13 sexta 18h10 | Dia 14 sábado 14h | Dia 17 terça 16h10
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira

De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg

O MAL NÃO EXISTE
Dia 16 segunda 14h | Dia 18 quarta 16h
Aku wa sonzai shinai, Japão, 2023, 106´, 14 anos, DCP
De Ryusuke Hamaguchi
Com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka, Ayaka Shibutani, Hazuki Kikuchi, Hiroyuki Miura

Takumi e sua filha Hana moram na vila de Mizubiki, perto de Tóquio. Um dia, os habitantes da aldeia tomam conhecimento de um plano para construir um retiro perto da casa de Takumi, oferecendo aos moradores da cidade uma fuga confortável para a natureza. Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.

Trailer: O Mal Não Existe | Trailer Oficial [HD] | Imovision

MAIS PESADO É O CÉU
Dia 12 quinta 14h10 | Dia 18 quarta 18h10
Brasil, 2024, 98’, 16 anos
De Petrus Cariry
Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque

Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/FaD-aLKeG1M

OTHELO, O GRANDE
Dia 12 quinta 16h10| Dia 15 domingo 15h40 | Dia 16 segunda 16h10 | Dia 18 quarta 14h20
Brasil, 2024, 83´, 12 anos, DCP
De Lucas H. Rossi dos Santos

Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira. O documentário levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial, na Mostra Competitiva da Première Brasil e participou do 13th Annual BlackStar Film Festival em agosto nos EUA.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: Othelo, O Grande – Trailer Oficial

STOP MAKING SENSE 
Dia 14 sábado 15h50 | Dia 17 terça 18h
Stop Making Sense, EUA, 1984, 88´, 12 anos, DCP
De Jonathan Demme

O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como “Psycho Killer”, “Take Me to the River” e “Once in a Lifetime”. Vencedor de Melhor Documentário na National Society of Film Critics (1985), Stop Making Sense foi lançado pela primeira vez em 1984 e é considerado pelos críticos até hoje como o melhor filme-concerto de todos os tempos.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad

Trailer: STOP MAKING SENSE | Trailer Oficial 


Ingressos

Semana de Aniversário Cine Arte UFF – Todos os ingressos por R$ 10,00 (valor único)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

Mostra Ecos Urbanos

Pixinguinha – OSN e Convidados


Direção: Daniel Oliveira

Arranjos e regência: Flavio Mendes 

Textos e apresentação: João Carino

Solistas:

  • Silvério Pontes (trompete)
  • Fabiano Segalote (trombone)
  • Alexandre Maionese (flauta)
  • Whatson Cardozo (clarinete e sax tenor)
  • Ronaldo do Bandolim (bandolim)

Banda:

  • Rogério Souza (violão)
  • Fernando Brandão (cavaquinho)
  • Daniel Karin (pandeiro)

Programa:

Pixinguinha (1897-1973) e Vinícius de Moraes (1913-1980) – Lamentos

2 – “Desprezado”, Pixinguinha (1897-1973)

3 – “Já te digo”, Pixinguinha (1897-1973) e China (1888-1927)

4 – “Trombone atrevido”, Pixinguinha (1897-1973)

5 – “Paciente”, Pixinguinha (1897-1973) e Daniel Santos

6 – ‘Ainda me recordo”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

7 – “Vou vivendo”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

8 – “Urubatan”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

9 – “Rosa”, Pixinguinha (1897-1973), Octávio de Souza e Cândido das Neves (1899-1934)

10 – “Suite “Retratos”, 1o movimento (Pixinguinha)”, Radamés Gnattali (1906 – 1988)

11 – “1×0”, Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958)

12 – “Carinhoso”, Pixinguinha (1897-1973)


27 de setembro de 2024
Sexta | 19h
Cine Arte UFF

29 de setembro de 2024
Domingo | 10h30
Cine Arte UFF


Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

Mostra Ecos Urbanos


24 de setembro de 2024
Terça | 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 40 (inteira) – R$ 20 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa:  14 anos

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin