Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Cine Arte UFF - 05 a 11 de setembro

De 05/09/2024 a 11/09/2024

 

Semana que antecede o aniversário do Cine Arte UFF com muitas novidades. Lançamento de STOP MAKING SENSE, considerado o melhor filme-concerto de todos os tempos, celebrando os 40 anos da obra. A direção elogiadíssima é de Jonathan Demme (de O Silêncio dos Inocentes) que captura a energia e originalidade da banda Talking Heads. A qualidade da cópia e do filme merece ser vista e ouvida na projeção 4K e Dolby 7.1 do Cine Arte UFF. Lançamento também de OTHELO, O GRANDE, documentário que resgata um dos mais brilhantes atores do século XX. Sua genialidade deixou um legado inestimável para a cultura brasileira. O Grande Othelo volta ao hoje Cine Arte UFF, lugar que já foi seu palco em vida muitas vezes, quando o pomposo Cassino Icarahy tinha a honra de receber seus shows no passado. Chega também ao nosso cinema O MAL NÃO EXISTE, do aclamado diretor japonês Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza em 2023. Seguimos com mais oportunidades para os ótimos FERNANDA YOUNG - FOGE-ME AO CONTROLE, de Susanna Lira e MAIS PESADO É O CÉU, de Petrus Cariry, e as últimas oportunidades para RAPTO. Também entram nessa semana as duas últimas sessões e o encerramento do FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. Na SESSÃO CÁPSULA DO TEMPO, fechamos o primeiro ciclo com DE OLHOS BEM FECHADOS, último filme de Stanley Kubrick, que faz 25 anos em 2024. Uma belíssima Nicole Kidman, numa elogiada atuação provocativa, e que está sendo bastante relembrada na ousadia pela passagem do filme Babygirl essa semana no Festival de Veneza. E para encerrar, quarta-feira, véspera dos 56 anos do Cine Arte UFF, damos início a MOSTRA CINEMA É CACHOEIRA, que contará com cinco filmes dirigidos por Glenda Nicácio e Ary Rosa, um recorte do belo cinema contemporâneo realizado na região do Recôncavo Baiano. Quarta-feira exibimos ILHA, com a presença da diretora Glenda Nicácio. Vem pro cinema celebrar nossos 56 anos de existência! (LC)

OTHELO, O GRANDE -  LANÇAMENTO
Dia 05 quinta 15h10 | Dia 08 domingo 16h40
Brasil, 2024, 83´, 12 anos, DCP
De Lucas H. Rossi dos Santos

Grande Othelo foi um dos mais brilhantes atores brasileiros do século XX. Negro, órfão e neto de escravizados, ele desafiou o racismo estrutural ao eternizar seus personagens no cinema e na TV, abrindo caminhos para as futuras gerações de artistas negros. O filme oferece uma visão íntima e pessoal do homem que se tornou um ícone, deixando um legado inestimável na cultura brasileira. O documentário levou o Prêmio Redentor de Melhor Documentário no Festival do Rio, em sua estreia mundial, na Mostra Competitiva da Première Brasil e participou do 13th Annual BlackStar Film Festival em agosto nos EUA.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em PingPlay

Trailer: Othelo, O Grande - Trailer Oficial

STOP MAKING SENSE - LANÇAMENTO
Dia 08 domingo 20h10 | Dia 09 segunda 20h10 | Dia 10 terça 14h40 | Dia 11 quarta 16h50
Stop Making Sense, EUA, 1984, 88´, 12 anos, DCP
De Jonathan Demme

O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como "Psycho Killer", "Take Me to the River" e "Once in a Lifetime". Vencedor de Melhor Documentário na National Society of Film Critics (1985), Stop Making Sense foi lançado pela primeira vez em 1984 e é considerado pelos críticos até hoje como o melhor filme-concerto de todos os tempos.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em MobiLoad

Trailer: STOP MAKING SENSE | Trailer Oficial 

O MAL NÃO EXISTE
Dia 06 sexta 14h50 | Dia 08 domingo 14h30 | Dia 10 terça 16h50
Aku wa sonzai shinai, Japão, 2023, 106´, 14 anos, DCP
De Ryusuke Hamaguchi
Com Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka, Ayaka Shibutani, Hazuki Kikuchi, Hiroyuki Miura

Takumi e sua filha Hana moram na vila de Mizubiki, perto de Tóquio. Um dia, os habitantes da aldeia tomam conhecimento de um plano para construir um retiro perto da casa de Takumi, oferecendo aos moradores da cidade uma fuga confortável para a natureza. Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.

Trailer: O Mal Não Existe | Trailer Oficial [HD] | Imovision


Sessão CÁPSULA DO TEMPO
Dia 07 sábado 19h | Dia 10 terça 19h
DE OLHOS BEM FECHADOS
Sessão Cápsula do Tempo - Promoção – R$ 5,00 para todos 
Eyes Wide Shut, Reino Unido/EUA, 1999, 160’, 18 anos, DCP
De Stanley Kubrick

Com Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack

O doutor Bill Hartford leva sua esposa, Alice, para uma festa de Natal no apartamento de um de seus pacientes. Durante uma discussão sobre fidelidade, Alice confessa uma fantasia sexual envolvendo outro homem. Abalado com a revelação, Bill começa a vagar pelas ruas de Nova York numa noite de eventos inesperados nos quais o sexo e o perigo andam bem próximos. O último filme de Stanley Kubrick é uma livre adaptação da novela Breve Romance de Sonho, escrita por Arthur Schnitzler em 1926.


Mostra CINEMA É CACHOEIRA - Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio - R$ 5,00 para todos

ILHA
Dia 11 quarta 19h - Sessão seguida de debate com a diretora Glenda Nicácio e convidados
Brasil, 2018, 98’, 16 anos, DCP 
De Ary Rosa e Glenda Nicácio
Com Aldri Anunciação, Arlete Dias, Sergio Laurentino, Renan Mota, Valdinéia Soriano

Emerson é um jovem da periferia que quer fazer um filme sobre sua história na Ilha, um lugar onde quem nasce não consegue sair. Para realizar seu plano ele sequestra o cineasta Henrique e juntos os dois reencenam sua vida, com algumas licenças poéticas. Porém, no jogo de fazer cinema não há limites.  A produção conquistou os prêmios de ator (Aldri Anunciação) e roteiro (Ary Rosa) no Festival de Brasília 2018.​

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=MWKTTpgzBsA


FERNANDA YOUNG - FOGE-ME AO CONTROLE 
Dia 08 domingo 18h20 | Dia 09 segunda 16h20 | Dia 11 quarta 15h
Brasil, 2024, 87’, 12 anos
De Susanna Lira

De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração.

Trailer: https://youtu.be/sNNuu8T0RIg

MAIS PESADO É O CÉU
Dia 07 sábado 17h | Dia 09 segunda 18h10
Brasil, 2024, 98’, 16 anos
De Petrus Cariry
Com Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque

Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.

★ Acessibilidade > libras, audiodescrição, legenda descritiva em Movie Reading

Trailer: https://youtu.be/FaD-aLKeG1M

RAPTO
Dia 07 sábado 15h | Dia 09 segunda 14h20
Le ravissement, França, 2024, 97’, 14 anos
De Iris Kaltenbäck
Com Hafsia Herzi, Alexis Manenti, Nina Meurisse

Lydia, uma parteira dedicada, está no meio do término de um relacionamento. Ao mesmo tempo, sua melhor amiga avisa que está grávida e pede que Lydia acompanhe a gestação. Ela se apaixona por Milos, um caso de uma noite e, enquanto carrega o bebê de sua amiga nos braços, Lydia embarca em uma jornada traiçoeira que pode custar tudo que ainda lhe resta.

Trailer: https://youtu.be/sfKgzHg5Mk8

_______________________________________________________________________________________

22º FBCU - FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO - ENTRADA FRANCA

Dia 5 quinta 17h: MOSTRA PANORAMA NACIONAL IV

DEUS NÃO DEIXA
20’, Livre, 2023
De Marçal Vianna

Miguel deixou de se apresentar como Mika Sapequinha: cortou os cabelos, largou as saias e criou uma nova versão para si. Frequentador da Igreja Evangélica enfrenta uma jornada de autoconhecimento.

COMO É SER NEGRO NO BRASIL?
19’, 12 anos, 2022
De Lucas Peçanha e Gyovanna Nascimento

Cinco moradores negros da Zona Norte do Rio de Janeiro, de diferentes gerações, denunciam casos de racismo que sofreram ao longo da vida, mostrando como resistiram e se empoderaram.

IMPERCEPTÍVEL
11’, Livre, 2023
De Yuri Lima

No dia da apresentação do seu TCC, Eliana, estudante de jornalismo, enfrenta desafios que vão determinar não só o seu futuro profissional, mas também o rumo de toda a sua vida.

CARTA ABERTA À MINHA SAUDADE
3’, Livre, 2023
De Sophia Leite Lima e Gabriela Esteves

Uma poesia narrada que retrata a saudade de maneira subjetiva. Sobre a rapidez que o tempo passa, e de como crescemos, vivemos e sentimos saudades de uma pessoa, de um lugar ou de um momento vivido outrora.

FLUXO - O FILME
14’, 12 anos, 2023
De Filipe Barbosa

Fábio, jovem negro da Cidade Tiradentes, se reconecta com seu passado e enfrenta desafios internos no caminho para um baile funk com amigos. O filme investiga as experiências de jovens que vivem no extremo leste da cidade de São Paulo, considerada um dos principais pilares do funk na cidade.

Dia 5 quinta 19h: MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL V

AS PLACAS SÃO INVISÍVEIS
24’, Livre, 2024
De Gabrielle Ferreira

“As placas são invisíveis” revela a Universidade de São Paulo a partir da visão de 5 estudantes negras, em 2015, um momento de ebulição da luta pró- cotas, dentro de uma das instituições mais elitizadas do país.

BUSCO-ME
19’, Livre, 2023
De Maria Camila Ortiz, Suelen Rodrigues, Felipe Chiaretti e Santiago Mendez

Luisa Boaventura, uma mulher que está começando a esquecer, perdendo-se, por vezes, no labirinto das suas lembranças. No terminal de ônibus, ela escreve textos na tentativa de salvaguardar as suas memórias, especialmente aquelas que envolvem o grande amor de sua juventude.

CÂMERA NUA
10’, 12 anos, 2023
De Guilherme Maia

Uma câmera viaja até Santo Amaro, cidade no interior da Bahia.

CONCHA DE ÁGUA DOCE
11’, Livre, 2022
De Lau Azevedo e João Pires

Após anos vivendo na capital, Ariel retorna à sua cidade natal no litoral com uma nova identidade de gênero, tendo que lidar com todos os sentimentos que ficaram internalizados durante essa ausência ao mesmo tempo em que reencontra sua irmã mais nova, Ana.

Dia 6 sexta 17h: MASTERCLASS COM BETE BULLARA - Homenageada do 22º FBCU

O CINEMA NA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO DE CINEMA

Como explorar o cinema para enriquecer o aprendizado e transformar a maneira como a educação é percebida e praticada? Ministrada por Bete Bullara, a masterclass mergulha no universo do cinema como ferramenta educativa e na formação de uma nova geração de cineastas. Além de influenciar a formação cultural e social, o cinema pode fomentar a criatividade e desenvolver habilidades críticas nos estudantes.

Dia 6 sexta 19h: ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO

Com coquetel de encerramento ao final da premiação.


Ingressos
Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00 
Servidores da UFF, estudantes da rede pública e professores do ensino básico da rede pública  - R$ 10,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção – R$ 5,00
Canais de venda:
Guichê Web e Bilheteria

leg livre

TRAILER

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Cinema


INGRESSOS

Inteira – R$ 30,00 | Meia – R$ 15,00
(Exceto segundas-feiras)

Preço promocional para estudantes,
servidores e professores da UFF
e estudantes da rede pública – R$ 10,00

Segunda-feira  – R$ 5,00
(Promoção para todos!)

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin