Chamada pública – Territórios da Arte

Ampliar o campo de articulações entre o Centro de Artes UFF e os estudantes, fomentar a troca de saberes, valorizar a produção cultural e artística da universidade, fortalecer experiências de êxito e ações inovadoras e estimular a formação de redes culturais universitárias são os objetivos da chamada pública que o Centro de Artes UFF lança hoje, dia 31 de agosto. O edital visa à participação de coletivos da Universidade Federal Fluminense no projeto Territórios da Arte – Interculturalidades, que ocorrerá entre os dias 2 e 13 de outubro de 2017. As inscrições da chamada pública podem ser feitas de 31 de agosto até as 18h do dia 13 de setembro.

Por coletivo entende-se um grupo de atores sociais, que se articulam para ações de caráter político, social e artístico enquanto organizadores flexíveis autogestionados, formalizados ou não, que produzem situações artísticas e culturais de forma colaborativa.

Para participar, é preciso que pelo menos um dos integrantes do coletivo seja aluno ou aluna presencial de graduação ou pós-graduação da UFF, com matrícula ativa. Cada estudante proponente só poderá apresentar uma proposta para ser contemplada.

O edital contempla todas as linguagens artísticas – artes cênicas, dança, audiovisual, fotografia, artes plásticas, debates, eventos e afins – e cada coletivo contemplado deverá realizar duas intervenções ou apresentações em campi distintos da UFF.

Os selecionados ganharão uma bolsa de R$ 800 (dividida em duas parcelas, antes e depois do evento) e pagas ao aluno responsável pela proposta contemplada. Os coletivos irão desenvolver seus trabalhos conforme a programação e horários que a produção do Territórios da Arte – Interculturalidades disponibilizará e dentro da estrutura que a produção do projeto fornecerá: equipamentos técnicos (som e iluminação), espaços físicos dentro da universidade (teatros, galerias, cinema, auditórios, jardins, etc) e transporte (ida e volta) para fora do campus de origem.

O Formulário de Inscrição pode ser acessado em: https://goo.gl/77tDJe

Os resultados estão previstos para serem divulgados no dia 15/09 (pré-recursos) e 18/09/2017 (pós-recursos).

Sobre o Territórios da Arte:

Realizado pelo Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Fundação Nacional da Arte (Funarte), o projeto visa promover uma discussão das políticas culturais, envolvendo as diversas linguagens e manifestações artísticas e seus realizadores, de forma a produzir e fortalecer os arranjos criativos locais e elaborar uma cartografia narrativa das expressões artísticas da cidade. O projeto tem por premissa a realização de encontros abertos ao público e com programação gratuita. Através de uma dinâmica de seminários e capacitações de abrangência nacional, a iniciativa já percorreu quatro cidades: Cuiabá/MT, Florianópolis/SC e Belém/PA e Recife/PE, chegando em outubro a Niterói/RJ.

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO EDITAL