Skip to main content
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Geral

Brasil: A Margem

Com uma semana inteira de eventos, a proposta do projeto “BRASIL: A MARGEM ” é sensibilizar o público, por meio da arte e da cultura, para uma constatação: o Brasil da atualidade se coloca diante de situações-limite e de necessidades de superação. O Brasil, dito país do futuro na propaganda dos anos setenta, precisa olhar para a frente e se pensar melhor, mas sua urgência é do tempo presente.
 
Num país à margem de suas possibilidades e com grande parcela de sua população à margem do próprio exercício das sociabilidades, é urgente pensar em tais situações-limite. A metáfora da margem traz à toma um lugar de impasses e indefinições, um campo de possibilidades em que conflitam forças reativas, com seus aparatos de contenção e repressão, e, por outro lado, forças ativas de criação, reação e emancipação. Se antes, nos oitenta,  perguntávamos “Que País é esse?” ou demandávamos “Brasil, mostra a tua cara!”, hoje o país escancara sua própria face, esbanjando dor, exclusão e violência.
 
BRASIL: A MARGEM é a constatação desse estado de coisas, dessa urgência que conclama para muitas frentes. O convite é para que o  o público possa interagir com as diversas vozes e expressões que perpassam os espaços do Centro de Artes UFF e ecoam por todo o país.
 
Na agenda da semana “BRASIL: A MARGEM” estão exposições, sarau, música, debate, feira e mostra de filmes.

Clique aqui para acessar a PROGRAMAÇÃO

WordPress Video Lightbox Plugin