Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

A partir da imaginação

De 08/08/2018 a 16/09/2018

 

Afirmar o que existiu

“O hotel que não existe mais”, título de um dos trabalhos apresentados por Luciana Grizoti em sua primeira mostra individual, pode ser tomado como o vetor poético de sua produção, ao anunciar – no presente – um edifício desaparecido. Que essa construção seja um hotel, espécie de “não-lugar”, é também significativo de seus interesses. Entre esse incerto hotel da imaginação, que nos chega apenas como legenda de imagens arruinadas, e “Ultraútero”, caminhamos do mais estranho ao mais íntimo, sem sermos confortados com nenhum tipo de certeza.

Em “Ultraútero”, uma mulher aponta uma pistola para um alvo fora da imagem. A densa vegetação oculta parcialmente suas pernas. Ao fundo, uma cerca precária delimita vagamente o território. A mulher é muito jovem, usa roupas claras e leves, e se parece com a artista. Um áudio menciona marcas de origem – “o nascimento depois da feijoada”, “a irmã que veio antes”. Será aquela “a mulher mais forte de seu tempo”? Sobre essa foto de família não são oferecidas mais certezas do que sobre as fotos do álbum de um desconhecido, que deu origem a “O hotel que não existe mais”. O passado é imaginado, negociado com nacos de lembranças à espera de algum sentido e redenção – a memória depende da imaginação, sabe bem a artista.

As produções apresentadas nascem de uma dinâmica poderosa que separa palavras e imagens, abrindo ficções-em-fuga. “O hotel que não existe mais” tem a a força ficcional de um conto, que, como diria Ricardo Piglia, é um gênero marcado pela cisão e narra sempre duas histórias, uma visível e outra secreta. Em suas produções, Luciana Grizoti parece estar interessada justamente nas cisões, nas intrigas que tensionam o visível e o dizível. Seus trabalhos afirmam que a construção da imagem exige um maravilhoso esforço de imaginação, e, assim, nos surpreendemos em um “quase Havaí”, “em frente ao Buda que existiu”, numa “esquina toda vermelha”.

Leila Danziger - Curadora

Artista: Luciana Grizoti

Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos
Inauguração 08 de agosto de 2018 | 19h
Visitação até 16 de setembro
Entrada Franca
Segunda a Sexta, das 10h às 22h
Sábados e Domingos das 13h às 22h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Artes Visuais

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin