Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Cinema

8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022

O 8½ Festa do Cinema Italiano é um evento cinematográfico que nasceu em Lisboa em 2008 e em quase dez anos expandiu sua programação, com crescente sucesso, em diferentes países de língua portuguesa, chegando em 2014 no Brasil.

A partir de sua 3ª edição em 2016 passou a ser realizado simultaneamente em várias cidades do país, tornando-se o maior evento de cinema italiano a nível nacional. Em 2020 e 2021, 8½ Festa do Cinema Italiano continuou as suas atividades on-line com um grande evento virtual que, em dois anos, juntou mais de 200.000 espectadores. 

Este ano, 8½ volta a ser um evento presencial que terá lugar nas principais salas de cinema do Brasil. Com nove filmes produzidos entre 2019 e 2022, o festival tem como destaques o clássico Mamma Roma, de Pasolini, e a grande homenagem a Ennio Morricone.

Dia 04 quinta ENNIO, O MAESTRO 
Dia 05 sexta TEMPOS SUPER MODERNOS
  LEONORA, ADEUS
Dia 06 sábado LAÇOS
  GUIA ROMÂNTICO PARA LUGARES PERDIDOS
Dia 07 domingo EU, LEONARDO
  TINTORETTO – UM REBELDE EM VENEZA
Dia 08 segunda LEONORA, ADEUS
  MAMMA ROMA
Dia 09 terça GUIA ROMÂNTICO PARA LUGARES PERDIDOS
  MULHERES REBELDES
Dia 10 quarta TINTORETTO – UM REBELDE EM VENEZA
  IL BUCO

 

ENNIO, O MAESTRO 
Dia 04 quinta 19h20

Ennio, Itália/Bel/Hol/Jap/Chi/Ale, 2021, 150′, 12 anos
De Giuseppe Tornatore

O documentário de Tornatore, diretor de Cinema Paradiso, segue a carreira do lendário compositor Ennio Morricone, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de 500 trilhas sonoras. Com entrevistas e depoimentos de músicos e diretores como Quentin Tarantino, Quincy Jones, Bruce Springsteen, John Williams e Clint Eastwood, o longa traz fatos não revelados sobre o compositor, como seu amor por xadrez, que pode ter ajudado em suas composições, e seus pensamentos por trás de cada música. Prêmio David di Donatello de Melhor Documentário, Melhor Montagem e Melhor Som.

 

EU, LEONARDO
Dia 07 domingo 15h

Io, Leonardo, Itália, 2019, 90′, 12 anos
De Jesus Garces Lambert
Com Luca Argentero, Angela Fontana, Massimo De Lorenzo

Um olhar inédito sobre um dos maiores pensadores da História. O filme explora o homem, o artista, o cientista e o inventor Leonardo Da Vinci. O protagonista é a mente de Leonardo, um espaço que o acompanha na evocação dos momentos mais significativos de sua vida, um lugar vasto e abstrato em que a natureza e as cenas interiores convivem e o seu gênio ganha vida.

 

GUIA ROMÂNTICO PARA LUGARES PERDIDOS
Dia 06 sábado 18h | Dia 09 terça 20h

Guida romantica a posti perduti, Itália, 2020, 106′, 14 anos
De Giorgia Farina
Com Clive Owen, Jasmine Trinca, Irène Jacob

Allegra é uma blogueira de viagens que nunca põe o pé para fora de casa, sofre de ataques de pânico e tem todas as fobias do mundo. Benno é alcoólatra e bebe até esquecer de si mesmo. Ela não consegue controlar mais o seu medo do mundo e ele não consegue controlar sua dependência em álcool. Vizinhos desconhecidos um do outro, encontram-se numa noite de tempestade. Este acaso conduz o improvável casal para uma viagem de autodescoberta entre lugares perdidos e esquecidos.

 

IL BUCO
Dia 10 quarta 18h30

Il buco, Itália/Fra/Ale, 2021, 93′, Livre  
De Michelangelo Frammartino
Com Paolo Cossi, Jacopo Elia, Denise Trombin

Jovens espeleólogos exploram a caverna mais profunda da Europa no intocado interior da Calábria. O fundo do Abismo Bifurto, 700 metros abaixo da terra, é alcançado pela primeira vez. A aventura dos intrusos passa despercebida pelos habitantes de uma pequena aldeia vizinha, mas não pelo velho pastor do planalto de Pollino, cuja vida solitária começa a se entrelaçar com a jornada do grupo. Com seu estilo único, Frammartino devolve a tridimensionalidade à tela, deixando que a própria natureza e a humanidade se revelem de acordo com os seus ritmos. Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza 2021.

 

LAÇOS
Dia 06 sábado 16h

Lacci, Itália/França, 2020, 100’, 16 anos
De Daniele Luchetti
Com Alba Rohrwacher, Luigi Lo Cascio, Laura Morante, Silvio Orlando, Linda Caridi

A invasão do apartamento de um casal desperta lembranças do turbulento casamento, marcado por um período de infidelidade e abandono. Já adultos, seus filhos vivem as consequências dessa estranha fase. Baseado no livro de Domenico Starnone, o filme aborda esse casamento em crise, ambientado em Nápoles e Roma, durante um longo período a partir da década de 1980. Linda Caridi foi a vencedora do primeiro RB Casting Award da história do Festival de Veneza, prêmio escolhido por um júri formado por diretores de elenco.

 

LEONORA, ADEUS
Dia 05 sexta 20h20 | Dia 08 segunda 18h10

Leonora addio, Itália, 2022, 90’, 12 anos
De Paolo Taviani
Com Fabrizio Ferracane, Matteo Pittiruti, Dania Marino

Após permanecer por décadas em um grande cemitério, as cinzas do escritor Luigi Pirandello são, enfim, transferidas para o pequeno vilarejo de seu nascimento, conforme os desejos da família e do artista. No entanto, a transferência dos restos mortais é marcada por inúmeros acontecimentos surreais – alguns deles baseados nas próprias ficções do autor. Prêmio da crítica internacional no Festival de Berlim 2022.

 

MAMMA ROMA
Dia 08 segunda 20h

Mamma Roma, Itália, 1962, 106′, 12 anos
De Pier Paolo Pasolini
Com Anna Magnani, Ettore Garfolo, Franco Citti

Mamma Roma é uma prostituta de meia-idade que sonha em mudar de classe social para poder voltar a viver com seu filho adolescente, Ettore. Ela faz de tudo para dar uma vida melhor a ele, mas o jovem não quer saber de estudar ou trabalhar e vive na rua com os amigos arruaceiros. Quando o passado de Mamma volta a atormentá-la, ela vai perceber que o recomeço é incerto e, talvez, inalcançável.

 

MULHERES REBELDES
Dia 09 terça 17h40

Una femmina, Itália, 2022, 120’, 14 anos
De Francesco Costabile
Com Lina Siciliano, Fabrizio Ferracane, Anna Maria De Luca

Rosa é uma jovem inquieta e rebelde, que vive com a avó e o tio numa cidade da Calábria, entre montanhas e rios secos. Para Rosa, chegar à idade adulta significa trair a sua família e buscar a vingança, mas quando esta família é a ‘Ndrangheta – uma organização mafiosa – cada passo pode ser fatal. Costabile faz sua estreia na direção de longas-metragens com um poderoso drama, com toques de terror psicológico, sobre a luta de uma mulher contra as estruturas arcaicas da máfia calabresa.

 

TEMPOS SUPER MODERNOS
Dia 05 sexta 18h10

E noi come stronzi rimanemmo a guardare, Itália, 2021, 108′, 12 anos
De Pif
Com Fabio De Luigi, Ilenia Pastorelli, Pif

Arturo é um gerente promissor que introduz em sua empresa um algoritmo para ajudar os funcionários a trabalhar menos e melhor. Porém, o algoritmo decide que o trabalho de Arturo é supérfluo e ele é demitido. Além dos problemas no trabalho, ele perde a namorada e os amigos. O seu único consolo será Stella, um holograma criado por um aplicativo que encarna todas as suas preferências. Quando o teste gratuito do aplicativo acaba, Arturo é incapaz de renovar a sua assinatura e perde Stella. Agora, ele será forçado a dar um passo em frente, em busca do amor real e de sua liberdade. Pif, pseudónimo de Pierfrancesco Diliberto, constrói uma comédia inteligente que faz referência a filmes como Playtime, de Jacques Tati, e Her, de Spike Jonze.

 

TINTORETTO – UM REBELDE EM VENEZA 
Dia 07 domingo 17h50 | Dia 10 quarta 16h30

Tintoretto – un rebelle a Venezia, Itália, 2019, 96’, 12 anos
De Giuseppe Domingo Romano

Um documentário que celebra os 500 anos do nascimento do último grande artista do Renascimento Italiano, a mente mais inesperada que a arte da pintura já produziu: Tintoretto. Com narração de Helena Bonham Carter e participação do diretor Peter Greenaway, o filme explora a rivalidade entre os mais importantes artistas venezianos do século 16, enquanto descobrimos Veneza por meio da vida e das telas de Tintoretto e ainda como a peste negra afetou profundamente a cidade e a arte veneziana.

WordPress Video Lightbox Plugin