Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Notícias

<< Voltar

Cinema

7ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL

7ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL
ENTRADA FRANCA

Pela primeira vez no RJ, a Mostra Ecofalante terá sessões no CCBB e no Cine Arte UFF. No dia 02 teremos sessão com debate e de 03 a 08 as sessões acontecerão às 21h.

 

Dia 02, 19h
Curta + Longa – Exibição seguida de debate

 

NATUREZA: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nature: all rights reserved, Holanda, 2016, 21′
De Sebastian Mulder

Em um mundo onde a natureza está, cada vez mais, desaparecendo, ela parece ressurgir em uma nova forma: grama sintética na sacada, salas de reunião com papel de parede de floresta, palmeiras na sala de espera do dentista. Este documentário ensaístico investiga o papel das simulações da natureza em nossa sociedade moderna.

TRISTE OCEANO

Blue, Austrália, 2017, 76′
de Karina Holden

Metade da toda a vida marinha foi perdida nos últimos 40 anos. Em 2050, haverá mais plástico do que peixes nos mares. Diferente do que imaginamos nos últimos séculos, o oceano não é um lugar de recursos ilimitados, imune à mudança e ao declínio. Através de entrevistas com apaixonados ativistas, o filme desvela a história das mudanças em nosso oceano para defender a necessidade de preservá-lo.

 

Dia 03/08, sexta, 21h

 

IMIGRANTES DIGITAIS

Digital immigrants, Suíça, 2016, 21’
De Norbert Kottmann & Dennis Stauffe

 1984 – O computador pessoal chega às nossas salas de estar e conquista toda uma geração. Logo ele também será essencial no trabalho e no entretenimento: apenas aqueles que dominam a nova tecnologia terão futuro. 2016 – Um grupo de terceira idade tenta adaptar-se ao acelerado avanço tecnológico para encontrar seu lugar na era digital. Não deboche! Seu problema hoje será nosso amanhã: até quando acompanharemos o ritmo do progresso? Prêmio da Audiência de Melhor Curta-Metragem no Festival CineGlobe 2017.

 

SOCIEDADE DO ALMOÇO GRÁTIS

Free lunch society: Komm Komm Grundeinkommen, Alemanha, 2017, 95’
De Christian Tod

O que você faria se a sua renda básica estivesse garantida? Vista como uma utopia até alguns anos atrás, hoje essa ideia é mais palpável do que nunca. Através de entrevistas com especialistas e figuras-chave de diversas escolas de pensamento, da ala neoliberal à esquerda utópica, o filme explora a renda básica universal como uma possibilidade real nos dias de hoje.

 

Dia 04/08, sábado, 21h

 

ÀS MARGENS

On the edge, Coréia, 2017, 12’
De Kim Hyung-Cheol

Um bairro em Seul, capital da Coréia, cresce em ritmo acelerado. Pessoas são despejadas e testemunham a destruição de suas casas. Com cenas de violência, protestos e uma íntima entrevista com um ativista, o filme procura captar as emoções que emanam dessa situação.

CIDADÃ JANE: A LUTA PELA CIDADE

Citizen Jane: Battle for the city, EUA, 2016, 96’
De Matt Tyrnauer

Jane Jacobs foi uma ativista norte-americana envolvida em uma série de lutas, na Nova York de meados do século XX, contra o brutal processo de modificação da cidade. Em 1960, seu livro Morte e Vida das Grandes Cidades chocou o mundo da arquitetura e do planejamento urbano ao explorar as consequências da reconfiguração das cidades por arquitetos e planejadores. O filme examina as cidades atuais pela lente de uma de suas mais eminentes pensadoras.

 

Dia 05/08, domingo, 21h

 

INHIBITUM: BOICOTADOS

Inhibitum, Bélgica, 2016, 14’
De Atelier Collectif

Histórias do século XX: cinco incríveis invenções verdes boicotadas por poderosas indústrias interessadas em incentivar o consumismo.

 

 

CONGO EM GUERRA

This is congo, Canadá/EUA/Con/Qat, 2017, 91’
De Daniel McCabe

Um olhar imersivo e sem intermédios sobre a atual guerra mais longa do mundo e sobre aqueles que sobrevivem a ela. Seguindo quatro personagens carismáticos — um informante, um comandante de uma milícia patriótica, um comerciante de minérios e um alfaiate expulso de sua terra — o filme oferece uma perspectiva verdadeiramente congolesa sobre os problemas que assolam essa exuberante nação.

 

 

Dia 06/08, segunda, 21h

 

DINHEIRO AMARGO

Ku Qian, China, 2016, 152’
De Wang Bing
Com Ling Ling

Fábricas de roupas na China: a imagem que nos vem à mente é de enormes e organizadas linhas de montagem. Mas aqui, o cenário é completamente diferente. Em uma cidade que cresce em ritmo acelerado, no leste da China, migrantes que sonham com uma vida melhor encontram poucas oportunidades e péssimas condições de vida. Nesta amarga crônica da China contemporânea, a câmera segue de perto três jovens, capturando as verdadeiras emoções de seu árduo trabalho diário e sua decepção ao receberem seus salários. Em uma época cheia de ilusões e reveses, muitas vezes enganamos nossos sentimentos para seguir uma vida obediente. Prêmio Horizonte de Melhor Roteiro e prêmio de Direitos Humanos no Festival de Veneza 2016.

 

 

Dia 07/08, terça, 21h

 

OBRIGADO, CHUVA

Thank you for the rain, Noruega/Reino Unido, 2017, 87’
De Julia Dahr

Durante cinco anos, Kisilu, um pequeno agricultor queniano, usou sua câmera para registrar os impactos das mudanças climáticas na vida de sua família e de sua comunidade. Após ter a sua casa destruída por uma tempestade, ele decide formar um movimento para lutar contra os impactos dos novos fenômenos climáticos.

 

Dia 08/08, quarta, 21h

 

A TERRA NÃO PÔDE FALAR

The earth did not speak, EUA, 2016, 31’
De Javier Briones

No final dos anos 1970, o governo da Guatemala decidiu construir a hidrelétrica de Chixoy, no lugar onde por décadas viveram os índios de etnia Achi. Frente à resistência da comunidade, o Estado executou um massacre, no qual 177 mulheres e crianças foram brutalmente assassinadas. O filme entrevista os sobreviventes e visita os lugares onde ocorreu o inefável evento.

N-ÁGUA

N-Agua, Itália, 2015, 52’
De Pietro Belore e Martina Rosa

Em julho de 2013, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e o magnata chinês Wang Jing firmaram um acordo para a construção de um novo canal interoceânico no país, uma alternativa comercial ao Canal do Panamá. O documentário explora a problemática social e ambiental por trás do projeto, através de entrevistas com ambientalistas e políticos locais, além de viajar pelos caminhos do futuro canal, conhecendo territórios e populações que sofrerão as consequências deste megaempreendimento.

WordPress Video Lightbox Plugin