4° Festival de Cinema do BRICS

O Centro de Artes UFF é uma das casas do 4º Festival de Cinema do BRICS. É a primeira vez que este evento internacional é realizado no Brasil, reunindo a produção audiovisual dos países que compõem o grupo – além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O Festival chega à cidade sorriso por meio do projeto “Niterói: Cidade do Audiovisual” e serão apresentados filmes dos países integrantes da aliança, além de uma intensa participação de estudantes, docentes e técnicos da nossa universidade.

O Cine Arte UFF exibirá, entre 3 e 9 de outubro, uma mostra de animação voltada a estudantes da rede básica de ensino municipal, uma exposição gratuita que contará a história do cinema a partir de equipamentos e objetos históricos relacionados ao audiovisual e a Mostra Clássicos BRICS, aberta ao público em geral e com sessões gratuitas. A abertura oficial das mostras e da exposição no Centro de Artes UFF ocorrerá na noite do dia 2 de outubro, em evento para convidados.

Mostra de filmes clássicos

A Mostra Clássicos BRICS será uma oportunidade para conhecer obras-primas do cinema brasileiro, russo, indiano, chinês e sul-africano, exibidas em cópias restauradas. Serão dez filmes, de diferentes épocas e estilos, com curadoria de Rafael de Luna Freire e João Luiz Vieira, professores de Cinema da UFF. A Mostra Clássicos BRICS permitirá que o público descubra a riqueza do cinema do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, inclusive grandes filmes muito pouco conhecidos fora de seus próprios países.

Mostra de Animação

O cinema de animação representa um vasto campo de criação, produção e pesquisa atualmente.

Pela primeira vez no 4º Festival de Cinema do BRICS, o cinema de animação terá um espaço privilegiado. Serão cinco sessões (uma de cada país) com longas-metragens, para estudantes das escolas municipais de Niterói, no Cine Arte UFF, em mais uma ação de formação e ampliação do interesse pelo audiovisual, com curadoria de Daniel Pinna, professor do curso de cinema da UFF.

Exposição: Equipamentos que contam uma trajetória

Criado em setembro de 1968, o curso de Cinema da UFF recebeu, ao longo de sua trajetória, gerações de equipamentos de audiovisual que chegaram às mãos dos alunos como a tecnologia do momento. Hoje, estes mesmos equipamentos contam a história da evolução do campo do cinema e do audiovisual.

O Centro de Artes é parceiro do LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF – diretamente envolvido no 4º Festival de Cinema do BRICS e responsável pelo acervo de equipamentos históricos de cinema que serão expostos durante o Festival no Espaço Aberto UFF, no hall da Reitoria.

Permitindo que o público trave contato com antigas câmeras, projetores, gravadores de som, equipamentos de edição etc., a exposição revelará as diversas mudanças tecnológicas ocorridas ao longo da história do cinema e como o maquinário utilizado para “fazer filmes” se transformou radicalmente nas últimas décadas.

Variedade de ações marca o Festival

Ainda que no Cine Arte UFF o festival aterrise a partir de outubro, as atividades em outros espaços começam em 23 de setembro e se estendem até 9 de outubro, no Reserva Cultural e no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS).

Lá, o evento também contará com cursos, encontros, fóruns e uma residência artística com estudantes representantes dos cinco países.

O objetivo é apresentar um panorama contemporâneo e histórico do cinema e do audiovisual nesses cinco países, valorizando o passado, o presente e o futuro do cinema, além de evidenciar a importância da universidade pública na formação audiovisual.

Com edições anuais intercaladas entre os países, o festival já foi realizado na Índia (2016), China (2017) e África do Sul (2018). Em 2019, chegou a vez do Brasil, e Niterói foi a cidade escolhida para acolher o evento. A próxima edição, em 2020, será na Rússia.

O 4º Festival de Cinema do BRICS é uma realização do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a cooperação da Prefeitura Municipal de Niterói e do Centro de Artes UFF, apoio institucional da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e patrocínio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania.

PROGRAMAÇÃO*

2 de outubro – Quarta-feira

18h30: Abertura da Exposição de Equipamentos Cinematográficos Históricos. Local: Centro de Artes UFF

19h: Cerimônia de Abertura (para convidados). Local: Cine Arte UFF