Finalistas do Concurso OSN Novos Talentos

Os candidatos selecionados para participar da final do 1º Concurso OSN Novos Talentos são:

Violoncelo

– Herlane Franciele (Recife / PE)
– Lauro Lira (Rio de Janeiro / RJ)
– Pedro Szulak (Curitiba / PR)

Clarineta

– Bruno Ghirardi (São Paulo / SP)
– Hudson Ribeiro (Paranamirim /RN)
– Lucas Ferreira (Barra Mansa / RJ)
– Matheus Martins (Barra do Piraí / RJ)
– Vitor Hugo Rego (Rio de Janeiro / RJ)

Final de Violoncelo dia 20 de Abril
Final de Clarineta dia 25 de Abril
Ambas às 19h30 no Teatro da UFF

• Postado em 27 mar 2017
Saiba Mais

Cooperação entre Brasil e São Tomé e Príncipe leva comunicação e cultura além das fronteiras

Livro sobre o projeto de colaboração internacional será lançado dia 29 de março com a presença do reitor da Universidade Pública São Tomé e Príncipe

O projeto de colaboração entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Pública de São Tomé e Príncipe estreitou os laços entre Brasil e África por meio de iniciativas no âmbito da educação, da comunicação e da cultura, durante dois anos. A missão brasileira era levar para o país africano soluções inovadoras, voltadas para a capacitação em torno da comunicação, por meio da inserção de professores brasileiros na realidade local, que resultaram em ganhos para ambas as instituições e na publicação de um livro, com as vivências e perspectivas de diálogo.

• Postado em 22 mar 2017
  • Em Ideias

Quarteto de cordas da UFF nos leva a Viena

No dia 30 de março, às 19h30, abrindo a temporada 2017, o quarteto de cordas da UFF se transporta à capital da Áustria, que, há não muito tempo, era conhecida como berço das artes. Beethoven, Schubert, Brahms, Bruckner, Mahler, Strauss, Klint, Freud, Schnitler e tantos outros viveram nessa cidade, produzindo cada um sua arte e transformando, de certa forma, a sociedade da época. Após décadas, tais personalidades continuam a influenciar até os dias de hoje.
O programa do dia 30 apresenta dois compositores emblemáticos da música do sec. XIX: Anton Bruckner e Alexander Zemlinsky. Bruckner, o organista e compositor, apesar de ser extremamente humilde e religioso, compôs sinfonias que são verdadeiras catedrais sonoras e que hoje fazem parte do repertório das melhores orquestras do mundo. Compôs também para a Música de Câmara, como o seu quinteto (com 2ª viola) e o quarteto em Dó menor em quatro movimentos que será apresentado no espetáculo do dia 30, na UFF. Trata-se de uma obra do jovem Bruckner mas nem por isso menos expressiva. Ao contrário,é uma radiografia do seu futuro como compositor e da sua estética musical. A obra tem quatro movimentos e acredita-se ser essa sua primeira audição no Rio de Janeiro.

• Postado em 23 fev 2017
Saiba Mais

Teatro da UFF homenageia a mulher, com uma dezena de shows variados

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), o Centro de Artes UFF promove o Festival “A força e a voz da mulher”, com shows de diversas cantoras e intérpretes, nos mais variados estilos e vertentes, que vão desde homenagens a Maria Bethânia, Elizeth Cardoso e Caymmi, apresentado por sua neta, Juliana, até a ex-Frenéticas, Ithamara Koorax, Bia Bedran e Lan Lanh, com sua Batida Nacional, passando pelo jazz, soul ou pela soprano niteroiense que faz parte do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e pelo original Trio Capitu, grupo instrumental de formação singular, com flauta,oboé e fagote e composto apenas por mulheres..