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UFF - Universidade Federal Fluminense

Quarteto de Cordas da UFF

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A história do Quarteto de Cordas da UFF está fortemente atrelada ao violinista Paulo Bosisio. Iniciou-se na década de 1980 com a criação do Quarteto Bosísio no Rio de Janeiro, formado pelos músicos Paulo Bosísio e Paulo Keuffer (violinos), Nayran Pessanha (viola) e pelo inglês David Chew (violoncelo). Em 1984, por iniciativa do então reitor Raymundo José Martins Romêo, o quarteto foi incorporado à Universidade Federal Fluminense e seu nome foi alterado para Quarteto de Cordas da UFF. Com 35 anos de existência, o quarteto vem pesquisando e divulgando o repertório camerístico brasileiro sem abrir mão dos clássicos europeus e voltando o olhar para os compositores de gerações mais recentes da América Latina.

Nessa primeira formação, o quarteto apresentou-se nas mais importantes salas de concerto do Rio de Janeiro, como Theatro Municipal, Sala Cecília Meireles, Centro Cultural Banco do Brasil, Espaço Cultural BNDES e Centro Cultural Justiça Federal. Participou das Bienais de Música Contemporânea e Panorama da Música Brasileira, além de gravações para Rádio MEC. Em 1988, realizou concertos na Inglaterra e Escócia, ocasião na qual gravou um programa para a BBC de Londres com obras brasileiras. A sonoridade do quarteto ficou registrada no LP Heitor Villa-Lobos, lançado em 1987 pela BMG Ariola, onde consta a primeira gravação mundial do Quarteto nº 4, de Villa-Lobos.

Com a saída de Paulo Keuffer em 1991, foi admitido o violinista Ubiratã Rodrigues. Já Paulo Bosísio se afastou da universidade em 1996. Desde então, o primeiro violino foi ocupado pela musicista convidada Ana de Oliveira, que permaneceu no grupo até 2011, seguida pela alemã Karolin Broosch, que atuou entre 2012 e 2014. Nesse período, o quarteto realizou apresentações regulares na cidade de Niterói e Rio de Janeiro e uma série de concertos pelo Programa de Interiorização dos Grupos de Música da UFF, em várias cidades do estado do Rio de Janeiro onde a universidade mantém polos universitários e unidades de ensino, como Macaé, Rio das Ostras, Nova Friburgo e Miracema.

Em dezembro de 2016, Tomaz Soares uniu-se ao grupo assumindo o primeiro violino. Desde então, o quarteto apresenta-se regularmente nos espaços da universidade, principalmente no Teatro da UFF e Cine Arte UFF, assim como realiza uma série de concertos em parceria com Academia Brasileira de Letras. Dentre os destaques na trajetória do grupo há também as apresentações no projeto das quartas instrumentais do Espaço Cultural BNDES, com um dos concertos sendo gravado pela TV Brasil e exibido no Programa Partituras, em 2018. Vale mencionar ainda os concertos no Projeto Educativo Volta Redonda Cidade da Música (2018 e 2019) e a apresentação no Espaço Guiomar Novaes (2018). Em setembro de 2019, o grupo realizou quatro concertos em Londres, sendo um na Embaixada do Brasil, e dois concertos em igrejas de Colônia, na Alemanha. Nesse período o quarteto contou com atuação de Jessé Máximo Pereira na viola.

Com a aposentadoria de Nayran Pessanha e David Chew as vagas em viola e violoncelo foram ocupadas por Clara Santos e Glenda Carvalho, jovens talentos aprovadas no concurso público realizado em dezembro de 2019. O Quarteto começa uma nova história!

  

1987 – LP Heitor Villa-Lobos, lançado pela BMG Ariola.

Clipping

Ástor Piazzolla (1921-1992) – Adiós Noniño – Versão para quarteto de cordas de Oswaldo Carvalho

Ludwig van Beethoven (1770-1827) – Quarteto de Cordas em Si bemol maior, Op. 18 no. 2 – Allegro

 

Sergio Ferraz (1973) – Festa Na Aldeia (1º Movimento)

 
 

 

MÚSICOS

TOMAZ SOARES – Violino 

Natural de Uberlândia, MG, Tomaz Soares é violinista. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros. Recentemente, apresentou-se com o Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em turnê pela Inglaterra e Alemanha. Em 2020 e 2018, junto com o Quarteto de Cordas Kalimera, Tomaz foi premiado como “Melhor Intérprete de Música Clássica” no Festival da Rádio MEC FM 99,3 MHz, dentre outras premiações no Brasil. Estreou inúmeras obras contemporâneas dos compositores Alexandre Schubert, Calimerio Soares, Eli-Eri Moura, Ernst Mahle, Jocy de Oliveira, dentre outros. Participou como intérprete das Bienais de Música Contemporânea Brasileira (FUNARTE-MINC) e do Panorama da Música Contemporânea Brasileira (UFRJ). Em 2009, recebeu o primeiro prêmio do 13º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio. Como spalla, atuou em diversas orquestras nos Estados Unidos e no Brasil, mais recentemente da Sinfonietta Carioca. Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela Unirio. Integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Johann Sebastian Rio. Atuando como regente orquestral, Tomaz é um dos maestros da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica.

 

UBIRATÃ RODRIGUES – Violino

Maestro e diretor artístico da Sinfonietta Carioca, Ubiratã Rodrigues é natural de Porto Alegre e iniciou seus estudos de violino aos 14 anos. Formou-se em violino pela UNI-RIO    na classe do Prof. Paulo Bosisio. Estudou com Jerrold Rubenstein na Bélgica com bolsa da CAPES e com Jean-Jacques Kantorow na Holanda com bolsa da Stichting voor Kultuur Maaseik VZW. Formou-se no Mestrado Profissional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em regência. 
É violinista do Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense e da Orquesta Sinfônica Brasileira desde 1991. Ubiratã teve aulas de regência com Alceo Bocchino, Roberto Duarte, Osvaldo Ferreira, Ronald Zollman, Daisuke Soga, Kurt Masur e Isaac Karabtchevsky. Dirigiu concertos com diferentes orquestras no Brasil: Orquestra do Algarve em Portugal, OSB Ópera & Repertório, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba, Camerata da Orquestra Petrobrás Sinfônica, Camerata de Santa Tereza, Academia Petrobras Sinfônica, Orquestra de Câmara da UFOP, Grupo de Metais da UFRJ, etc.
A convite do SESC, montou o Quarteto Belmonte, com quem viajou por todos os estados do Brasil, numa turnê que levou a música de câmara brasileira contemporânea a mais de 120 cidades em 2013 e 2014. 
De 2009 a 2012 foi professor assistente do maestro Osvaldo Ferreira no curso de regência da Oficina de Música de Curitiba, e em janeiro de 2010 dirigiu a ópera “L’Occasione Fa Il Ladro” de Rossini.
Em junho de 2017 dirigiu e regeu 9 récitas da ópera “Viva la Mamma” de Donizetti no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, dentro do Projeto Ópera na UFRJ, com a Orquestra Sinfônica da UFRJ e solistas alunos do curso de graduação.
Convidado pela Funarte, dirigiu em outubro de 2017 o concerto de encerramento da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, estreando seis obras premiadas para cordas, regendo a Sinfonietta Carioca na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Ubiratã desenvolveu durante dez anos também uma atividade pedagógica como professor de violino no Projeto Música nas Escolas em Barra Mansa, RJ.

 

CLARA SANTOS – Violista e Violinista

É formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Pós Graduada em Música de Câmara pelo Centro Cultural Cecília Conde. Participou de festivais nacionais e internacionais sendo alguns deles Festival Internacional de Campos do Jordão, Festival de Música de Belém do Pará entre outros na França, Canadá e no México. Esteve como convidada em orquestras do Brasil como a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra do Estado do Mato Grosso, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Brasileira e OSESP. Cursou a Academia de Música da Osesp nas temporadas de 2015 a 2017. Atualmente cursa o Mestrado profissional de música da UFRJ e atua como chefe do naipe de Violas da Orquestra Sinfônica Nacional. Recentemente foi aprovada como violista para integrar o Quarteto de Cordas da UFF.

 

GLENDA CARVALHO – Violoncelo
Natural de Volta Redonda, RJ, Glenda Carvalho iniciou sua trajetória musical aos 7 anos dedicando-se aos estudos de piano. No ano seguinte, inclinou-se aos estudos de violoncelo tendo como professores Ronildo Cândido Alves e posteriormente Marcelo Salles.
Em 2013 graduou-se em violoncelo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UNIRIO, sob a orientação do professor Hugo Pilger.
Em 2014 pós graduou-se em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música,   sob a orientação dos professores Alceu Reis e Adonhiran Reis.
Entre 2006 a 2009, integrou a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, participou das temporadas de 2010 a 2012.
Com relação aos festivais nacionais, participou de diversas edições do Rio Cello Encounter RJ (2004-2006,2008,2009,2017-2019),Mostra Internacional de Música em Olinda – PE (2007-2008); Festival de Música do Vale do Café – Vassouras, RJ (2008); Festival Brasil Alemanha – RJ (2009, 2012, 2018 e 2019) e Festival Internacional de Campos do Jordão – SP (2011). Foi violoncelista convidada da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro no período de 2011 a 2019. Em 2017 juntamente com o Trio Porã, obteve a terceira colocação no Concurso de Música de Câmara Villa-Lobos, e ainda nesse mesmo ano conquistou o prêmio na categoria Novos Talentos, idealizado pelo BNDES.
Em 2019 juntamente com o Quarteto Suassuna , representou o Brasil no Arianna Chamber Music Festival em Missouri – St. Louis, USA. Ainda em 2019, o Quarteto Suassuna participou como solista da Série Brasiliana à frente da Orquestra Sinfônica da Escola de Música – UFRJ, em comemoração aos 74 anos da Academia Brasileira de Música.
Atualmente leciona no Programa Orquestra nas Escolas do Rio de Janeiro e integra o Quarteto de Cordas da Universidades Federal Fluminense – UFF.

  

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