Música Antiga da UFF

O Grupo Música Antiga da UFF através do seu trabalho busca recriar a sonoridade da Idade Média e do Renascimento, encantando o espectador com suas músicas e o fascínio das histórias que compõem seus ricos repertórios, resgatando e transmitindo não apenas a música, mas também o contexto histórico e cultural dessa épocas.

Vem atuando há trinta anos também na consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão, fazendo um trabalho de formação e de conexão da Universidade com a sociedade.

Composto por Lenora Pinto Mendes, Leandro Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando e Virginia Van der Linden, todos também pesquisadores, o grupo continua descobrindo novas formas de difundir a música, e a cultura, da Europa Ocidental que está na base da formação cultural do Brasil, produzindo cursos e programas musicais apresentados regularmente ao público utilizando instrumentos que são réplicas dos instrumentos da época.

Ao longo da carreira, o grupo gravou um LP: Cantares de Amor, Sospiros e Cuydados; e oito CDs temáticos: Lope de Vega – Poesias cantadas, Cânticos de amor e louvor, Música no Tempo das Caravelas, A chantar – Trovadoras medievais, O Canto da Sibila, Medievo Nordeste, Carmina Burana e Milagres de Santa Maria.

Realizou concertos por todo o Brasil, trilhas sonoras, videoclipes, além de participar da organização de cursos e apresentações em congressos sobre a temática, nacionais e internacionais, na Universidade Federal Fluminense e em outras universidades do Brasil.

Faz apresentações também com regularidade em importantes salas de espetáculo da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, como o Teatro da UFF, o Municipal de Niterói, a Sala Cecília Meirelles, o Espaço BNDES, o Centro Cultural Justiça Federal e algumas unidades do SESC, estas espalhadas por todo o Brasil.

Em sua trajetória, conta com a participação em importantes festivais de música no Brasil e no exterior, tais como: Festival Seviqc Brezice na Eslovênia (2013), Festival de Música de Paraty (2008), Oficina de Música de Curitiba (1985,1986,1987), Festival de Música Barroca de Alcântara (2012, 2014), Festival de Música Colonial de Juiz de Fora (2003, 2004), Festivais de Inverno na Região Serrana do Rio de Janeiro, entre outros.

Em 2017 o grupo Música Antiga da UFF lança seu primeiro longametragem, o documentário “Música do Tempo – Do Sonho do Império ao Império do Sonho”, que conta a trajetória artística do grupo durante os mais de trinta anos de pesquisa e difusão da música.