Espaço UFF de Fotografia

Criado em 1990, o Espaço UFF de Fotografia tem como objetivo aumentar o acesso do público e da comunidade artística a obras de fotógrafos profissionais de diversas regiões do Brasil e do exterior. Suas atividades são voltadas para o desenvolvimento de propostas que incluam a identificação e a divulgação de novas tendências, com foco na reflexão sobre a linguagem fotográfica, e a valorização da fotografia brasileira.

Entre os destaques da programação estão as edições do projeto Niterói Foto, realizado em parceria com outros espaços culturais da cidade. Os programas de oficinas com profissionais de todo o Brasil também marcaram época e foram fundamentais na formação de muitos jovens.

Na lista de nomes que já passaram pelo espaço estão não apenas profissionais renomados, mas também fotógrafos e artistas que encontram poucas oportunidades para apresentar sua produção autoral, tanto em exposições coletivas quanto individuais. Com a criação do curso de Artes da UFF, o Espaço UFF de Fotografia ganha uma nova dimensão como campo de experimentações para os estudantes da universidade.