Vídeo-mosaico Aboio - com Música Antiga da UFF

Vídeo-mosaico “Aboio”, de Cussy Almeida, com Música Antiga da UFF

Lançada em 1975 pela Orquestra Armorial. Na língua portuguesa, aboio é o canto monótono do vaqueiro, dirigido à boiada, tão representativo do Sertão brasileiro. Cussy de Almeida foi violinista, compositor e regente brasileiro, integrante do Movimento Armorial e fundador da Orquestra Armorial de Câmara, em 1970. É autor de várias obras criadas a partir de pesquisas na música brasileira de raiz, trabalho iniciado em 1969 ao lado dos compositores Clóvis Pereira, Jarbas Maciel, Guerra Peixe e Capiba. Em 2003, criou a sua terceira orquestra, o Grupo Orange, que mescla instrumentos eruditos como violino, violoncelos, violas e flautas a instrumentos populares como rabecas, violas de 10 e 12 cordas, pífanos, zabumbas, berimbaus, violões, bandolins e outros. Essa feliz associação resultou em uma música de concerto, de origem popular e definida, através de formas e estilos enriquecidos por uma brasileiríssima sonoridade: forte, clara, colorida e bela.

O Música Antiga da UFF busca recriar a sonoridade da Idade Média e do Renascimento, encantando o espectador com as músicas e o fascínio das histórias que compõem seus ricos repertórios, resgatando e transmitindo não apenas a música, mas também o contexto histórico e cultural dessas épocas. O grupo vem atuando há 35 anos na consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão, realizando um trabalho de formação de plateia e de conexão da Universidade com a sociedade.

10º Interculturalidades | 50 anos do Movimento Armorial
9 de outubro de 2020