UFF Debate Brasil | Mulheres em tempos de pandemia

20/05 (Qua) 18:00

Na próxima quarta-feira, dia 20, às 18h, o Centro de Artes UFF promove a partir de sua página oficial no Facebook, a primeira edição online do UFF Debate Brasil, no contexto da campanha “A arte nos une”.

O projeto “UFF Debate Brasil” nasceu em 1984, com o objetivo de proporcionar ao público a oportunidade de ouvir e debater assuntos que polarizam opiniões. Nesta edição, se debruça sobre o cenário atual de pandemia mundial na perspectiva das mulheres.

As consequências do novo coronavírus evidenciam de forma dramática os problemas estruturais causados pela grande desigualdade social existente no Brasil. Dentre os mais atingidos pela crise acentuada pela pandemia, encontram-se as mulheres, sobretudo nas periferias brasileiras. Fundamentais na luta contra a covid-19, encarando as adversidades dos cuidados, em casa e no trabalho, as mulheres figuram entre os mais afetados, seja como profissionais da saúde, trabalhadoras domésticas, informais ou vítimas do aumento da violência doméstica e sexual.

Debatedoras:

Hildete Pereira de Melo - professora da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, Núcleo de Pesquisas em Gênero e Economia da Universidade Federal Fluminense

Janaína Damaceno - Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Atua nos programas de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC/UERJ) e no Programa de Mestrado em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF).

Mediação:
Nathália Mendonça - Centro de Artes UFF