UFF Debate Brasil – Cultura do estupro no Brasil

Constantemente, notícias repercutam casos de violência sexual que são fruto da masculinidade tóxica. A banalização da objetificação das mulheres nos meios de comunicação, a culpabilização das vítimas de abusos sexuais, a normalização do assédio sofrido por mulheres diariamente nas ruas, dentre outras atitudes comuns na nossa sociedade colaboram para a existência de uma cultura do estupro que faz vítimas a todo momento no Brasil. O patriarcado, inserido num contexto de enorme desigualdade social e do racismo estrutural constitutivos de nossa realidade social nos faz uma sociedade de profunda desigualdade de gênero, violenta e limitadora.

Debatedoras:

Ivanete Silva - Mulher negra, professora, pedagoga, moradora e educadora da Baixada Fluminense.  Participa do Movimento Negro Unificado, esteve coordenadora geral do Sindicato dos Profissionais da Educação Sepe-Caxias e RJ, é do Fórum de Mulheres de Caxias e da Baixada Fluminense.

Valeska Zanello – É doutora em Psicologia e Coordenadora do  Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsiCC)  da Universidade de Brasília- UNB. Desenvolve pesquisas nas  áreas de Saúde mental e gênero, Tecnologias de gênero e constituição subjetiva; adoecimento psíquico e saúde mental  de mulheres em sociedades sexistas como a brasileira , violências contra as mulheres.

Luciana Boiteux – Advogada, Professora de Direito Penal e Criminologia da UFRJ, feminista, militante dos direitos humanos.

Mediação:

Ebe Campinha – Professora da Escola de Serviço Social da UFF, autora do livro Trafico e gênero na trajetória de brasileiras no exterior e de artigos sobre gênero, violência contra a mulher e políticas públicas. Participante do Fórum dos Direitos das Mulheres de Duque de Caxias.

25 de novembro de 2020
Quarta | 18h30