Sítio do Pica-pau Amarelo

Apresentar um espetáculo com histórias adaptadas a partir desta obra significa levar ao público personagens com a essência puramente brasileira, trazendo à tona, um sentimento de resgate da nossa infância, de brincadeiras antigas de criança, de lembranças dos nossos avós e de suas histórias, e de um Brasil com seus rios, suas árvores frutíferas e sua fauna valorizados e preservados.

Quando surgiu a oportunidade de montar a peça com o texto adaptado a partir da obra do Sítio do Picapau Amarelo, houve muitas dúvidas quanto a escolha dos personagens envolvidos na trama. Afinal, Monteiro Lobato não economizou em retratar o nosso Brasil de forma rica, detalhada e lúdica, onde a criança pudesse entender com simplicidade a matemática, geografia, história, usando da própria literatura para falar do amor a natureza e sua preservação, e a alegria de viver.

Mesclando folclore e aproveitando tudo que tinha a sua volta, não precisou ir tão longe. A adaptação desta história transita entre a fantasia e a realidade levando as crianças a revelarem-se dotadas de senso crítico, julgando as histórias da “vó” com muito critério e segurança. A proposta nasce então da necessidade do resgate: resgatar o lúdico, as brincadeiras de roda, o folclore, a imaginação, a literatura brasileira e a importância que ela nos oferece dentro do contexto social, político e econômico.

Ricardo Silva – Adaptação e direção geral - É produtor, ator, diretor, autor, cenógrafo e professor nascido em Niterói. Dirigiu e produziu os seguintes espetáculos infantis já com a chancela da Cia. Teatral Sassaricando: O Patinho Feio(2009); Te Amo Amazônia(2010); A Bela e a Fera(2011); Viva a Natureza(2012); A Dama e o Vagabundo(2013); Peter Pan(2014); João e o Pé de Feijão no Sertão(2015 – Premiado melhor cenário e figurino, indicação como melhor espetáculo na quinta Mostra de teatro ATACEN; A Pequena Sereia(2016); Dentre outros.

Adaptação, dramaturgia e direção - Ricardo Silva.
Elenco - Raquel Penner, Cristina Fracho, Cristina Guimarães, Wanderson Bernardo, Nícolas Freitas, Guilherme Gutierrez, Julia Gusmão, Luiza Vieira e Victor Salzeda.
Músicos - Camila Ferolla (percussão), Juan Paz (violão) e Natan Figueiredo (flauta).

04 a 26 de agosto de 2018
Sábados e Domingos – 16h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ