Série MIB - Carlos Malta e Fernando Moura - “Besouros”

Com curadoria do músico e compositor José Neto e produzido pelo Centro de Artes UFF, a série Música Instrumental Brasileira (MIB) apresenta grandes nomes da música brasileira que, por sua vez, “apadrinham” um jovem talento. Na sessão do MIB de 14 de junho, as atrações principais serão os músicos Carlos Malta (multi-instrumentista de sopros) e Fernando Moura (teclados) mostrando seu novo trabalho conjunto - Besouros. E Carlos Malta convida à cena, para dividir o palco com ele, o jovem contrabaixista Miguel Dias.

O novo álbum dos músicos Carlos Malta e Fernando Moura, intitulado Besouros, não se limita a homenagear os famosos The Beatles. É bem mais que isto. O projeto desse novo disco, nasceu do desejo desses dois músicos experientes em concretizar um sonho de quando eram meninos. Eles fazem parte da geração que cresceu ao som da banda inglesa. Os Beatles estão nos alicerces da formação musical dos dois: na razão, na memória auditiva, no coração. Fernando desejava aprender a tocar, no piano, Blackbird, para que a música se tornasse parte do repertório afetivo de Maria Fernanda, sua filha pequena. Malta, o “escultor dos ventos”, desde menino vislumbrava em sua imaginação a sombra de um pistonista que executa as frases dos metais em Penny Lane. Afeto, prazer, descompromisso e uma extraordinária competência musical são os componentes reunidos nesse novo trabalho.

Fernando Moura, que tocou com George Martin, o “quinto Beatle” como ficou conhecido, é autor dos arranjos de dez das doze músicas de Besouros. Músico com sólida carreira internacional, Na produção musical do CD Besouros, sem qualquer economia, Moura faz uso do pesado arsenal de teclados de seu estúdio TudoPiano, desde o cristalino acústico Steinway & Sons e um rústico toy piano às sonoridades eletromecânicas, de teclados analógicos e digitais, além de módulos virtuais de computador e iPad.

O multi-instrumentista Carlos Malta, com inúmeras indicações a prêmios internacionais e uma robusta experiência como professor na Berklee School, na Universidade da Flórida, da Dinamarca e no Conservatório de França, além de 15 anos acompanhando Hermeto Pascoal, talvez a mais complexa das escolas, não deixa por menos em termos de diversidade sonora. Ele toca toda a família de saxofones, flautas de bambu, flautas indígenas, Piccolo, em Dó, contralto, baixa e chinesa, além do soberbo clarinete baixo no duo com Fernando em The long winding road.

Destaca-se também neste trabalho o solo que Fernando Moura faz em Yesterday, que parece registrar suas recordações do tempo em que viveu em Londres.

O convidado especial deste show, Miguel Dias, é contrabaixista, arranjador e também compositor. Formado em arranjo pela UNIRIO, obteve uma bolsa de mobilidade acadêmica para estudar na Universidade de Örebro, Suécia. Acompanha artistas como Pedro Luis, em seu novo projeto Pérolas negras, que faz homenagem a Luiz Melodia, além de Chico Chico e João Mantuano, da banda 13.7, e os irmãos Julia e Ivo Vargas, no projeto conjunto Dois Varguinhas.

Miguel Dias é integrante da Orquestra de Sopros da Pro Arte, grupo com o qual gravou o CD Duas

sanfonas e uma orquestra, junto aos sanfoneiros Kiko Horta e Marcelo Caldi. Pelo selo Porangareté, gravou a faixa póstuma de Cassia Eller, Flor do Sol, faixas dos CDs 2x0 Vargem Alta, de Chico Chico e Amar e mudar as coisas, homenagem da cantora Daíra ao compositor Belchior. Gravou também nos CDs Fogo, estreia de LuKaSH, Berçário de estrelas de Toni Costa, e no EP Tainá, da cantora carioca Tainá.

Miguel integra ainda os blocos de carnaval Amigos da Onça e Bloco do Sargento Pimenta, além de grupos da cena underground carioca como Uzoto, Terezina 12 e Mantuano Trio.

14 de junho de 2018
Quinta – 20h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ