Skip to main content
UFF - Universidade Federal Fluminense

Sérgio Ricardo no show “Cinema na Música”

Sessões:
28/04 (Sab) 20:00 - 29/04 (Dom) 20:00

 

O show Cinema na Música apresenta trechos das várias trilhas-sonoras e projeções das principais criações de Sérgio Ricardo para o cinema, com a participação de seus filhos Marina Luft e João Gurgel.

O Teatro da UFF será o próximo espaço a receber o espetáculo "Cinema na Música" - show-visual que comemora os 85 anos do cantor, compositor, pintor e cineasta Sérgio Ricardo. Dirigido por Marina Lutfi, sua filha - designer e cantora, que também estará presente no palco -, o show apresenta as principais criações de Sérgio para o cinema, campo em que recebeu inúmeras premiações por trilhas sonoras inesquecíveis, como a de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, e de filmes próprios, como A noite do espantalho

Sérgio Ricardo divide o palco com os filhos Marina Lutfi (voz) e João Gurgel (voz e violão), acompanhados dos feras Alexandre Caldi, nos sopros, e Diego Zangado, na percussão. No repertório, canções que fazem o público reviver e cantar narrativas que marcaram a história do cinema brasileiro, como Barravento, inspirada no filme de Glauber, Esse mundo é meu, com letra de Ruy Guerra, Cantador de cajazeiro (abertura de A noite do espantalho) e, claro, Deus e o Diabo na Terra do Sol. Outros clássicos de Sérgio Ricardo também terão espaço, como Zelão e Calabouço. A apresentação é acompanhada por projeções de trechos dos filmes - a maioria com fotografia de Dib Lutfi, o “homem-grua” do Cinema Novo, que faleceu em outubro de 2016. Dib era o irmão caçula de Sérgio Ricardo. A cuidadosa seleção das imagens foi feita pelo VJ Victor Magrath, editor dos últimos filmes de Sérgio, profundo conhecedor de sua filmografia.

Compositor de inúmeras canções e trilhas sonoras, como a do icônico Deus e o Diabo na Terra do Sol, filme de Glauber Rocha, e bom contador de histórias, Sérgio Ricardo se tornou cineasta nos anos 1960. Premiado internacionalmente, realizou três longas metragens - Esse mundo é meu (1964), Juliana do amor perdido (1968) e A noite do espantalho (1973) e mais de dez curtas, entre eles Menino da calça branca (1961) e o mais recente Pé sem chão (2014).

Em seus filmes, a música assume um papel potencialmente narrativo, criando uma linha de envolvimento entre os personagens, a história e o público. É mais do que trilha - é praticamente um personagem dentro do enredo. Sérgio criou obras que provocam o público a sentir o cinema, ouvi-lo, cantá-lo, e essa experiência será vivida neste "Cinema na Música", que, em formato maior, tem circulado por todo o país.

28 e 29 de abril de 2018
Sábado e domingo | 20h
Com Sérgio Ricardo (voz), Marina Lutfi (voz), João Gurgel (voz e violão), Alexandre Caldi (sopros) e Diego Zangado (percussão)
Direção geral - Marina Luft
Teatro da UFF - Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói
Ingressos - R$50 | R$25 (meia)
Classificação etária: 10 anos
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Música

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin