Rio e seus Baluartes

Já que o samba é a identidade do Rio, nada mais justo do que levar para o público um show que reúne alguns baluartes com os novos cantores que estão embalando as rodas de samba da cidade do Rio de Janeiro. Este é o projeto experimental chamado Rio e seus Baluartes -  Encontro de gerações (do Samba).

O público terá a oportunidade de conferir o encontro do baluartes Zé Katimba, que terá a companhia de Marquinhos Diniz, André da Mata, Nina Rosa e Simone Costa.

Zé Katimba - participou da fundação da Imperatriz Leopoldinense, agremiação em que até hoje faz parte da ala de compositores. Nascido na Paraíba, filho de poeta de cordel, Katimba revolucionou a composição de samba-enredo, no início da década de 1970, ao propor letras mais curtas e de linguagem mais coloquial. Com 86 anos de idade, Zé Katimba é autor de mais de duas mil composições.

O baluarte Zé Luiz do Império, sambista renomado, nasceu em Santa Teresa, mas carrega em seu DNA os traços do subúrbio carioca. Com mais de 40 anos de carreira e de militância pela valorização do samba, Zé Luiz tem sua história marcada pela escola de samba Império Serrano, onde, desde 1997, integra a ala de compositores. Zé Luiz do Império é autor de Todo menino é um rei, sucesso na voz de Roberto Ribeiro, e Velhos malandros (composto em parceria com Nei Lopes), que Roberto Ribeiro também gravou.

Simone Costa, cantora e compositora, nasceu no subúrbio carioca, onde teve sua iniciação musical. Já participou do Tributo a Candeia na GRES Portela, foi atração juntamente com Reinaldo, “o Príncipe do Pagode", no Samba, Choro e Cozido, Mistura Carioca, Cacique de Ramos, Clube do Cozido, Renascença Clube, ao lado de Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, Casa Rosa, onde mensalmente se apresentava com o Grupo Mistura Samba, recebendo grandes convidados como Dudu Nobre, Pretinho da Serrinha, Marquinhos Diniz, Gabrielzinho do Irajá, Dorina, entre outros. Participa da Roda de Samba da Cabeça Branca,  na Zona Oeste, do Projeto Operárias do Samba e do Coletivo É Preta, que foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo de Samba em 2018, ano em que lançou seu primeiro EP, chamado Pra ela.

No repertório de Simone Costa, estão incluídos grandes nomes do nosso samba, como Cartola, Clara Nunes, Paulo César Pinheiro, João Nogueira, Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Chico Buarque de Holanda, Jovelina Pérola Negra, Luis Carlos da Vila, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e outros.

Direto de Mossoró/RN, o cantor e compositor André da Mata vem embalando suas composições nas rodas de samba do Rio de Janeiro. Com o sotaque forte, o nordestino traz na bagagem um repertorio autoral que mistura samba, baião e forró. Aos 16 anos de idade, criou o grupo Samba Nobre, com o qual fez várias apresentações em Mossoró (RN). Em 2008, gravou o DVD Tá ficando sério, com o grupo Samba Nobre, no Teatro Municipal de Mossoró, no qual incluiu músicas de sua autoria. Em 2013, foi finalista do Festival SP Exposamba, onde defendeu a música Favelado eu sou, de sua autoria em parceria com Kinho. Teve composições gravadas por Mumuzinho, Arruda, Beatriz Rabello, Gitana Pimentel, entre outros. Em 2015, lançou seu primeiro CD solo, André da Mata, com 13 composições autorais mais a faixa Comida de comer com a mão, de Nino Miau e Paquera. O disco contou com as participações de Marcelinho Moreira, em O samba da inveja (André da Mata), Mingo Silva, em Saudação aos tambores (André da Mata e Mingo Silva), Ronaldinho do Fundo de Quintal, em Alma gêmea (André da Mata, Kinho e Mingo Silva), Maria Menezes, em Nas mãos do tempo (André da Mata), e Moyseis Marques, em Ser sambista (André da Mata). O show de lançamento do disco foi realizado no Teatro Municipal de Niterói (RJ).

23 e 24 de fevereiro de 2019
Sábado | 20h - Domingo | 19h
Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói - RJ
Ingressos: R$60,00 (inteira) / R$30,00 (meia)