Quarteto de Cordas da UFF

O Quarteto de Cordas da UFF, após dois anos de trabalho remoto devido à pandemia de Covid-19, retorna ao palco do Teatro da UFF em seu primeiro concerto da temporada de 2022, na cidade de Niterói, apresentando ao público uma jornada de imersão, contemplação e conhecimento passando por peças de diversos períodos e origens. Algumas referências temporais como a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, a celebração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, além de efemérides de compositores importantes para o gênero quartetos de cordas, norteiam a elaboração desta temporada.

O programa tem início com o Quarteto 1975 do compositor teuto-brasileiro Ernst Mahle, nascido em 1929 na Alemanha, naturalizado brasileiro em 1962. Mahle fundou e dirigiu, por mais de 50 anos, a Escola de Música de Piracicaba, importante instituição de ensino de música em nosso país. Como compositor, incorporou elementos da cultura brasileira nas suas obras, ação esta preconizada no contexto da Semana de Arte Moderna. Mahle possui uma produção extensa para diversas formações e, aos 93 anos, segue ativo compondo suas obras. No Quarteto 1975 observa-se o ritmo de síncope, muito presente no samba e em vários outros gêneros da música popular e tradicional brasileira, em todos os três movimentos.

A peça seguinte é do argentino Astor Piazzolla, que teve a tutoria da mestra francesa Nadja Boulanger. No entanto, ao invés de utilizar uma linguagem musical mais contemporânea em suas obras, Piazzolla “reinventou” um estilo para lá de consagrado na Argentina, o Tango. Em 2021, Piazzolla foi lembrado pelos seus cem anos de nascimento. Assim, celebram-se, ainda que tardiamente, sua arte e seu centenário de nascimento. A peça Tango Ballet foi composta em 1956 em versão original para seu octeto de tango sendo, neste concerto, executada em uma transcrição para quarteto de cordas.

O concerto finaliza com uma das obras mais tocadas da literatura universal para esta formação, o Quarteto de Cordas nº 2, de Alexander Porfiryevich Borodin, compositor russo de origem georgiana, que exerceu a profissão de químico e de acadêmico na Academia Imperial de Medicina e Cirurgia de São Petersburgo, ensinando e pesquisando na área de química. Como músico, Borodin era violoncelista e iniciou os estudos de composição com Mily Balakirev e, ao longo de sua carreira, compôs sinfonias, a ópera “Principe Igor” (concluída postumamente por Rimsky-Korsakov e Glazunov) e obras de câmara.

Durante os seus estudos de pós-doutoramento na Alemanha, Borodin conheceu a sua esposa, a pianista russa Ekaterina Protopopova em Heidelberg. Casaram-se e, na ocasião do vigésimo aniversário de casamento, Borodin concluiu e dedicou o Quarteto de Cordas nº 2 à sua amada esposa. Vale destacar o solo inicial do primeiro movimento, executado pela nossa violoncelista Glenda Carvalho, como se Borodin lembrasse o seu primeiro encontro com sua amada em Heidelberg. Agradecemos a sua presença. Tenham todos um ótimo concerto!

Ernst Mahle (1929) - Quarteto 1975

28 de junho de 2022
Terça | 19h
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói - RJ
Ingressos: R$30 (inteira) -  R$ 15 (meia)
Canais de venda: Bilheteria do Centro de Artes, somente em dinheiro.

Notícias - Concertos