QUARTETO DE CORDAS DA UFF

O Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense inicia suas atividades em 2018 com duas tradicionais obras da literatura musical para essa formação. Joseph Haydn, compositor austríaco do período clássico, é considerado o “pai dos quartetos de cordas”, tendo sido o primeiro compositor a consolidar a escrita de obras musicais para esta formação: dois violinos – viola – violoncelo. Será executado o quarteto de cordas nº 62 em Dó maior, Op. 76, No. 3, também conhecido como quarteto “Imperador”.

Este é o terceiro quarteto de um conjunto de seis obras catalogadas como Opus (“obra”em latim) 76. Recebeu esse codinome em referência ao segundo movimento, no qual Haydn desenvolve um tema e variações baseados na melodia do hino Gott erhalte Franz den Kaiser ou, Deus Salve o Imperador Francisco, em tradução livre.

Aleksandr Porfirevich Borodin, compositor e violoncelista russo de origem georgiana, exerceu a profissão de químico e de acadêmico na Academia Imperial de Medicina e Cirurgia de São Petersburgo ensinando e pesquisando na área de química. Foi também um grande defensor dos direitos das mulheres, além de ser um incentivador da educação em seu país.

Durante o seu pós-doutoramento na Alemanha, Borodin conheceu sua esposa, a pianista russa Ekaterina Protopopova em Heidelberg. Na ocasião do vigésimo aniversário de casamento, Borodin concluiu e dedicou o Quarteto de Cordas nº 2 a sua amada esposa. Chamamos atenção para o solo inicial do primeiro movimento, executado pelo violoncelista David Chew, que alude ao primeiro encontro do compositor com sua amada em Heidelberg.

Franz Joseph Haydn (1732-1809)

Quarteto de Cordas nº 62 em Dó Maior, Op. 76, No. 3 – 22’

1. Allegro
  2. Poco adagio; cantabile