QUARTETO DE CORDAS DA UFF

12/12 (Ter) 19:30

O Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense encerra suas atividades em 2017 com duas tradicionais obras da literatura musical para essa formação. Joseph Haydn, compositor austríaco do período clássico, é considerado o “pai dos quartetos de cordas”, tendo sido o primeiro compositor a consolidar a escrita de obras musicais para esta formação: dois violinos – viola – violoncelo. Tocaremos o quarteto de cordas nº 62 em Dó maior, Op. 76, No. 3, também conhecido como quarteto “Imperador”.
Este é o terceiro quarteto de um conjunto de seis obras catalogadas como Opus (“obra” em latim) 76. Recebeu esse codinome em referência ao segundo movimento, no qual Haydn desenvolve um tema e variações baseados na melodia do hino Gott erhalte Franz den Kaiser ou, Deus Salve o Imperador Francisco, em tradução livre.
Aleksandr Porfirevich Borodin, compositor e violoncelista russo de origem georgiana, exerceu a profissão de químico e de acadêmico na Academia Imperial de Medicina e Cirurgia de São Petersburgo ensinando e pesquisando na área de química. Foi também um grande defensor dos direitos das mulheres, além de ser um incentivador da educação em seu país.
Durante o seu pós-doutoramento na Alemanha, Borodin conheceu sua esposa, a pianista russa Ekaterina Protopopova em Heidelberg. Na ocasião do vigésimo aniversário de casamento, Borodin concluiu e dedicou o Quarteto de Cordas nº 2 a sua amada esposa. Chamamos atenção para o solo inicial do primeiro movimento, executado pelo violoncelista David Chew, que alude ao primeiro encontro do compositor com sua amada em Heidelberg.
Solicitamos que, depois da última peça, permaneçam na platéia, pois temos uma surpresa musical para vocês. Desejamos um ano de 2018 repleto de realizações e de esperanças a todos!
Tomaz Soares

Franz Joseph Haydn (1732-1809)
Quarteto de Cordas nº 62 em Dó Maior, Op. 76, No. 3 – 22’

I. Allegro