Quarteto de Cordas da UFF Convida Violinista Alessandro Borgomanero

24/06 (Dom) 10:30

É com muita alegria que a Universidade Federal Fluminense recebe o violinista e professor da Universidade Federal de Goiás - Alessandro Borgomanero.

O programa será inteiramente dedicado ao compositor alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy. O Concerto para violino e orquestra em Ré menor (nesta ocasião representada pelo quarteto de cordas), após dezenas de anos no obscurantismo, foi resgatado pelo grande violinista Yehudi Menuhin em 1950. Trata-se de uma obra composta por Mendelssohn quando este possuía apenas treze anos de idade. Tamanha era sua genialidade que o compositor foi diversas vezes comparado ao prodígio Wolfgang Amadeus Mozart.

O primeiro quarteto de cordas composto por Mendelssohn foi em 1827, aos 18 anos. Nessa obra, Quarteto em Lá Menor nº 2 Op.13, o compositor mostra a sua precoce maturidade composicional com o uso da forma cíclica. Nesta forma, um tema recorrente aparece em todos os movimentos da obra.

ALESSANDRO BORGOMANERO, nascido em Roma, é mestre pela Universidade de Música Mozarteum de Salzburg (1992) sob orientação do violinista Ruggiero Ricci. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como orquestra de Câmara de Budapeste, Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra, London Mozart Players, Virtuosos de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Berlim,Orquestra "Sinfonietta" Salzburg e com a maioria das orquestra sinfônicas e de câmara brasileiras. Como recitalista obteve elogios do público e da crítica especializada em diferentes países entre eles, Áustria, Escócia, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Itália, Brasil, Peru e Argentina. Gravou programas para a rádio BBC de Edimburgo, a ORF de Salzburg e para a RAI Italiana. Dos vários conjuntos musicais de que faz parte, destacam-se o “Mozarteum Quartet” e o “Salzburg Octet” com os quais se apresentou em países da Europa, Ásia, América do Norte e na Austrália. Atualmente alterna sua atividade musical na Europa com a de professor de violino na Universidade Federal de Goiás, cidade onde vive desde 1997.

Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847)
Concerto para violino e orquestra em Ré menor, MWV O 3.
Allegro
Andante
Allegro
Alessandro Borgomanero, violino solo

Quarteto em Lá menor nº. 2 op. 13.
Adagio – Allegro vivace
Adagio non lento
Intermezzo: Allegretto con moto – Allegro di molto
Presto – Adagio non lento