Skip to main content
UFF - Universidade Federal Fluminense

Quarteto de Cordas da UFF Convida Violinista Alessandro Borgomanero

Sessões:
24/06 (Dom) 10:30

 

É com muita alegria que a Universidade Federal Fluminense recebe o violinista e professor da Universidade Federal de Goiás - Alessandro Borgomanero.

O programa será inteiramente dedicado ao compositor alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy. O Concerto para violino e orquestra em Ré menor (nesta ocasião representada pelo quarteto de cordas), após dezenas de anos no obscurantismo, foi resgatado pelo grande violinista Yehudi Menuhin em 1950. Trata-se de uma obra composta por Mendelssohn quando este possuía apenas treze anos de idade. Tamanha era sua genialidade que o compositor foi diversas vezes comparado ao prodígio Wolfgang Amadeus Mozart.

O primeiro quarteto de cordas composto por Mendelssohn foi em 1827, aos 18 anos. Nessa obra, Quarteto em Lá Menor nº 2 Op.13, o compositor mostra a sua precoce maturidade composicional com o uso da forma cíclica. Nesta forma, um tema recorrente aparece em todos os movimentos da obra.

ALESSANDRO BORGOMANERO, nascido em Roma, é mestre pela Universidade de Música Mozarteum de Salzburg (1992) sob orientação do violinista Ruggiero Ricci. Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como orquestra de Câmara de Budapeste, Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra, London Mozart Players, Virtuosos de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Berlim,Orquestra "Sinfonietta" Salzburg e com a maioria das orquestra sinfônicas e de câmara brasileiras. Como recitalista obteve elogios do público e da crítica especializada em diferentes países entre eles, Áustria, Escócia, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Itália, Brasil, Peru e Argentina. Gravou programas para a rádio BBC de Edimburgo, a ORF de Salzburg e para a RAI Italiana. Dos vários conjuntos musicais de que faz parte, destacam-se o “Mozarteum Quartet” e o “Salzburg Octet” com os quais se apresentou em países da Europa, Ásia, América do Norte e na Austrália. Atualmente alterna sua atividade musical na Europa com a de professor de violino na Universidade Federal de Goiás, cidade onde vive desde 1997.

Programa

Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847)
Concerto para violino e orquestra em Ré menor, MWV O 3.
Allegro
Andante
Allegro
Alessandro Borgomanero, violino solo

Quarteto em Lá menor nº. 2 op. 13.
Adagio – Allegro vivace
Adagio non lento
Intermezzo: Allegretto con moto – Allegro di molto
Presto – Adagio non lento

 

TOMAZ SOARES 1º violino        
UBIRATÃ RODRIGUES 2º violino
NAYRAN PESSANHA viola (músico licenciado)  
JESSÉ MÁXIMO PEREIRA viola (músico convidado)
DAVID CHEW violoncelo

24 de junho de 2018
Domingo – 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 14 | R$ 7 (meia)
Classificação etária: Livre
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Música

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin