Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Quarteto da UFF convida Linda Bustani

Sessões:

 

Este será o primeiro concerto do ano da série “Quarteto da UFF convida”, no qual o Quarteto de Cordas da UFF terá a honra de se apresentar com uma das maiores pianistas brasileiras: Linda Bustani! O programa inicia com o Quarteto de Cordas no.5 de Villa-Lobos, também conhecida como Quarteto Popular no.1. Villa-Lobos tinha a intenção de fazer uma série de quartetos que contivessem elementos musicais da música popular e folclórica brasileira da época. No entanto, apenas este quarteto atingiu esse intuito em 1931. Obra singela em quatro movimentos mostra uma riqueza de sonoridades e de temas ora inspirados, ora citados (4° movimento) do nosso folclore. 

O programa segue com o antológico Quinteto para piano e quarteto de cordas em Mi bemol maior, Op.44 de Schumann. Compositor alemão do período romântico foi um grande pianista concertista que teve a sua carreira encurtada por um problema em uma de suas mãos. Devotou-se a composição e influenciou e foi influenciado pelos seus amigos Félix Mendelssohn e Johannes Brahms. Após um período sem se dedicar à música de câmara, em 1842 Schumann voltou a compor três quartetos de cordas e este quinteto. Para muitos, esta obra possui uma formação inovadora para a época, uma vez que era rara a união de um piano a um quarteto de cordas.

Schumann escreveu uma música intensa, dramática e, ao mesmo tempo, alegre e pastoral, ora explorando a leveza das cordas no discurso musical com o piano realizando o acompanhamento, ora colocando o piano como protagonista do discurso musical, sendo reforçado pelas “camas harmônicas” das cordas. Esta fusão dos dois instrumentos (piano e quarteto de cordas) atinge um clímax quase sinfônico em sonoridade, sem perder a intimidade característica de uma formação camerístico.                                               

Tomaz Soares

Programa

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Quarteto de Cordas no. 5
Poco andantino
Vivo e enérgico
Andantino – tempo giusto e ben ritmado
Allegro

Robert Schumann (1810-1856)
Quinteto para piano e quarteto de cordas em Mi bemol maior, Op. 44
Allegro brillante
In modo d'una marcia. Un poco largamente
Scherzo: Molto vivace
Allegro ma non troppo
Piano: Linda Bustani

Linda Bustani

Reconhecida como uma das mais importantes pianistas brasileiras, em 2003 conquistou o Prêmio Carlos Gomes, a maior premiação da música clássica brasileira, na categoria Melhor Pianista. Tem atuado como recitalista e solista na Europa, Ásia e Américas, em importantes salas de concerto como o Wigmore Hall em Londres e o Concertgebouw em Amsterdã. Apresentou-se em duas edições do Festival Al Bustan, em recital solo e a dois pianos com seu irmão, José Bustani. Também colaborou com prestigiosas orquestras como a New Philharmonia, Bournemouth Symphony, City of Birmingham Symphony, Royal Liverpool Philharmonic, BBC Welsh, BBC Scottish, Hallé, Sinfônica Bratislava, Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O jornal “Pravda”, em primeira página, - a propósito de sua interpretação de Schumann – opinava que Linda Bustani “toca com as cordas do coração”.

05 de maio de 2019
Domingo - 10h30
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói
Ingressos: R$ 14 | R$ 7 (meia)

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Shows

TEATRO DA UFF

Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
344 lugares
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin