Projeto Música Livre - Bandas Tereza e Biltre

O projeto Música Livre, que teve início em 2017, continua sua programação em 2018, abrindo o ano com duas bandas: Tereza e Biltre. Cada uma das bandas se apresentando separadamente, no palco do Teatro da UFF, mas o público paga apenas o valor de um ingresso, que custará R$30 (inteira) ou R$15 (meia). Ou seja, dois shows pelo preço de um!

Banda Tereza - A banda Tereza nasceu em 2009, a partir da união de cinco amigos de infância: Mateus Sanches, João Volpi, Sávio Azambuja, Vinícius Louzada e Rodrigo Martins. O nome da banda é uma homenagem a Tereza Monnerat, a garota mais bonita do colégio em que eles se conheceram.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Através da música, os rapazes conheceram o Brasil inteiro, de Santa Maria a Roraima, de Cuiabá a Salvador e outras praças. Se apresentaram também ao lado de artistas como Nando Reis e Nação Zumbi. Participaram de programas como Altas Horas e Programa do Jô. Lançaram em 2012 o seu primeiro disco Vem ser artista aqui fora e, no mesmo ano, ganharam o prêmio Multishow na categoria Revelação. No ano seguinte, se destacaram com o clipe da música Sandau, feito inteiramente com a tecnologia do Google Street View, que conta com 500 mil visualizações no Youtube.

O segundo disco de estúdio, Pra onde a gente vai, foi lançado em novembro de 2015. Nele, a banda Tereza reafirma o que sabe fazer de melhor: música pop, alegre e dançante. É pra ninguém ficar parado. Com influências que passam desde Skank a Michael Jackson, o disco já contabiliza mais de 500 mil execuções em plataformas de streaming.

Banda Biltre - Um dos principais nomes da cena contemporânea do Rio de Janeiro, o Biltre reflete o que há de mais carioca na cidade: a irreverência. Com letras afiadas, humor ácido ou músicas simplesmente mergulhadas na zoeira - quase revertidas em canções-memes -, a banda faz sucesso com a juventude da cidade, chegando a reunir duas mil pessoas em seus populares shows na rua. Com o primeiro disco lançado em 2015, o Biltre acumula apresentações importantes, como no Circo Voador, no Rio, ou em festivais como Se Rasgum (Belém), Sensacional (Belo Horizonte), Dia da Música (Rio de Janeiro), entre outros. Em 2017, o grupo - meio carioca, meio paraense -, lançou o segundo álbum da carreira (Nosso amor vai dançar), que traz, entre outras, a já popular Nosso amor foi um GIF, parceria com Gregório Duvivier que chegou a 100 mil execuções - somente no Spotify. Como a própria banda define em um de seus hits, Pissaicou (que soma mais de 200 mil execuções online), seu som é a síntese da canção pop contemporânea, “tipo tecno-house, dance, acid-funk, trance, melody-groove, pissaicou stereo punk, step, dub, trip hop, mutantes, new age, experimental”.

O Biltre é composto por Arthur Ferreira, Dioclau Serrano, Diogo Furieri e Vicente Coelho.

Entre canções-memes e beats, o segundo disco da banda meio carioca, meio paraense, intitulado Nosso amor vai dançar, chega de forma relax, num pen-drive em formato de chinelinho de dedo, reunindo oito músicas, dentre elas uma parceria com Gregório Duvivier, single que já soma mais de 100 mil execuções no Spotify. Amor gay, maconha e outros assuntos afins estão entre os temas do disco.

A mistura afiada de humor ácido e programações eletrônicas que projetou a banda - principalmente através de Pissaicou, um hit do underground carioca - foi levada a novos limites. Em Nosso amor vai dançar, que lançado recentemente, as canções têm pegada popzêra, num novo patamar de humor escrachado em músicas para curtir e compartilhar. Nessa vibração tranquila, “de boas”, o grupo pretende fechar o cerco para o ouvinte ao melhor estilo Biltre: na onda do dá pra fazer, chegando por todos os cantos, como o som da banda se consolidou nos últimos anos.

Projeto Música Livre - Bandas Tereza e Biltre
Produção: Lucas Araújo
18 de janeiro de 2018, quinta-feira, às 20h
Ingressos: R$30,00 (inteira), R$15,00 (para jovens até 21 anos, estudantes e maiores de 60 anos).
Teatro da UFF - Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói - RJ
344 lugares