Ponto de vista

Destaque no humorístico A Praça é Nossa, o ator Jefferson Farias fará três únicas apresentações da comédia Ponto de vista no Teatro da UFF.

Ponto de vista é uma comédia encenada por Jeffinho Farias, onde inúmeras histórias do cotidiano de um deficiente visual são colocadas através de uma narrativa bem humorada. Através da comédia teatral, o público passa a participar das vivências e observações relacionadas ao dia a dia de um cego, onde o jovem, que também é portador de deficiência visual, apresenta com versatilidade e muitas tiradas hilariantes temas relacionados a sua própria vida. Relacionamentos, tendências contemporâneas e moda são alguns dos ingredientes do cardápio sobre o qual o jovem artista lança o seu “olhar” particular.

Ponto de vista não só apresenta como faz uma análise crítica sobre as dificuldades ainda enfrentadas pelos deficientes, em nosso país. Jeffinho alerta para o enorme número de portadores de necessidades especiais e fala sobre o desejo de todos esses, incluindo ele, de serem definitivamente tratados como iguais dentro da sociedade em que vivem.

O cenário é composto por várias tiras de piso tátil, por onde o ator circula ao longo do espetáculo, sem o uso de bengala.

Jefferson Farias começou sua carreira participando de programas de TV. Iniciou em 2008 fazendo apresentações em ruas e praças públicas e, em pouco tempo, foi convidado a participar dos quadros "Humor na Caneca", no Programa do Jô, e "Quem Chega Lá", no Domingão do Faustão, além de participações no humorístico “Zorra Total”, todos da Rede Globo. Após ganhar destaque por suas participações, nascia o grupo de humor "Esse Cego É DuCarvalho". E, há três anos, o ator ganhou um quadro fixo no humorístico "A Praça é nossa".

Formou-se em Artes Cênicas pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade/RJ) e também realiza trabalhos como cronista e roteirista para novos artistas, apresentando sua versatilidade artística e, principalmente, a perseverança que rompe os limites que a deficiência visual lhe impôs.

Sobre o diretor Alexandre Régis

Régis é uma lenda viva do humor brasileiro. Pode-se dizer que todo programa ou especial de humor, das últimas décadas, contou com sua participação (Os Trapalhões, Chico Total, Viva o Gordo, A Praça é Nossa e Zorra Total). No teatro, firmou-se como diretor e fundador do Teatro de Terror, do qual participaram os também convidados do Zenas Improvisadas Alexandra Richter e Charles Paraventi. Hoje em dia, além de atuar em Zorra Total, dirige a dupla de humoristas Marcius Melhem e Leandro Hassum no espetáculo Nós na Fita.

Texto e atuação: Jefferson Farias
Direção: Alexandre Régis
Iluminadores: Eduardo Nobre e Fernanda Mattos
Assistente de Produção: Aiana Queiroz