OSN Série Alvorada

A Orquestra Sinfônica Nacional UFF apresenta o 8º programa da Série Alvorada, que conta com obras de Antonín Dvorák (1841-1904), Mozart (1756-1791) e Ludwig Van Beethoven (1770-1827). O concerto tem a regência do renomado maestro argentino Javier Logioia Orbe, como convidado e, como solistas, o pianista Eduardo Monteiro, expoente do cenário pianístico brasileiro atual, e a violinista da OSN UFF Luísa de Castro.

Javier Logioia Orbe é um regente reconhecido tanto por seu trabalho de quase três décadas junto às melhores orquestras argentinas quanto por sua atuação em outros tantos países da América Latina, da Europa e no Brasil, por exemplo, à frente da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como maestro convidado.

A "prata da casa" violinista Luísa de Castro é concertino da Orquestra Sinfônica Nacional UFF, membro da Johann Sebastian Rio e do Quarteto Kalimera, junto ao qual recebeu o prêmio de Melhor Intérprete de Música Erudita pela Rádio MEC. É mestre pela Northwestern University e bacharel pela UniRio.

O pianista carioca Eduardo Monteiro recebeu, por unanimidade, o 1º lugar no Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, além do prêmio de melhor intérprete de Beethoven. Foi laureado, também, nos concursos de Dublin, em 1991 e Santander, em 1992. Atualmente é diretor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é professor de piano do Departamento de Música.

PROGRAMA:

Antonín Dvorák (1841 – 1904)
ROMANCE PARA VIOLINO EM FÁ MENOR, OP 11

LUÍSA DE CASTRO solista – violino

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
CONCERTO PARA PIANO Nº19 EM FÁ MAIOR, KV 459
Allegro
Allegretto
Allegro assai

EDUARDO MONTEIRO solista – piano

Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827)
SINFONIA Nº 2 EM RÉ MAIOR, OP. 36