Os três porquinhos

06/07 (Sab) 16:00 - 07/07 (Dom) 16:00 - 13/07 (Sab) 16:00
14/07 (Dom) 16:00 - 20/07 (Sab) 16:00 - 21/07 (Dom) 16:00

Os três porquinhos - O conto popular que dá nome à peça tornou-se conhecido graças à versão recolhida na Inglaterra pelo folclorista Joseph Jacobs (1854-1916) e publicada na obra Contos de fadas ingleses. Esta primeira versão serviu de base para todas as versões posteriores, mundo afora.

No Brasil, há vários anos, a CIA Erthal de Teatro vem produzindo para crianças, jovens e adultos o universo lúdico do teatro infantil. E, dentro desse universo, também adaptou o conto Os três porquinhos. Nessa adaptação, o espetáculo conta a história dos três irmãos suínos, Prático, Cícero e Heitor, que tentam se defender dos ataques do Lobo Mau.

Prático, o irmão mais velho e o mais responsável, preocupado com o futuro, propõe aos irmãos construírem uma casa bem resistente, com pedras, tijolos e barro, mas Cícero e Heitor não estão nem aí para o irmão e só querem saber de brincar. Estudar e trabalhar, nem pensar! Acham melhor fazer uma casa mais simples e menos trabalhosa.

Heitor sugere uma casa de palha, Cícero uma casa de madeira e cipó. Prático, cansado de pensar e agir pelos irmãos, resolve dar um basta em tudo e decide que cada um construa sua própria casa, onde e do jeito que quiser.

A preguiça de Cícero e Heitor coloca em risco suas vidas, pois com um sopro o Lobo Mau bota abaixo as casas dos dois porquinhos, que fogem desesperadamente para a casa do irmão mais velho, pedindo socorro. Lá, a casa de tijolo, pedra e barro, é forte e resistente. O lobo fica roxo de tanto soprar, mas não consegue derrubar a casa. Prático, como sempre solidário e esperto, prepara uma armadilha para espantar o terrível Lobo Mau para bem longe e assim poder viver em paz.

Com muita comédia, o espetáculo vai se desenrolando ao longo de cinquenta minutos, dando atenção ao meio ambiente, aos bons modos sociais e à importância da coletividade com uma linguagem contemporânea onde todos se divertem até o final.

A CIA Erthal de Teatro - O teatro e a literatura infantil fazem parte da fantasia de toda criança. Pensando nisso, a companhia, dirigida por Aníbal Erthal, que também produz os espetáculos O Mágico de Oz e O Rei Leão, vem desenvolvendo, há vários anos, um sério trabalho junto a escolas, festas, teatros, shoppings e empresas, proporcionando alegria, cultura e entretenimento ao público que nos assiste. A fórmula é uma só: quando se trabalha com prazer, se pode fazer o que mais inspira.  Todo sacrifício vale a pena. Os aplausos que a companhia recebe e a satisfação do público é a sua maior recompensa.

Direção e adaptação: Anibal Erthal
Elenco: Brunno Vieira / Lucas Gonçalves (Lobo Mau); Marcelo de Andrade / Fernandinho Mattos (Cícero), Gabriel Vaz / Matheus Alegria (Heitor) e Sergio Di Paula / Douglas Estrela (Prático).
Produção Executiva: Manoela Lanzellotti
Figurinos: Graça Pereira
Cenários: Anibal Erthal
Sonoplastia: Lucas Gonçalves/Ygor Valaderes