Orquestra Sinfônica Nacional UFF

Dentro da programação especial da Semana A arte de viver, a Orquestra Sinfônica Nacional UFF, se apresenta dia 18 de dezembro (sábado), às 17h, no Cine Arte UFF. Sob a regência do maestro argentino Javier Logioia, será realizado um concerto especial em homenagem aos profissionais de saúde da rede pública de Niterói e em especial aos funcionários do Hospital Universitário Antonio Pedro que, bravamente, ajudaram no tratamento dos doentes acometidos pela Covid-19, salvando muitas vidas. Nesse sentido, essa apresentação se chamará “Concerto pela Vida”, e também celebrará os 61 anos da UFF, comemorados nesse mesmo dia 18/12. No programa do concerto, serão executadas peças de Tchaikoviski, Guerra-Peixe e Camargo Guarnieri.

A Orquestra Sinfônica Nacional, criada em 1961, é a única orquestra pública federal do país e tem por principal finalidade a pesquisa, o fomento, o registro e a difusão da música sinfônica brasileira. Integrou por 25 anos o Serviço de Radiodifusão Educativa, a Rádio MEC, a Fundação Centro Brasileira de TV Educativa - Funtevê e, desde 1986, está vinculada à Universidade Federal Fluminense, onde recentemente recompôs seu quadro de músicos tendo praticamente todos os naipes completos. Artisticamente, implementou uma maneira diferenciada de trabalhar e, desde 2009, constituiu uma Comissão Artística, instituída por eleição entre os músicos do quadro, que define a linha de atuação da orquestra, afirmando sua identidade, seus objetivos e diretrizes, vivenciando uma experiência mais autônoma, estruturada em séries e projetos especiais.

Em março de 2021, a OSN UFF abriu as comemorações pelos seus 60 anos de existência mas, com as dificuldades na continuidade de execução das atividades então programadas, por causa da pandemia de Covid-19, essas celebrações foram todas feitas de forma virtual. Agora, retornando presencialmente, ainda dentro de todos os protocolos sanitários, a Orquestra se apresentará com uma formação reduzida, no palco do Cine Arte UFF, sua sede tradicional de concertos.

E, nesse “Concerto pela vida”, ela contará com a participação do maestro argentino Javier Logioa, convidado especial para essa apresentação. No programa, serão apresentadas a “Serenata para cordas em Dó Maior, Op. 48”, de Piotr Ilitch Tchaikovski, o “Concerto para cordas e percussão”, de Mozart Camargo Guarnieri, e “Mourão” (em versão para cordas e percussão), de César Guerra-Peixe.

18 de dezembro de 2021
Sábado | 17h