Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

O Prato Principal

De 09/12/2022 a 11/12/2022

 

Após 12 anos de amizade e diversos trabalhos juntos, a atriz Raquel Penner e o ator Luiz Filipe Carvalho se uniram para sua primeira idealização em dupla. Sua pesquisa partiu da leitura de contos, crônicas, peças curtas e muita conversa sobre experiências familiares, que abordavam histórias em torno de datas simbólicas, quando as famílias se reúnem ao redor da mesa. O que nos move nesse encontro à mesa? Quais as questões levantadas e os assuntos debatidos nesses momentos? Como esses encontros familiares podem ser cômicos e dramáticos ao mesmo tempo, ao serem vistos de fora? Com essa motivação, deram início ao projeto “O Prato Principal – o teatro e a mente humana”, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói e Secretaria Municipal das Culturas, através do edital Fomentão.

Reuniram um time de excelência neste projeto, que tem a interessante característica de ser pensado, criado e realizado por duplas de artistas, parceiros na Arte: Claudia Ventura e Alexandre Dantas na direção, Joana Penna e Diego Molina na dramaturgia, Dani Vidal e Ney Madeira no cenário e figurino.

Apesar dos mais de 30 anos de carreira no teatro, Claudia e Alexandre nunca haviam dirigido antes. “SIMPLES, de volume reduzido. Esse é o tempero das montagens de cenário, figurino, trilha, iluminação. São a força da palavra e a dinâmica da cena que irão construir esse pacto com a plateia, durante O Prato Principal. A nossa proposta de encenação está, por assim dizer, bem radical”, revelam os diretores. 

Ney e Dani antecipam: “Nada de um cenário realista, ilustrativo. Ele existirá de forma a dar suporte ao espectador para ver além do que se diz. Objetos e ambientação vão existir na imaginação de cada um que assiste!”.

Joana e Diego, redatores parceiros em outros trabalhos (Zorra, da Rede Globo; e “A Gente Riu Assim”, do GloboPlay), criaram a partir da encomenda dos atores-idealizadores, mas acrescentando um tema que perpassa o espetáculo: a Síndrome de Münchausen por Procuração. Embora não citada explicitamente, as atitudes da matriarca Ecila (Dida Camero) causam estranhamento e levantam a discussão sobre o assunto.

Ficha técnica resumida:

Idealização: Raquel Penner e Luiz Filipe Carvalho
Dramaturgia: Joana Penna e Diego Molina
Direção: Claudia Ventura e Alexandre Dantas
Elenco: Dida Camero – Raquel Penner – Luiz Filipe Carvalho
Produção executiva: Fernanda Guerreiro – Guerreiro Produções
Cenografia e Figurino: Dani Vidal e Ney Madeira – Espetacular Produções e Artes
Iluminação e operação de luz: Bruno Caverninha
Trilha Sonora e operação de som: Pivo Maia
Fotografias e Designer gráfico: Bianca Oliveira – Estúdio da Bica
Mídias sociais e Planejamento de divulgação: Lyana Ferraz
Intérprete de libras: Stephannie Carvalho  
Consultoria e debatedora: Drª Nathalia Mazolli (Psiquiatra)
Realização: Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas - NEPAC

Nos dois primeiros dias (9 e 10), haverá um debate após o espetáculo, onde ser abordado o tema que perpassa a peça (a Síndrome de Münchausen por Procuração) com a participação do elenco e outros integrantes da equipe, além da psiquiatra Drª Nathalia Mazolli.

Na última apresentação, dia 11/12, o espetáculo terá a participação da intérprete de Libras, Stephannie Carvalho.

Serviço:

09, 10 e 11 de dezembro de 2022
Sexta, sábado às 20h | domingo às 19h
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Niterói
Ingressos: R$20 (inteira) - R$ 10 (meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin