O incansável Dom Quixote

Tendo participado, em apenas um dia do mês de agosto deste ano, do festival de monólogos SOLOS EM CENA, produzido pelo Centro de Artes UFF, o espetáculo O Incansável Dom Quixote, com Maksin Oliveira, retorna em dezembro ao Teatro da UFF, para uma curta temporada entre os dias 15 e 17, sexta a domingo, sempre às 20h, encerrando a temporada teatral de 2017.

O espetáculo, com 60 minutos de duração, reúne de forma lúdica várias histórias fantásticas sobre o famoso cavaleiro Dom Quixote, que sai de casa com o desenfreado desejo de transformar o mundo em um lugar melhor. Ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, sua incrível jornada é recheada de humor, lirismo e provas de obstinação. Neste premiado solo narrativo, o ator tem que permanecer num constante estado de atenção e presença para criar uma relação de troca com os espectadores. Cenicamente, tudo se resume a uma mala, um ator, a plateia e o jogo.

A adaptação do romance de Cervantes para o palco se dá a partir da performance de um único ator em cena que exerce a função de narrador, assumindo as identidade de múltiplos personagens. Ora ele é o próprio Dom Quixote, ora é Sancho Pança ou Dulcinéa ou o cavalo Rocinante. Para Maksin Oliveira, idealizador do espetáculo, o que se propõe é “um teatro onde o ator se coloque no risco de criar o espetáculo com seu corpo e pouquíssimos elementos essenciais”.

Ainda segundo Maksin Oliveira, o espetáculo leva à cena “uma abordagem contemporânea à obra, porém estabelecendo diversas relações com o período medieval e barroco. Dom Quixote e Sancho Pança são apresentados como duplos que se relacionam, se problematizam, se modificam”. E acrescenta, afirmando: “Desejamos que o riso - presente em todo o espetáculo - traga junto reflexão filosófica”. A dramaturgia tecida por Maksin Oliveira possui influências diretas de Miguel de Cervantes, mas também tem pitadas de Mario Vargas Llosa, Fernando Sabino, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

Texto e atuação: Maksin Oliveira

Direção: Reinaldo Dutra

Figurino: Leonam Thurler

Iluminação: Pedro Struchiner