Nilze Carvalho - turnê de lançamento do DVD “40 anos”

Uma carreira virtuosa, iniciada ainda na infância, faz de Nilze Carvalho uma das mais talentosas artistas do país. Cantora, compositora, arranjadora, produtora e multi-instrumentista, a artista lança no Teatro da UFF o show do DVD “40 anos”, gravado em outubro de 2017 no estúdio Play Rec, com público convidado e banda formada por músicos que participam de seus trabalhos há anos. O resultado desse trabalho será apresentado nos dias 24 e 25 de novembro, sábado e domingo, às 20h, com ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). O Teatro da UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, Niterói.

Em seu mais novo trabalho, Nilze Carvalho explora criativamente as cordas (principalmente cavaquinho, bandolim e violão) em amplo repertório. Canções como “Banho de Manjericão” (Paulo Cesar Pinheiro/João Nogueira), “Barracão” (Luiz Antônio/Oldemar Magalhães), “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Verde Amarelo Negro Anil” (Nilze Carvalho/Marceu Vieira) e “Roda Baiana” (Vitor Martins e Ivan Lins) são parte do set list sentimental da artista e estão no projeto, dirigido e arranjado por Aurelio Oliosi, um craque em luz e som. Formando o time de peso que acompanha a cantora estão Hudson Santos (violão de 7 cordas), Zé Luis Maia (baixo), Diego Zangado (bateria), PC Castilho (flauta, Sax, percussão e vocal), Thiaguinho da Serrinha (percussão), Luiz Augusto Guimarães (percussão), Jussara Silva (backing vocal) e Laila Aurore (cavaquinho e backing vocal). Sua voz doce, simplicidade e rapidez certeira com que os dedos correm pelas cordas põem Nilze Carvalho definitivamente na constelação de bambas do samba. Há que se comemorar.

Sobre a cantora:

40 anos de carreira. 49 de idade: a matemática de Nilze Carvalho atravessa o tempo. A história começa em 1974, quando Nilze, aos 5 anos de idade, foi flagrada pelo irmão mais velho empunhando o cavaquinho e tocando com desenvoltura a música "Acorda Maria Bonita" no cavaquinho. Aos 6 anos já fazia apresentações em público. Mas foi aos 9 anos, após sua primeira aparição na televisão – no programa “Fantástico”, que o relógio disparou a contagem. Enfim, 40 anos se passaram desde lá.

Nos anos 80, dos 11 aos 14 anos, gravou, como bandolinista, a série de LPs “Choro de Menina”. A série em quatro volumes foi acompanhada pelo conjunto Época de Ouro, Zé Menezes, Rafael Rabelo, entre outros músicos mágicos. Iniciou sua carreira internacional aos 15 anos fazendo turnês em quase 20 países, percorridos mundo afora através da música: a história e a geografia de Nilze Carvalho atravessam os mares em turnês pela Europa, Ásia e América Latina.

De volta ao Brasil em 2000, Nilze e seus colegas de faculdade — além das múltiplas funções musicais, ela cursou licenciatura em Música pela Unirio e foi apresentadora do programa Cena Musical da TV Brasil — fundaram o grupo Sururu na Roda, onde Nilze permaneceu por 15 anos. O conjunto foi eleito o Melhor Grupo de Samba no Prêmio da Música Brasileira 2014 e colecionou cinco CDs e dois DVDs.

Em 2002, participou do show “O Samba é a Minha Nobreza”, de Hermínio Bello de Carvalho, e “Lembranças Cariocas”, de Lefê Almeida. Nilze lançou o CD (cantado) “Estava Faltando Você”, pela gravadora Fina Flor, com o qual foi indicada ao Prêmio Tim para melhor cantora de samba. Em 2008, idealizou e produziu o projeto musical Samba na Universidade, com shows emblemáticos na PUC-Rio, UFRJ e Cândido Mendes, com participação de Monarco, Nelson Sargento, Nei Lopes, Ana Costa e Sururu na Roda.

Em 2010 lançou o CD “O que é Meu” pela gravadora Biscoito Fino e ganhou em duas categorias no Prêmio da Música Brasileira – Samba na Lapa – Melhor CD e melhor cantora. Nilze participou do DVD Samba Social Club 2 e 4, do DVD Gafieira, de Zeca Pagodinho, gravou o samba “Acreditar” ao lado de D. Ivone Lara no DVD Cidade do Samba, gravou a faixa de abertura do CD em homenagem a Clara Nunes, gravou participação especial no CD “Palavras de Guerra” da cantora Olívia Hime e também gravou a faixa Já Mandei Botar Dendê no Sambabook Zeca Pagodinho.

Em 2015, o CD "Verde Amarelo Negro Anil” foi indicado ao Grammy Latino pela categoria melhor Álbum de samba/pagode e reflete muito da vivência que adquiriu ao longo dos anos de carreira nacional e internacional, além de mostrar toda a versatilidade musical da artista diante da riqueza da música popular brasileira.

Nilze já cantou e tocou ao lado de estrelas, como Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Zé da Velha e Silvério Pontes, Martinália, Olívia Hime, Cristina Buarque, Monarco, Nei Lopes, Nelson Sargento, Hamilton de Holanda, Roberto Silva, Elton Medeiros, Hermínio Bello de Carvalho, Dudu Nobre, Zélia Duncan, Fátima Guedes, Zé Menezes, Roberta Sá, Sadao Watanabe, Stefano Bollani, Marvio Ciribelli, Nicolas Krassik, Ana Costa, Dorina, Teresa Cristina entre outros. Já dividiu o palco com o pianista e arranjador Cristóvão Bastos, num show em homenagem a Ataulfo Alves.

Ficha técnica: “DVD Nilze Carvalho – 40 anos”

Direção Geral: Aurelio Oliosi
Direção Musical/Arranjos: Nilze Carvalho
Produção: Débora Giangiarulo