Conteúdo Principal
UFF - Universidade Federal Fluminense

Música no Jardim

Sessões:

 

Orquestra de Cordas da Grota apresenta no jardim da Reitoria da UFF 

"Os Clássicos mais populares de todos os tempos"
 
A. VIVALDI                    Concerto em La Maior
G.F. HAENDEL             Concerto nº 1      
W. A. MOZART             Suite Papageno
G. ROSSINI                   Abertura Guilherme Tell
J. OFFENBACH             Barcarole
VERDI                            La Donna é mobile
TRAD. INGLES              Scarborough Fair
L. COHEN                      Halleluya
 
ORQUESTRA DE CORDAS DA GROTA
 
O Projeto Orquestra da Cordas da Grota tem como objetivo iniciar jovens da comunidade da Grota do Surucucu no mundo da música e do trabalho. A proposta é de intervenção sócio-cultural na vida desses jovens através da música; valorizando a arte e a estética como forme expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da auto-estima e desenvolvimento de habilidades. O trabalho de música despertou a atenção dos jovens inicialmente com aulas de flauta doce. O contato com a música de Bach, Haendel e Vivaldi, fez surgir o desejo de aprenderem violino, o que foi correspondido. Depois de alguns meses de aprendizado, os jovens passaram a ensaios em grupo e não demorou muito as primeiras apresentações em público, formando assim a ORQUESTRA DE CORDAS DA GROTA.
 
Ao longo destes anos, a Orquestra de Cordas da Grota vem se apresentando com regularidade em escolas, salas de concerto, teatros e igrejas do Rio, Niterói e São Gonçalo Em 98 e 99 participaram do Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora. Em 2000 participaram do Curso de Férias do Museu Villa-Lobos, onde um grupo de seis alunos foram contemplados com bolsa de estudos da VIDEOFILMES, por um período de três anos. Em 2001 realizaram uma turnê pelo norte de Portugal a convite da professora Maria da Conceição Campos. Em 2006 a orquestra lançou seu primeiro CD  mostrando o trabalho desenvolvido por este grupo ao longo de 10 anos de existência, com peças do período barroco (Telemann, Bach, Vivaldi e Händel), clássico (Haydn) assim como da música popular brasileira (Zequinha de Abreu, Angelino de Oliveira e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira). Ainda em 2006, a ARTE-TV, uma emissora franco-germânica, gravou um documentário sobre a Orquestra que foi ao ar na França e Alemanha. Em setembro deste mesmo ano, a orquestra participou do "Annual Gala" promovido pela Brazil Foundation  em New York e em dezembro ficou entre os 5 finalistas do prêmio cultura nota 10 do Estado do Rio de Janeiro. 
 
Em 2008 a Orquestra realizou turnê pela América Central a convite do Itamaraty e em dezembro do mesmo ano, lançou seu segundo CD com canções natalinas. Desde 2010 foi reconhecida como Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e nesse mesmo ano gravou o terceiro CD para comemoração dos 15 anos da orquestra . Em 2011 recebeu o prêmio Rio Sócio cultural na categoria "empreendedorismo cultural".
 
Todos os anos o trabalho realizado na comunidade da Grota do Surucucu atende a crianças e jovens da comunidade, com o aprendizado de instrumentos de cordas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo e flauta doce aumentando também as opções para outros tipos de instrumentos tais como violão, cavaquinho, flauta transversa, clarineta, harpa, percussão e canto coral. Em 23 anos de trabalho já temos mais de 30 alunos formados em Universidades, 36 em formação e mais de 50 formados em nível técnico trabalhando com música. Em 2015 ano com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, a Orquestra lançou dois CDs - "Bach in Rio" com o pianista Jozef Kapustka e "Sons da Grota" com o grupo Negros & Vozes, Grupo de Flautas, além da Orquestra.
 
Violinos: Luiz Ricardo Vidal, Priscila Vidal, Albert Duarte, Mylena Souza, Izabella Cardozo, Leandro Justino, Daniella Anatalício
Violas: Anderson Pereira da Silva, Nick Coutinho, Ricardo Alves, Welton Souza 
Violoncelos: Raquel Terra, Rodrigo Soares e Luiz Carlos Justino
Contrabaixos: Carlos Alberto Azevedo Silva e Roberto Henrique Silva
Regente: Katunga Vidal

 

03 de maio de 2018
Quinta – 17h30
Jardim da Reitoria
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Entrada Franca
Classificação etária: Livre

VÍDEO

Sem vídeos no momento

Você também pode gostar...

Procure outras atrações

Notícias - Shows

TEATRO DA UFF

Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
344 lugares
Informações: 3674-7512 | a partir de 14h

0 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

WordPress Video Lightbox Plugin